Explore as nossas orientações para elevar o seu prato a um nível gourmet. Aprenda a preparar filetes de pescada como um Chef. Os filetes de pescada podem ser um verdadeiro petisco. Todos os que procuram uma refeição leve, saudável e saborosa devem colocar os filetes de pescada na sua lista refeições a fazer brevemente.
No entanto, para que esta refeição se torne numa autêntica iguaria, então deve saber quais são os truques e as etapas para que possa apresentar um filete bem temperado e aprender a fazer algumas receitas imperdíveis.
Reunimos algumas sugestões de especialistas que permitem dominar a arte de fazer uns belos filetes de pescada.
Como preparar filetes de pescada como um Chef
O peixe
Ora, todos sabem que o peixe é um dos alimentos mais saudáveis. Por isso, deve consumir peixe regularmente. No entanto, este é um alimento muito sensível. Por isso, no momento de preparar e confecionar, convém ter alguns cuidados especiais.
A técnica para manusear peixe não é a mesma que se usa com a carne. Este ingrediente é mais delicado. No entanto, com o tempo, virá a experiência.
A dieta mediterrânica
Esta é a dieta praticada no nosso país. O peixe é um dos principais ingredientes da dieta mediterrânica, nomeadamente em Portugal, onde podemos encontrar diversas receitas tradicionais com este ingrediente como protagonista.
Os filetes de pescada fazem parte dos pratos tradicionais que se encontram em restaurantes de norte a sul do país.
Os filetes de pescada
Se pretende preparar uma refeição saudável e deliciosa para um almoço ou jantar especial, com amigos ou em família, prepare-lhes filetes de pescada. Reunimos um conjunto de dicas que permitirão que possa apresentar na mesa um verdadeiro petisco.
Com as sugestões de especialistas na matéria, poderá preparar uma refeição com muito sabor. Com passos simples, poderá fazer filetes de pescada com uma qualidade ímpar. Qualquer pessoa que goste de cozinha deve fazer por aprender a fazer filetes de pescada. Se pretende fazer filetes de pescada na perfeição, deve dominar as dicas que reunimos para si para desenvolver a técnica e adquirir experiência que servirão para fazer os filetes de pescada irresistíveis.
Preparação dos filetes
Primeiro, deve recorrer a um peixe fresco. Quando se está perante uma pescada fresca, ela apresenta olhos brilhantes, com carne firme e suculenta. É importante assegurar que se está a preparar um peixe bem fresco, caso contrário o prato não terá qualidade.
Além disso, o peixe deve ser bem lavado e limpo. Para o fazer da melhor forma, deve utilizar facas bem afiadas e que sejam indicadas para manusear peixe. Eis os passos a dar para fazer filetes de pescada na perfeição.
- Primeiro, deve cortar a cabeça do peixe escolhido.
- Em seguida, deve fazer um corte longitudinal, para remover a espinha do peixe com toda a segurança. Faça-o com firmeza, até obter um filete.
- Posteriormente, deve preparar o segundo filete. Comece por fazer o corte junto à cauda. Depois, corte em direção à parte superior do peixe.
- Então, reúna as espinhas e a cabeça. Aproveite este conteúdo para fazer um caldo de peixe que poderá usar em refeições futuras.
- Em seguida, em cada filete, corte a extremidade junto à barriga.
- Desta forma, conseguirá ter dois filetes numa questão de poucos minutos. Eles estão prontos a preparar como desejar. Tenha em conta que estas dicas servem para a pescada, como também podem ser seguidas para tratar qualquer peixe.
Recorra a produtos de boa qualidade
Esta dica serve para todas as receitas, quando se recorre a produtos de qualidade. Nota-se no resultado apresentado, seja numa pescada, seja num pudim, seja numa sopa.
A marinada
Há quem opte por fazer uma marinada. O processo é simples: basta que coloque os filetes de pescada a marinar de um dia para o outro ou por algumas horas.
Tempero
Pode regar os filetes com um pouco de sumo de limão. Este citrino irá acentuar o sabor dos filetes de pescada. Há outros ingredientes que pode usar para temperar. Pode usar salsa ou orégãos como tempero. Ora, deve seguir o seu gosto. Por isso, sinta-se livre para usar outro ingrediente da sua preferência.
Outro tempero que permite dar um toque especial ao peixe é a pimenta-branca ou a pimenta-preta. Para tornar os filetes de pescada mais saborosas, é fazer um molho tradicional, feito com azeite e alho picado.
Trata-se de um elemento que traz maior sabor ao prato. Depois, basta regar a pescada antes de servir (e as batatas, se for esse o acompanhamento escolhido).
Pré-aqueça o forno
Antes de levar os filetes de pescada ao forno, deve pré-aquecer o eletrodoméstico com 10 minutos de antecedência, no mínimo. No momento de recorrer ao forno para colocar os filetes de pescada, ele já deve estar bem quente.
Aprenda a preparar/confecionar outros pratos:
- Como fazer a massa para rissóis perfeita
- Evite os 10 erros mais frequentes ao cozinhar bife
- Como dessalgar bacalhau rapidamente sem complicações
As batatas como acompanhamento
As batatas são um acompanhamento popular dos filetes. Antes de as juntar aos filetes no forno, deve cozer as batatas. Como as batatas demoram mais tempo do que o peixe a cozinhar, quando forem ao forno, concluem a sua cozedura.
Outros acompanhamentos
Os filetes de pescado podem ser acompanhados por outras opções de qualidade, nomeadamente arroz de ervilhas ou esparguete cozido. Pode acompanhar os filetes de pescada com uma salada (há vários ingredientes que pode colocar, tais como: alface, tomate, cebola ou outros ingredientes a seu gosto).
Harmonização
Nos dias de verão, a cerveja é uma opção segura, que cai sempre bem. No entanto, embora a cerveja possa ser servida com esta refeição, não pode ser vista como a melhor opção.
Idealmente, entre as melhores opções para acompanhar este prato estão um vinho branco ou um vinho rosé.