Descubra estratégias para gastar menos no supermercado. Mantenha o seu orçamento sob controle enquanto compra. Não se iluda. Os hiper e supermercados não são construídos de forma inocente. Toda a sua estrutura e organização é pensada de forma estratégica. Estes espaços têm uma finalidade apenas: fomentar o consumo, de todos, sem exceção.
Não fique a pensar que a disposição dos produtos visa facilitar a vida do cliente. Tudo o que fazem é permitir que haja um consumo mais acentuado. Para quem gere a organização destes espaços, é indiferente que o cliente seja alguém desempregado, um idoso com uma reforma de 300 euros, uma mãe solteira ou viúva com 5 crianças a seu cargo.
Todos os supermercados são empresas que recorrem a truques que os ajudam a assegurar maiores lucros. As armadilhas são colocadas estrategicamente em locais onde possam ser mais eficazes.
Frequentemente, os clientes acabam a gastar mais dinheiro do que tinham programado. Se conhecer as ardilosas estratégias destes lugares, será mais fácil evitar as tentações. Poupe dinheiro, fugindo às táticas manipuladoras dos supermercados
Como gastar menos no supermercado
Recorrer à aplicação Super Save é uma das soluções que os clientes podem usar para comparar preços entre supermercados. Desta forma, podem ficar a saber se o preço do produto é justo.
Esta aplicação está disponível para Android e iOS e tem a vantagem de ser gratuita. Ela permite analisar milhares de artigos de supermercados bem conhecidos da nossa praça, tais como: Auchan, Minipreço, Continente e Pingo Doce.
Existe ainda a possibilidade de analisar a ferramenta lançada pela Deco. Esta plataforma foi criada a pensar no consumidor. Permite-nos descobrir qual o supermercado que pratica os preços mais baixos na sua área de residência. Poderá encontrar o simulador da Deco Proteste, aqui.
Se logo à entrada pegou num “carrão de compras”, já mordeu um isco e ainda não começou a fazer compras. O tamanho do carrinho foi desenhado para facilitar as compras do mês. Apresentam um tamanho excessivo para que se possa encher à vontade. Quando se tem um carro tão grande, parece vazio, mesmo que já tenha muitos produtos. Há sempre a tentação de ir colocando mais produtos.
Nestes espaços, não há relógios, nem janela. Já reparou? Os supermercados gostam tanto dos clientes que pretendem que eles fiquem o máximo de tempo, sem noção da passagem do tempo, apenas concentrados em fazer compras.
Uma estratégia comum destes espaços é a colocação de preços com “X,99€”. As pessoas tendem a valorizar o número da esquerda, assumindo inocentemente que é esse o valor. Algo que custa 3,99 é encarado como 3 euros e qualquer coisa, nunca como um produto que custa 4 euros. A armadilha pode ser antiga, mas a sua eficácia mantém-se… Por isso, não é abandonada.
Os produtos essenciais não são colocados no início dos supermercados. A sua colocação é bem pensada. O talho, a peixaria, o pão ou a água costumam encontrar-se no fundo do estabelecimento, levando-nos a passar por muitas prateleiras com tentações… Enquanto se vai lá, enche-se o cesto!
A colocação de combinações de produtos é estratégica. Quer ver um jogo de futebol e pensou em comprar umas cervejas? Ora, tem perto da cerveja uns salgados que combinam maravilhosamente com esta bebida. Acredite, a colocação de snacks salgados ou outros aperitivos não é nada inocente!…
Os produtos junto das caixas são apelativos, doces ou salgados. Enquanto se espera para ser atendido, temos tentações como barras energéticas, chocolates, pastilhas elásticas, que apelam a uma compra por impulso. Jornais ou revistas com notícias chamativas são outro isco comum nestes espaços.
Uma das estratégias mais comuns está nos corredores com produtos em promoção. É frequente ver nos hiper e supermercados um corredor especial, onde se encontram todos os produtos em promoção da semana, especialmente os que não são frescos.
Eles são colocados logo à entrada ou ficam situados estrategicamente próximos de zonas de produtos de maior consumo. Este espaço tanto pode ser uma estratégia boa para o cliente, como boa para o supermercado. Depende sempre das compras que são realizadas.
Se são estratégicas e metódicas a pensar a longo prazo ou se são por impulso, a pensar no consumo imediato. Se é verdade que o cliente pode poupar, também pode fazer com que ele compre bem mais produtos do que pretendia.
Aprenda a poupar:
- Como poupar água e muitos euros com dicas infalíveis dos especialistas
- 12 dicas eficazes para poupar na fatura da luz
- Aprenda a poupar e a reduzir a fatura do gás
Os supermercados também costumam colocar os alimentos frescos à entrada. Esta estratégia visa despertar os clientes para a compra através do cheiro. O perfume de um pão acabado de fazer é irresistível. O cheiro de um frango assado acabado de sair do forno à hora de almoço é uma tentação.
Quando se vai ao supermercado com fome, a compra destes produtos é “quase inevitável”. Por isso, se quer poupar no supermercado, nunca vá às compras de estômago vazio.
Todos os hiper e supermercados têm artigos em destaque. Por vezes, são criadas feiras (pode ser do bebé, do regresso à escola, dos produtos da região, entre outras). Outras vezes são criados eventos temáticos (alusivos ao Natal, à Páscoa, ao Carnaval, ao Halloween, às férias de verão, entre outros).
Os produtos nestes espaços são colocados estrategicamente, sempre na entrada da loja. Acontece, porque somos atraídos para a compra. Podemos ir com a ideia de comprar outros artigos, mas a tentação leva-nos a trazer artigos que não estavam nos nossos planos.
Os produtos colocados ao nível dos olhos são estratégicos. Nesse espaço, não há lugar para produtos acessíveis ou boas promoções. Estão reservados para os produtos mais caros.
Se pretende boas promoções, é mais provável encontrá-las em prateleiras mais afastadas do olhar e dos braços, em espaços inferiores ou superiores. Os brinquedos são colocados mais abaixo para ficarem ao nível dos olhos e das mãos dos mais novos. As crianças pegam neles livremente. Se colocarem no carrinho das compras dos pais mais desatentos, o supermercado agradece…