Revista internacional de referência centrou a sua atenção na cidade Invicta. Saiba o que a revista espanhola recomenda para passar um incrível fim de semana no Porto.
A cidade do Porto tornou-se muito popular em todo o mundo, um dos destinos turísticos mais encantadores. Dona de uma beleza verdadeiramente fascinante, a cidade do Porto seduz com o seu charme todos os turistas que a visitam. Por isso, revela-se um sucesso incomum na área do turismo, recebendo diversos prémios e sendo elogiada em artigos de várias revistas e plataformas digitais ligadas à área do turismo.
Recentemente, foi destacada numa revista que todos conhecem. Revista internacional de referência centrou a sua atenção na cidade do Porto. Saiba o que a revista espanhola diz sobre a Invicta.
Como passar um incrível fim de semana no Porto, segundo os espanhóis
A Condé Nast Traveler é uma revista internacional de referência para os viajantes. Esta revista goza de grande reputação no universo das viagens. A Condé Nast Traveler ajuda viajantes de todo o mundo a escolherem destinos de férias memoráveis.
A versão espanhola desta revista Condé Nast Traveler publicou um artigo que dá a conhecer a Invicta:
“Esta cidade velha, berço do famoso vinho do Porto, convida a ser descoberta em qualquer altura do ano. Aqui estão todos os compromissos essenciais para descobri-lo pela primeira vez.”
O artigo escrito por Cynthia Martín e Ana Díaz-Cano propõe aos leitores Condé Nast Traveler a experiência de visitar a cidade Invicta, dando dicas sobre o que fazer em “48 horas no Porto”.
A primeira vez
Este artigo é destinado a quem pela primeira vez visita a cidade Invicta, que é o “berço do famoso vinho do Porto” Os autores do artigo partilham os compromissos essenciais para descobrir o melhor da cidade do Porto
A manhã
Após se chegar ao Porto, logo pela manhã, deve-se ir caminhar pelo centro histórico da cidade, que é Património da Humanidade. As ruas do Porto permitem que se viva uma experiência agradável, caminhando sobre a calçada portuguesa, observando diversas fachadas coloridas ou conjuntos de azulejos deslumbrantes.
Torre dos Clérigos
A igreja dos Clérigos é uma construção que teve o cunho de Nicolau Nasoni. Esta obra foi criada no início do século XVIII. Este monumento é uma referência. No artigo, faz-se a recomendação para se subir os mais de 200 degraus.
A Torre dos Clérigos permite uma vista panorâmica sobre a cidade e o rio Douro. Esta construção barroca tornou-se num dos ícones da cidade. A torre tem uma altura de 75 metros. É a mais alta de Portugal.
Livraria Lello
Fazer uma visita à Livraria Lello é outra recomendação feita no artigo da revista Condé Nast Traveler. No artigo da revista espanhola, é recordado que o reputado jornal The Guardian
escolheu esta livraria como a terceira mais bonita do mundo, em 2008, definindo-a numa palavra “Divina”.
A livraria encontra-se presente na rua das Carmelitas, número 144. A revista internacional refere a ligação desta livraria portuguesa com o mundo criado J.K. Rowling. Os fãs do universo da saga Harry Potter defendem que a escritora inglesa seguramente que se inspirou na livraria portuguesa para criar a Florish & Blotts, que é apresentada nos livros e nos filmes do feiticeiro com cicatriz na testa que se tornou num sucesso global.
A livraria também é muito famosa, existindo atualmente a obrigação de se pagar a taxa de entrada de 3 euros para aceder à Livraria Lello, um local de peregrinação.
Mercado do Bolhão
Neste artigo, é abordado este espaço de referência para a cidade, sendo dito que este mercado foi “inaugurado em 1914 onde se encontram produtos tipicamente portugueses como a sardinha, o salpicão ou o famoso queijo da serra, uma verdadeira maravilha gourmet”.
Rua Santa Catarina
No artigo do Condé Nast Traveler, é referida a rua comercial por excelência do centro do Porto. Uma rua que “vai da Praça do Marquês de Pombal ao café Majestic, de estilo modernista e o mais famoso da cidade.”
Pontos de interesse
Os autores do artigo abordam ainda outros pontos de interesse, como a bela Capela das Almas ou a Pérola do Bolhão, referindo a fachada mágica da loja de queijos e enchidos.
A estação de comboios de São Bento
A estação de São Bento é outra referência imperdível, sendo recordado que esta atração foi construída no local de um antigo convento. É ainda dada a informação que o salão da estação de São Bento se encontra decorado com mais de 20.000 azulejos.
Nos conjuntos de azulejos, é contada parte da história de Portugal. Segundo o artigo, o pintor levou dez anos para terminar os azulejos.
Sé Catedral do Porto
No artigo desta revista internacional, é feita a sugestão de subir aos céus do Porto. A Catedral encontra-se presente na parte alta da cidade, sendo “uma joia do século XII de exterior sóbrio, cujo claustro de estilo gótico decorado com azulejos do século XIV merece uma visita”.
Destacam-se as vistas únicas como uma razão suficientemente válida para a visita a este local.
