Estes pasteis são uma verdadeira tentação! Aprenda como fazer pastéis de nata com a nossa deliciosa receita típica. Experimente! A doçaria é considerada um dos pontos fortes da cozinha portuguesa, que tem vindo a crescer em termos reputacionais. Ao longo de diversas gerações que há muitos doces a encantar. Um dos mais populares é seguramente o pastel de nata.
Esta é uma das nossas melhores criações que goza de reputação internacional. Atualmente, os pastéis de nata são vistos como um símbolo de Portugal, uma bandeira da portugalidade, um pequeno pedaço da excelência nacional. Embora se possa encontrar esta doce tentação em qualquer confeitaria nacional, só tem a ganhar em aprender a fazer estes pastéis no conforto do seu lar. Saber fazer estes doces fantásticos permite mimar quem recebe em casa. Servir um café e um pastel de nata caseiro é seguramente uma excelente forma de acolher amigos e familiares. Reunimos um conjunto de sugestões de especialistas que asseguram um pastel de nata perfeito, uma iguaria deliciosa.
Como fazer pastéis de nata irresistíveis
Usar ingredientes de qualidade
A receita tradicional do pastel de nata deve ser feita com ingredientes simples. No entanto, convém selecionar produtos de qualidade. É verdade que alguns ingredientes podem variar ligeiramente de receita para receita. No entanto, para fazer bons pastéis de nata, convém usar ingredientes de qualidade, bons e frescos.
Respeito pela receita
As diferentes receitas apresentam um produto distinto. Por isso, se pretendemos usar a receita de alguém, devemos respeitar os tempos e quantidades indicados. Se cumprir rigorosamente todos os passos da receita, certamente que o resultado apresentado será do seu agrado. O tempo investido na cozinha será devidamente compensado com uma iguaria irresistível.
A massa folhada
Idealmente, deve preparar uma massa folhada em casa. No entanto, se não puder, pode comprá-la em qualquer pastelaria ou padaria. Se optar por comprá-la no supermercado, deve escolher comprar uma massa folhada congelada em vez de refrigerada.
O creme
Prepare o recheio com antecedência. Idealmente, o recheio do pastel de nata deve ser preparado com antecedência. Assim, haverá mais tempo para que os sabores possam misturar-se bem.
As formas
As formas para os pastéis são distintas das formas para queques. Elas são mais baixas e largas. Por isso, idealmente, deve usar formas específicas para pastéis de nata. Tenha em conta que não deve encher as formas em demasia, porque o creme irá crescer ligeiramente dentro do forno. Se tiverem muito cheias irá haver desperdício.
Um toque especial
Se quiser dar um toque distinto ao pastel de nata, pode enriquecê-lo com o sabor a canela, polvilhando um pouco desta maravilhosa especiaria sobre ele.
A temperatura
Idealmente, os pastéis de nata devem ser cozidos entre os 270ºC e os 300ºC. No entanto, a maioria dos fornos caseiros não atinge a temperatura mais elevada, mas pode cumprir os mínimos para assegurar um bom resultado. Como os fornos domésticos apresentam como limite 250ºC, é fundamental ligá-los na potência máxima, com calor em cima e em baixo. Tenha em conta o tempo de forno. Se os pastéis assarem demasiado tempo, eles irão abater e mirrar quando os retirar do forno. Além disso, podem ficar excessivamente sólidos. Portanto, deve deixá-los dourar, mas não ficar por muito mais tempo no forno.
Congelar para mais tarde
Se preferir, pode preparar os pasteis de nata e congelá-los em vez de os cozer no imediato. Dessa forma, poderá comer um pastel de nata sempre que quiser, porque já o tem preparado. Quando receber alguém em casa, só tem de colocar alguns no forno até ficarem perfeitos.
A companhia perfeita
O pastel de nata sabe bem sozinho. Trata-se de um doce particularmente delicioso, seja comido à dentada, rasgando-o, seja comendo primeiro o creme à colher, saboreando aos poucos.
No entanto, independentemente do método escolhido para o consumo, irá adorar devorá-lo. Porém, também pode ser comido com companhia. O pastel de nata pode ser acompanhado por vários produtos, nomeadamente sumo natural, leite, leite com café. Contudo, o café é a companhia perfeita para o pastel de nata!
Receita de pastéis de nata
Receita de pastel de nata
Ingredientes
- 1 massa folhada retangular
- 250 ml de leite
- Casca de 1 limão orgânico
- 30 gr de farinha de trigo
- 150 gr de açúcar
- 75 ml de água
- 4 gemas
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, enrole a massa folhada (sobre ela mesma) e corte em 12 partes iguais.
- – Depois, unte as formas.
- – Em seguida, coloque 1 pedaço cortado da massa folhada dentro de cada forma.
- – No imediato, abra a massa dentro de cada forma.
- – Então, basta pressionar com os dois polegares para espalhar a massa na forma. Reserve!
- – Posteriormente, deve esquentar 150 ml de leite com a casca do limão num tacho.
- – Então, num copo grande, dissolva a farinha com o restante do leite (100 ml).
- – Depois, quando o leite (com a casca de limão) começar a ferver, adicione a misture do leite-farinha.
- – No imediato, mexa sem parar com a ajuda da vara de arames (fouet ou batedor).
- – Tenha em conta que a mistura deverá engrossar dentro de alguns minutos.
- – Em seguida, retire a casca e peneire esta mistura para retirar eventuais grumos. Reserve. – Depois, coloque água e açúcar na panela e comece a esquentar.
- – Posteriormente, quando levantar fervura, deixe ainda por 4 minutos.
- – No imediato, desligue e retire do fogo.
- – Depois, verta esta calda de açúcar em fio sobre o creme, sempre misturando.
- – Então, deixe arrefecer por alguns minutos.
- – Em seguida, adicione as gemas e misture bem.
- – No imediato, despeje essa mistura dentro de cada forma (já com a massa folhada).
- – No entanto, não preencha por inteiro, deixe um pequeno espaço.
- – Posteriormente, leve ao forno por 15 minutos a 230°C (no mínimo).
- – Por fim, tem os seus pastéis de nata prontos.
- – Se quiser, pode polvilhar com canela em pó, antes da degustação.
- – O pastel de nata pode ser servido quente ou frio.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Aprenda a fazer outros doces típicos portugueses: