Saiba como congelar fruta corretamente. A fruta é um dos alimentos mais importantes. Prova disso está no destaque feito na roda dos alimentos. Embora seja sempre melhor opção comer a fruta acabada de colher da árvore (idealmente, após se passar por água), a maioria das pessoas já não tem esse contacto direto. Compra no supermercado em quantidade e vai comendo.
O problema é que frequentemente não se come tudo a tempo. Por isso, a fruta estraga-se e vai para o lixo. Descubra as dicas para congelar a fruta. Desta forma, pode conservá-la durante muito mais tempo.
Aprenda a congelar fruta e a conservá-la por mais tempo
Já todos tivemos a desagradável experiência de ter de deitar ao lixo fruta podre. Ter de colocar no lixo fruta em calda que não foi consumida em tempo útil também se revela algo doloroso.
Se tivesse optado por congelar a fruta não teria vivido esses momentos. Como tivemos a oportunidade de ver, é bem simples congelar fruta corretamente. Na maior parte dos casos, a fruta pode durar vários meses (até 12 meses). Por isso, esta opção garante que possa ter sempre fruta fresca e pronta a comer na maior parte dos casos.
O congelamento de fruta pode ser uma estratégia sensata para quem pretende evitar o desperdício. Entre as frutas comuns, apenas a banana e a pera não preservam o seu sabor a 100%, após serem congeladas.
Antes de se congelar a fruta, primeiro, deve lavar-se sempre muito bem e recorrer a água gelada, preferencialmente. Depois, descasque as frutas e retire-lhes as sementes. Pode congelar a fruta de diferentes formas, inteira ou cortada, em forma de puré, polpa ou sumo.
Tenha em conta que as frutas têm características específicas. Por isso, necessitam de um tratamento distinto no momento de serem congeladas. Elas devem ser guardadas num recipiente hermético. Com outra opção, as frutas podem ficar “queimadas” devido à baixa temperatura.
Como congelar fruta fresca em passos simples? Primeiro, lave a fruta. Depois, deve usar água fria para enxaguar as frutas, de forma a consegui eliminar todas as sujidades. Posteriormente, deve secar bem com a ajuda de um pano ou papel de cozinha.
Em seguida, pode cortar ou picar as frutas mais pequenas, como os morangos. Também pode cortar as frutas maiores para facilitar o processo de congelamento. As maçãs podem ser cortadas em fatias, os melões devem ser cortados em cubos e as frutas restantes podem ser cortadas em quartos.
Depois, coloque a fruta numa travessa. Em seguida, disponha os pedaços de fruta, criando uma única camada. Deve certificar-se de que a fruta não se encontra sobreposta. Finalmente, leve o recipiente ao congelador.
Após as frutas ficarem completamente congeladas, pode transferi-las para uma caixa hermética. Outra opção é colocá-las num saco. O importante é assegurar que a fruta se encontre conservada num recipiente hermeticamente fechado. Idealmente, deve preservar a fruta congelada numa saca selada a vácuo.
Como congelar polpa ou puré de fruta em passos simples? Primeiro, descasque a fruta. Depois, deve descascar a fruta e, em seguida, deve retirar as sementes e bater a fruta no liquidificador. Posteriormente, deve adicionar sumo de limão.
Depois deve juntar uma colher de sopa de sumo de limão, para que a fruta não oxide e não escureça. Finalmente, distribua o puré e disponha-o em formas individuais. Feche bem e leve ao congelador. Neste local, a fruta pode conservar até 12 meses.
Como congelar fruta com açúcar em passos simples? Primeiro, limpe e seque a fruta. Depois, coloque-a num recipiente de plástico. Em seguida, polvilhe com 1/2 chávena de chá de açúcar para cada 600g de fruta.
Em seguida, deixe repousar, até que a fruta liberte o sumo e dissolva o açúcar. Desta forma, irá formar um xarope natural. Posteriormente, tape e leve o recipiente ao congelador. Pode preservar no congelador entre 8 e 12 meses.
Como congelar fruta em calda em passos simples? No primeiro passo, deve ferver água e açúcar. Ferva uma chávena de água, juntamente com uma chávena de açúcar. Coloque as frutas num recipiente de plástico e cubra-as totalmente com a calda.
No segundo passo, deve adicionar sumo de limão. Junte ½ colher de sumo de limão para as frutas não oxidarem. O terceiro passo é deixar arrefecer. Após esfriar, deve tapar e levar ao congelador. Neste espaço, a fruta é conservada até 12 meses.
Se desejar congelar a polpa das frutas, faça-o em recipientes individuais ou cuvetes de gelo. Após congeladas, pode guardar as frutas em sacos plásticos de congelação. No momento de usar a polpa de fruta, tenha em conta que ela pode ser colocada no liquidificador e ser batida, ainda congelada, com um pouco de água.
Aprenda a usar o seu frigorífico mais eficazmente:
- Aprenda a descongelar o congelador do frigorífico
- Alimentos que não pode guardar no frigorífico
- Como remover maus odores no frigorífico eficazmente
Tempo de conservação da fruta congelada
- Abacate: de 2 a 3 meses
- Abacaxi: 12 meses
- Açaí: 6 meses
- Amêndoas, avelãs, nozes, castanhas: 6 meses
- Banana: 6 meses
- Coco: 6 meses
- Damasco: 12 meses
- Figo: 12 meses
- Framboesa: 12 meses
- Groselha: 12 meses
- Laranja: 12 meses
- Limão: 12 meses
- Maçã: 12 meses
- Manga: 12 meses
- Maracujá: >12 meses
- Melancia: 12 meses
- Melão: 12 meses
- Morango: 12 meses
- Nectarina: 12 meses
- Nêspera: 12 meses
- Pêssego: 12 meses
- Tangerina: 12 meses
- Uva: 12 meses