Bairro do Barredo
Passear pelo Bairro do Barredo é outra experiência recomendada. Este bairro antigo revela-se uma atração imperdível: “Com um ar decadente, varandas com roupa pendurada e um certo tom melancólico, este bairro leva às margens do Douro, a nossa próxima paragem”.
Ribeira
Este é um espaço perfeito para petiscar num dos bares. A presença da impressionante ponte Luís I é uma das riquezas da Ribeira. “As suas fachadas coloridas e ares marítimos merecem um passeio, mas a verdadeira magia aguarda a travessia para o outro lado, Vila Nova de Gaia.”
WOW
Gaia também tem as suas riquezas e não serve apenas para admirar o Porto, cidade vizinha. O WOW, The Wine Experience, revela-se uma experiência 360 no distrito vinícola do Porto.
No ano de 2020, este bairro cultural e turístico abriu as portas do Mundo do Vinho. Este espaço encontra-se aninhado na tradicional zona da cave do vinho do Porto.
Neste local fascinante, podem viver-se sete experiências museológicas incríveis, existindo uma oferta gastronómica completa (entre elas, está o prestigiado The Yeatman).
No WOW, é dado o devido protagonismo ao vinho.
Mira Mira
Neste restaurante asiático, pode deliciar o paladar com tentações incríveis, num espaço com terraço que oferece vistas inesquecíveis.
Restaurante 1828
Espaço perfeito para a cozinha sazonal.
Root & Vine
Restaurante vegetariano, especializado em peixe fresco.
Alternativas
The Golden Catch ou o tradicional T&C português.
Prova de vinho
Realizar uma prova de vinho do Porto é uma experiência obrigatória. No artigo da revista espanhola, é defendido:
“Com cerca de vinte possibilidades em Vila Nova de Gaia, alguns nomes que não falham são: Sandeman, um dos mais antigos e reconhecidos, ou Taylor’s, em funcionamento desde 1692 e cuja vindima costuma estar presente na mesa real britânica.”
Jardim do Morro
No Jardim do Morro, é possível assistir ao por do sol e viver uma experiência memorável.
Antiqvvm
Há um restaurante presente num edifício do século XIX que é imperdível. Os seus pratos têm uma estrela Michelin e são da responsabilidade do chef Vitor Matos. Este artista das lides gastronómicas abriu o Antiqvvm em 2017.
Bastaram alguns meses para o seu talento ser reconhecido internacionalmente. A cozinha de assinatura de Vítor Matos apresenta inspiração mediterrânica.
“Com pratos que mudam a cada estação, há dois que não podem ser desperdiçados: seu Eterno (foie gras, enguia defumada, beterraba balsâmica e brioche de pinhões e sabugueiro) e seu Pichón acompanhado de avelãs, alcachofra, foie gras e trufa.”
Espaços culturais
No artigo da revista espanhola, é ainda feita a sugestão para se passar por espaços culturais imperdíveis, como Fundação de Serralves (r. de Dom João de Castro 210), na Casa de Cinema Manoel Oliveira.
Há também destaque para a Casa da Música (Avenida da Boavista, 604), do holandês Rem Koolhaas, e do Porto de Leixões (Matosinhos), de Luís Pedro da Silva. No artigo da Condé Nast Traveler, é ainda dado destaque à Piscina das Marés (em Leça da Palmeira), uma criação de Siza Vieira.
Francesinha
A famosa Francesinha também merece umas palavras, sendo definida como um ícone gastronómico. A tentação portuense é descrita da seguinte forma:
“Esta overdose de calorias em formato sanduíche recheado com salsichas e carne e coberto com queijo e picante, deve ser tentado pelo menos uma vez na vida.”
No artigo, é ainda identificado o Café Santiago como o melhor espaço da cidade para se usufruir desta refeição.
Leia também:
- 12 monumentos no Porto de visita obrigatória
- 8 locais no Porto que parecem ser no estrangeiro
- Portuenses célebres nascidos no Porto
Palácio da Bolsa
Espaço perfeito para o after-dinner. O Palácio da Bolsa foi construído sobre as ruínas de um antigo convento franciscano. Este palácio é um Monumento Nacional neoclássico. O Palácio da Bolsa apresenta um dos pátios mais deslumbrantes da cidade.
A escadaria de granito e mármore e os vários quartos ricamente decorados atraem o olhar. No entanto, é a pitoresca Sala Árabe, que deslumbra. Trata-se de uma divisão inspirada na Alhambra de Granada.
A Igreja de São Francisco
Está presente nas proximidades e trata-se de uma construção religiosa única. O exterior sóbrio da Igreja de São Francisco permite que o impacto do seu interior seja ainda mais poderoso.
O interior dourado deste templo deslumbra todos os que visitam este espaço. A Igreja de São Francisco foi construído no século XV. No entanto, só no século XVIII é que as suas três naves foram cobertas de ouro, tornando-se num dos melhores exemplos do barroco europeu.
Vila Foz H. & SPA
Este é outro espaço destacado. Destacando-se a comida e o local, nomeadamente a fachada do palácio do século XIX que é descrita como “fascinante”. A cozinha de Arnaldo Azevedo é bastante elogiada: “Homenageando a avó, o chef ousa brincar com o produto para surpreender o cliente desde o primeiro momento. A sardinha, o robalo ou o pato, farão você viajar sem sair do local.”