Seja um mestre do café coado e surpreenda as visitas aí de casa. Saiba como fazer café coado perfeito, passo a passo!
Preparar um bom café coado não é para todos. Mas a verdade é que quando a confeção corre na perfeição, o resultado é qualquer coisa de genial e de formidável, não é verdade? Portanto, vale a pena ler um pouco sobre o assunto e ficar a conhecer alguns truques e dicas sobre como preparar o café coado perfeito. Na vida, tudo tem a sua ciência e o café coado não é, certamente, uma exceção. Por isso, fique a saber exatamente como fazê-lo.
Como fazer café coado perfeito: passo a passo
Dicas e truques a ter em conta
– Utilize, idealmente, água filtrada. Basta a água ter algum sabor para prejudicar o paladar do café. Assim, antes de passar o café, aqueça a água e use-a, assim que ela esteja prestes a ferver.
– Use uma moagem média ou fina para o café coado. O ideal é que adquira o café já com a moagem certa.
– Procure uma proporção equilibrada entre café e água. Uma sugestão é usar 80 g de pó para 1 litro de água, no caso dos filtros de pano. Se usar filtros de papel, então deve reduzir a quantidade de café e utilizar 70 g de pó de café num litro de água.
– Escolha o café certo para si. Não há, necessariamente, cafés maus ou bons, mas sim cafés que apreciamos mais ou menos. Os cafés arábicos são mais suaves e delicados, enquanto que os robustos e conilons são mais fortes, intensos e amargos. O sabor do café tem, assim, a ver com as suas propriedades e não propriamente com a quantidade de café que usa. O tipo de grão e de torra é que vai influenciar o sabor final.
– Opte pela torra adequada para si. Uma torra intensa vai originar um café com sabor mais forte, enquanto as torras médicas e claras proporcionam cafés suaves e pouco ácidos.
– Humedeça com um pouco de água quente o filtro de papel ou de pano, antes de passar o café. Assim, elimina qualquer sabor que o filtro possa ter.
– Guarde os pós e os grãos do café num local bem fechado, escuro e sem cheiros fortes.
“No Brasil, segundo uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria do Café, o consumo de café expresso cresceu 125 % entre 2003 e 2007. Já o de café coado caiu 20 % no mesmo período.” Veja – Edições 44-52 – 2007 – Página 100
Passo a passo para fazer o café coado perfeito
– Coloque a água filtrada ou mineral em lume médio.
– Deixe atingir os 90ºC. Quando começar a borbulhar, retire do lume.
– Aguarde 5 minutos.
– Humedeça o filtro de papel ou de pano com água quente.
– Coloque o café no filtro de papel ou de pano, seguindo a proporção de 70/80 gramas de café por litro de água. Distribua o pó do café de maneira uniforme.
– Verta a água quente sobre o pó de café, em fio, ao mesmo tempo que faz movimentos circulares, de modo a alcançar o máximo de pó de café.
– Este processo não se deve estender para lá dos 5 minutos e o café coado deve ser bebido até 30 minutos após estar concluído.
– Se sobrar café, armazene-o numa garrafa térmica por 1 a 2 horas. Mesmo perdendo algumas propriedades, o café continuará próprio para consumo.
Bibliografia
Healthline. 9 Impressive Benefits of Cold Brew Coffee (Plus How to Make It). Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/cold-brew-coffee-benefits
Healthy Eating. Benefits of Using Coffee Filters. Disponível em: https://healthyeating.sfgate.com/benefits-using-coffee-filters-7625.html
NCultura
Se gostou deste artigo, faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…