Conheça todos os segredos para dominar a cafeteira italiana. Saiba como usar a Cafeteira moka e apresente aos seus convidados o café perfeito!
A cafeteira italiana é uma cafeteira de fogão, que permite fazer um café bastante forte e agradável. Com ela, consegue-se apresentar um café distinto, com um sabor característico, saboroso e impactante.
É que com a cafeteira italiana é possível apresentar um café de excelência, pois ela usa a pressão do vapor para forçar a passagem da água através de um filtro, o que leva a que a bebida se torne apenas um pouquinho mais suave do que um café expresso.
São várias as vantagens proporcionadas por esta cafeteira italiana. Além de proporcionar um café próximo da perfeição, estas cafeteiras são baratas, fáceis de usar e quando são dominadas na perfeição permitem que se apresente um café delicioso. Quer saber mais?
Como usar a Cafeteira moka e beber o café da sua vida
Como montar a cafeteira?
Comece por encher a caldeira com água quente. Faça-o até ao limite. Remova o filtro, retirando-o de dentro da cafeteira e verta a água quente para dentro da caldeira. Deve haver uma linha a indicar o limite da água, mas, se tal não acontecer, encha a caldeira até a água chegar um pouco abaixo da válvula de libertação de vapor.
Faça-o de forma cuidadosa, pois pode ser perigoso mexer na cafeteira cheia. É que a água vai aquecer rapidamente o metal. Deve usar-se água quente, pois esta permite reduzir o tempo necessário para a preparação do seu café e, dessa forma, consegue evitar que o pó sobreaqueça e queime.
Leia também
- 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
- Afinal, quantos cafés pode beber por dia?
- Aprenda a fazer o café perfeito e saudável
O momento de moer os grãos de café até estes formarem um pó
Coloque no moedor 20 g de café (aproximadamente, esta é a medida básica para uma chávena de café italiano) e ligue-o. A sua preferência é que fará com que defina o pó.
Os tipos de pó mais usados nas cafeteiras italianas são os que são usados para café expresso e para café coado. Convém moer o café nos momentos em que se faz o café, pois quanto mais fresco, melhor fica o café.
Coloque o pó de café no filtro
É importante colocar bem o café no filtro. O café em pó deve ficar bem soltinho e ser distribuído uniformemente. Assim, é importante não forçar no momento de alisar o pó, pois se o café se apresentar muito compacto, a água não vai conseguir atravessar.
Montar a cafeteira
O encaixe do filtro na caldeira revela-se importante. Deve, depois, enroscar o corpo da cafeteira na base. Mas, se a caldeira estiver muito quente, deve segurá-la com um pano de cozinha para montar a cafeteira.
Passar e servir o café
Deve esquentar a cafeteira entre 5 a 10 minutos. Coloque o lume numa temperatura média-baixa e permaneça alerta. Assim que ele passar para a parte superior da cafeteira, retire do lume.
O processo será mais rápido consoante a temperatura. Quanto mais quente estiver a água colocada na caldeira, mais rápido o processo. É importante ter em conta que o calor residual vai continuar a fazer passar o café, mesmo fora do fogão. Por isso, deve retirar a cafeteira do lume, logo que a bebida comece a subir para a parte superior.
Temperatura
Se for necessário, ajuste a temperatura do fogão durante o processo. Reduza o lume, se o café passar muito rapidamente e ameaçar escapar da cafeteira. No entanto, aumente a temperatura, se ele estiver a sair em gotinhas, sem consistência nenhuma.
Naturalmente que, até conseguir descobrir o nível de calor perfeito para a sua cafeteira, podem ser necessárias algumas tentativas.
Mexer o café
Após retirar a cafeteira do lume, deve mexer o café, delicadamente. Com uma colher, mexa o café para misturar as diferentes camadas, deixando a bebida de cafeína com um sabor mais suave. Depois, sirva o café no imediato, pois quanto mais fresco é o café, melhor ele sabe.
Provar
É importante ter o cuidado de perceber primeiro a temperatura do café. O primeiro gole não deve ser bebido de forma descuidada. É necessário ter todo o cuidado, pois a temperatura da bebida poderá ser muito quente.
Adoçar
Junte açúcar ao café, se desejar. Pode usar outros produtos: canela, mel, leite de coco, caramelo, entre outras opções.
Limpar
É importante fazer a limpeza da cafeteira com rapidez. Faça-o com água quente. Esvazie a cafeteira e, depois dela esfriar, deve lavá-la com todo o cuidado. Ela deve ser completamente desmontada.
As peças devem ser bem lavadas com água fria. Depois de serem bem lavadas, devem ser bem secas, usando um pano de cozinha.
NCultura
Se leu o presente artigo e gostou, reaja e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre cafés ou receitas, há diversas no NCultura.
Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.
Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…