Saiba como fazer um hambúrguer gourmet irresistível. Tome nota de todas as indicações para conseguir apresentar à família uma refeição tão memorável, quanto saborosa.
Existem refeições que entram no nosso imaginário e depois, como por magia, são associadas a um momento de puro prazer gastronómico. Um exemplo perfeito disso mesmo é o hambúrguer, que representa uma refeição fácil de fazer e deliciosa.
São inúmeras as publicidades a este produto. Por isso, sempre que vemos fotos ou lemos a palavra hambúrguer quase que ficamos a salivar no mesmo instante. No entanto, existem versões mais saudáveis, nomeadamente uma versão de hambúrguer gourmet. Gostaria de aprender a fazer esta refeição como se fosse um profissional da área?
Como fazer um hambúrguer gourmet. Tome nota!
Refeição gourmet
Há alimentos populares que passam pelo processo de gourmetização, adquirindo assim um novo estatuto. Um gourmet é um indivíduo apreciador de boa comida e de bons vinhos, um gastrónomo.
O termo vem do francês “gourmet”, significando «o que sabe provar e apreciar vinhos». O termo pode ainda ser destinado ao produto que se caracteriza pela elevada qualidade dos ingredientes usados, que são combinados de forma a realçar o seu sabor.
Assim, quando um hambúrguer é feito numa versão mais apurada, com acompanhamentos e ingredientes nobres, ele adquire um novo estatuto, tornando-se num produto gourmet, uma nomenclatura mais requintada que expressa o status de sofisticação conferido ao hambúrguer.
Popularidade do hambúrguer
O hambúrguer é uma das refeições mais populares em todo o mundo. Tem diversas cadeias de restaurantes espalhadas pelo planeta que trabalham este alimento. Por isso, não é incomum encontrá-lo no menu de inúmeros restaurantes. É quase possível encontrar um estabelecimento com essa oferta em todas as ruas!
O hambúrguer gourmet
Sabia que no conforto do seu lar pode preparar um hambúrguer gourmet que fará as delícias da sua família ou dos seus convidados? O melhor é que esta versão de hambúrguer pode ser facilmente adaptada aos seus gostos ou aos gostos de alguém especial.
Dicas para o hambúrguer gourmet
Reunimos algumas sugestões que serão preciosas para quem procura aprender a fazer um hambúrguer gourmet. Existem diversos momentos relevantes, etapas distintas que merecem a sua atenção, de forma que consiga apresentar um produto da máxima qualidade, como a escolha dos ingredientes necessários para fazer o hambúrguer.
Saiba como escolher a melhor carne para o hambúrguer gourmet
A carne é a verdadeiro protagonista do hambúrguer. Por isso, convém escolhê-la bem para ter a estrela principal a ter o brilho que merece. Nesta etapa da escolha da carne, muitos recomendam que se faça uma mistura, conjugando-se assim dois tipos de carnes selecionadas.
Para não comprometer a textura do hambúrguer, evite escolher carnes mais fibrosas ou com muitos nervos. Faça uma escolha sensata. Algo que também se pode recomendar é que escolha um corte de carne magra, nomeadamente pato ou o filé mignon, e juntar-lhe um corte de carne mais gorduroso, nomeadamente a picanha ou o contrafilé.
Depois de misturar estas duas carnes, terá um hambúrguer macio que assegurará um resultado de qualidade elevada. Um hambúrguer particularmente saboroso.
A correta preparação da carne
No momento de comprar a carne, convém saber escolher a carne ou ter amizade com um talhante de confiança. Depois de se escolher as carnes certas, peça ao talhante para que as carnes sejam picadas no momento, separadamente.
Deve ter em conta que a proporção adequada é colocar o dobro da quantidade de carne magra. Ao montar cada hambúrguer, deve usar metade da carne mais gordurosa e lembrar-se de não temperar a carne com algum ingrediente. O hambúrguer deve ir à chapa sem temperos, pois eles queimam se entrarem em contato com a chapa quente.
Acerte o ponto da carne para o hambúrguer gourmet
Para que a carne fique mais firme e no ponto desejado ao ser confecionado, revela-se importante que a carne fique no frigorífico ao longo de um tempo. Assim, ele manterá o formato tradicional de hambúrguer.
Retire a carne do frigorífico e coloque diretamente na chapa quente. A chapa (ou grelha) usada deve encontrar-se bem quente, sendo também importante que se encontre levemente untada com gordura, seja ela manteiga ou azeite.
Depois, coloque o tempero, salpique a carne com sal e pimenta, primeiro só de um lado. Aguarde um pouco, até selar, e depois vire a carne e tempere do outro lado do hambúrguer. O ponto de tempero depende de cada um. Tal como varia o ponto da carne, havendo quem prefira bem passado ou mal passado.
Geralmente, o ponto da carne tido como ideal é quando a carne se apresenta bem assada por fora e por dentro se apresenta mais rosada, deixando os hambúrgueres mais suculentos.
Pode acompanhar o hambúrguer com cebola caramelizada em molho shoyu, havendo ainda a sugestão de que pode acompanhar o hambúrguer com molho de alho e com queijos gordos e deliciosos.
Leia também:
- 3 receitas de bola de carne, um petisco delicioso
- Aprenda a fazer carne estufada tenra e macia
- 4 receitas com carne picada económicas e deliciosas
NCultura
Não deixe passar a oportunidade de surpreender a sua família ou convidados com os melhores assados suculentos e saborosos. Carne tão tenrinha que se desfaz na boca. Experimente as nossas receitas. Conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Receitas de carne. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…