Para que saiam perfeitos é necessário saber os segredos que estão por trás da receita! Aprenda como fazer pastéis de bacalhau deliciosos. Os pastéis de bacalhau são uma tentação gastronómica de comer e chorar por mais. A maioria dos portugueses tem uma devoção por este petisco. Independentemente do nome que se use (mais conhecido como «pastéis de bacalhau» no Sul e como «bolinhos de bacalhau» no norte do país), esta iguaria portuguesa tem presença obrigatória nos restaurantes e tascas tradicionais. Os pastéis de bacalhau podem ser servidos a diferentes horas do dia, sabem sempre bem, seja como refeição principal, ou como lanche.
Como fazer pastéis de bacalhau fofinhos e irresistíveis
Ingredientes de qualidade
Usar ingredientes frescos e locais é obrigatório para fazer uns pastéis de bacalhau com qualidade máxima! Especialmente, no momento de escolher o bacalhau.
Organização e respeito pelas medidas
A organização é fundamental. No momento de fazer a receita, deve ter à mão todos os ingredientes indicados na lista. Assim, com os ingredientes próximos de si, já prontos a usar, bem medidos e nas quantidades indicadas, será mais fácil realizar cada passo da receita.
O momento de desfiar o bacalhau
Nesta etapa, pode usar um truque bastante comum. Primeiro, deve colocar o bacalhau dentro de um pano. Em seguida, deve fazer uma trouxinha. Posteriormente, deve amassar o bacalhau na banca, com a ajuda do pano, como se estivesse a lavar a roupa. Esta
metodologia irá ajudar no processo de desfiar o bacalhau, além de fazer com que o excesso de água presente no bacalhau seja absorvido. Desta forma, com este procedimento, o bacalhau ficará desfeito em pedacinhos bem delicados. Por isso, os pastéis de bacalhau ficarão fantásticos.
Dar forma ao pastel de bacalhau
Antes de se avançar para a fritura destas tentações, é indispensável fazer a modelagem. Nesta etapa, muitas pessoas optam por utilizar as mãos, para fazer as bolinhas. No entanto, os pastéis de bacalhau devem ser feitos com recurso a colheres de sopa. É dessa forma que se deve modelar a massa, com a ajuda de duas colheres de sopa. O pastel de bacalhau não é redondo. Por isso, não é com as mãos que deve ser feito, mas sim com as colheres.
O método
Primeiro, com uma colher de sopa, pegue num pouco de massa criada. Depois, segure, enquanto que com a outra colher (presente na outra mão) empurra a massa pela lateral. Desta forma, deve pressionar ligeiramente para modelar, até que a segunda colher se encontre na posição da primeira e vice-versa. Este procedimento deve ser repetido várias vezes. Faça as vezes que forem necessárias até que o pastel de bacalhau se apresente com a superfície lisa e bem modelada.
Remoção de gordura
Fritar os pastéis de bacalhau no óleo deixa-os muito gordurosos. Por isso, deve eliminar essa gordura, para os tornar mais saudáveis. Após fritar os pastéis de bacalhau, deve-os ir retirando da frigideira. No imediato, transfira-os para um prato à parte, que se deve encontrar devidamente preparado com papel absorvente. Posteriormente, cubra os pastéis de bacalhau com mais papel absorvente para remover o excesso de gordura. Repita o procedimento com todos os pastéis que fritar. Se necessário, prepare mais do que um prato com papel absorvente.
O momento de servir
Os pastéis de bacalhau podem ser servidos com acompanhamentos muito distintos, nomeadamente com arroz branco, arroz de tomate, malandrinho, arroz de grelos, feijão, entre muitas outras opções. Pode ainda servir uma salada (esta pode ser enriquecida com diversas opções a seu gosto, nomeadamente com ingredientes como a alface, a cebola, o tomate, o pepino, o tomate-cherry, o queijo feta, o milho, entre outros). Os pastéis de bacalhau também podem ser servidos simples, só para petiscar à mão ou para serem colocados no pão.
Aprenda a preparar outros pratos típicos portugueses:
- Os Segredos do Molho de Francesinha à moda do Porto
- 11 receitas de pataniscas de bacalhau fofinhas
- 5 receitas de punheta de bacalhau, um petisco tradicional
Harmonização
No caso de servir os pastéis de bacalhau simples ou no pão, pode servir uma cerveja bem fresca. A melhor opção para beber depende do contexto. Num evento mais alargado e com o arroz como acompanhamento, pode servir com uma garrafa de vinho branco fresco. Num momento de convívio mais festivo, com familiares e amigos, pode servir uma sangria.