Saiba como fazer máscaras anti-rugas naturais e dê à sua pele um aspeto mais jovem. Ao longo dos anos, a pele vai perdendo firmeza e elasticidade e vão aparecendo as primeiras rugas e linhas de expressão.
Para combater esta tendência natural, pode recorrer a soluções naturais, como as máscaras faciais caseiras. Para nutrir e hidratar a pele em profundidade, deve preparar as seguintes máscaras, feitas com ingredientes super acessíveis e muito benéficos para a sua pele. Quer experimentar?
Como fazer máscaras anti-rugas naturais e eficazes
Máscara de abacate, óleo de gérmen de trigo e limão
O abacate é rico em vitamina A, B6, E e K, minerais, aminoácidos e ómega-3. É muito hidratante e nutritivo, sendo ótimo para usar em máscaras quer para a face, quer para o cabelo. O abacate combate as rugas, as linhas de expressão e a secura da pele, evitando o surgimento das marcas do envelhecimento.
O óleo de gérmen de trigo é rico em vitamina E, o que suaviza a pele, estimula a regeneração celular e atenua os sintomas de problemas como o eczema, a psoríase e as inflamações.
Por último, o limão é rico em vitamina C e tem propriedades antisséticas que combatem as espinhas.
Ingredientes
½ abacate maduro
1 colher de sopa de óleo de gérmen de trigo
½ colher de chá de sumo de limão recém-espremido.
Modo de Preparação
Esmague o abacate até obter uma pasta.
Junte o óleo de gérmen de trigo e o sumo de limão e mexa bem.
Aplique a máscara no rosto e no pescoço durante 10 a 15 minutos.
Enxágue com água morna.
“Uma curiosidade sobre o abacate, é que por ser rico em vitaminas, minerais, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, é eficiente no combate à celulite, sendo ainda, um estimulante ao sistema de proteção do organismo prevenindo várias doenças.” (Os Poderosos Efeitos Do Abacate E Suas Receitas Saudáveis. Mariana Prado Barbosa)
Leia também
- Adeus rugas! A máscara anti-rugas caseira que nos faz mais jovens
- A máscara caseira que reduz rugas e nos deixa com pele de bebé
- Receitas das melhores máscaras de rosto caseiras e como usar
Máscara caseira de banana, mel e iogurte
A banana possui vitaminas A, E e do grupo B, e minerais como ferro e potássio, além de substâncias antioxidantes. Assim, esta fruta ajuda a combater o processo de envelhecimento da pele, deixando-a mais saudável e macia, funcionando como um peeling que contribui para a renovação celular.
O mel é um ingrediente com propriedades antisséticas, que ajuda a combater as espinhas. As suas vitaminas, minerais e antioxidantes evitam os sinais do envelhecimento cutâneo.
O iogurte é hidratante e nutritivo, prevenindo o ressecamento da pele. Ele confere à pele um brilho saudável, graças ao ácido lático, ao zinco e a algumas enzimas.
Ingredientes
3 colheres de sopa de iogurte natural
1 colher de chá de mel orgânico
½ banana madura
Modo de Preparação
Esmague a banana e misture com os outros ingredientes.
Aplique a máscara sobre a pele limpa e deixe atuar durante 10 a 15 minutos.
Enxágue o rosto com água morna e, depois, com água fria para ajudar os poros a fechar.
Máscara caseira de gema de ovo, mel, azeite e limão
A gema do ovo possui luteína, uma proteína que contribui para a humidade natural do rosto, dando-lhe elasticidade e evitando aparecimento das rugas e da flacidez.
O azeite de oliva contém antioxidantes e vitaminas A e E, os quais auxiliam a combater os radicais livres, causadores do envelhecimento.
O mel e o limão possuem propriedades antissépticas que ajudam a diminuir o aparecimento das espinhas. Ambos dão vitaminas e sais minerais à pele, tornando-a mais saudável e resistente ao envelhecimento.
Ingredientes
1 gema de ovo
½ colher de sopa de mel orgânico
1 colher de sopa de azeite
½ colher de chá de sumo de limão
Modo de Preparação
Mexa bem todos os ingredientes e aplique a máscara sobre a pele bem limpa e seca, deixando atuar durante 10 a 15 minutos.
Enxágue o rosto com água morna e, depois, com água fria para fechar bem os poros.
Se tem pele seca ou normal, deve experimentar esta máscara, pois irá beneficiar bastante dela.
Antes de aplicar a máscara no rosto, deve experimentá-la numa pequena porção de pele, de modo a conferir se tem alguma reação alérgica digna de nota.