Saiba como lidar com as ardilosas armadilhas dos supermercados e como resistir a compras por impulso. Seguramente que já aconteceu consigo ir ao supermercado com a intenção de comprar apenas um ou dois produtos que tinha em falta e acabou a sair do local com vários produtos no saco. Ninguém lhe apontou uma arma, mas não deixa de ser uma espécie de vítima. Caiu nas armadilhas estrategicamente colocadas pelos especialistas na área de marketing. Tudo o que é feito nos supermercados é feito com um objetivo: fazer com que se compre o máximo possível.
Ao ler este artigo, conseguirá perceber as técnicas usadas por estes especialistas que nos fazem comprar mais do que o necessário.
As armadilhas dos supermercados
1 – Dimensão dos carrinhos
É possível que não tenha reparado, mas o tamanho dos carrinhos de supermercados tem aumentado ao longo dos anos. Essa é uma decisão estratégica da equipa de marketing, porque contribui para um aumento nas vendas.
Quando o carrinho é grande, mais compras se faz, porque, inconscientemente, temos a tendência de querer preencher o espaço vazio. Sem pensar muito, muitas pessoas vão colocando compras no carrinho, porque ele não está cheio.
Portanto, é como se a ida ao supermercado só fosse aproveitada quando o carrinho de compras está cheio. No livro “Brandwashed”, os truques destas empresas são analisados. O autor Martin Lindstrom defende que essa é uma das estratégias que os supermercados usam para nos forçar a comprar mais. Por isso, quando se tem a intenção de comprar apenas alguns produtos, para cumprir uma lista de compras pequena, deve optar por levar a cesta.
2 – Aromas agradáveis
Quando se entra no supermercado, somos imediatamente recebidos por bons aromas, nomeadamente o de pão a sair do forno. Ora, este perfume agradável ajuda-nos a desejar comprar pão no imediato.
Se passar pelo departamento de limpeza, somos seduzidos pelos cheirinho dos produtos de limpeza que nos leva a querer comprar algo para ter a nossa casa com o mesmo aroma. Os especialistas em marketing aproveitam a sensibilidade do nosso olfato para vender. Não nos podemos deixar enganar. Não devemos cair nesta verdadeira técnica de venda.
3 – Ofertas atraentes
Nem sempre os produtos que se encontram em promoção são realmente uma boa compra. Apesar do preço com desconto do produto parecer barato, pode ser possível encontrar produtos similares a preços ainda melhores, seja na concorrência, seja no próprio supermercado, nas chamadas marcas brancas, por exemplo.
Por isso, antes de decidir comprar o que está em promoção, verifique a qualidade, a quantidade e o preço dos produtos que lhe interessam e compare.
4 – Produtos escondidos
A estratégia dos produtos escondidos. Existem produtos triviais (como o sal, o açúcar, o bicarbonato de sódio,…) que parecem esconder-se. São impossíveis de encontrar ou são colocados muito distantes de outros, inesperadamente.
Essa estratégia força-nos a percorrer os corredores, a ir ver o que está em diferentes prateleiras, à procura do que realmente necessitamos. Ora, desta forma, será mais fácil cair na tentação de comprar algo mais.
5 – As posições nas prateleiras
À altura dos nossos olhos, estão prateleiras com marcas mais populares ou os produtos que mais atraem os clientes. Essa decisão não é por acaso. Se comprarmos os produtos mais caros, mas dinheiro deixamos no supermercado.
Por isso, se pretende economizar dinheiro, deve olhar para as prateleiras fora do nível dos nossos olhos, as que se encontram mais em cima ou mais em baixo. Nestas prateleiras, poderá encontrar produtos similares que custam menos.
A exceção nesta estratégia mostra que os especialistas não têm escrúpulos. Para seduzir as crianças, posicionam coisas de que elas gostam à altura delas, nomeadamente chocolates e doces. Até colocam esses produtos nas caixas para compras de última hora.
Os pais são “forçados” a comprar esses produtos para não terem de lidar com os dramas que elas podem criar.
Aprenda mais técnicas para usar no supermercado:
- 10 conselhos para poupar nas compras do supermercado
- 7 razões para evitar saladas embaladas no supermercado
- 12 produtos a evitar comprar no supermercado
Estratégias para evitar cair nas armadilhas dos supermercados
1 – Fazer uma lista de compras
Antes de sair de casa, deve fazer uma lista de compras. Depois, já no supermercado, deve respeitar a lista, colocando no carrinho apenas o que estiver na lista. A lista de compras é muito importante. São produtos em que pensou e de que necessita verdadeiramente. Este procedimento permite evitar o desperdício de alimento e de dinheiro e faz-nos comprar com sabedoria.
2 – Evite a fome
Não vá às compras com fome. Se tiver vontade de comer, será mais facilmente vítima das estratégias de marketing. Será mais fácil cair em tentações. Com fome, podemos comprar coisas de que não necessitamos e que nem sequer iremos comer de imediato.
3 – Fazer compras diferentes
Tenha em conta que não existem apenas grandes supermercados. Pode alterar a forma de fazer compras. Há perto de nós lojas de alimentos e pequenos supermercados que têm bons produtos que estão à venda por preços acessíveis. Por isso, explore esses espaços, assim como as lojas de comércio justo, a granel e feiras livres.
4 – O tempo é um bem precioso
O tempo é dinheiro diz o povo. Por isso, não perca tempo. Em vez de passear pelos corredores, faça as compras de que precisa, indo diretamente aos produtos de que necessita, sem passar por outros corredores. Desta forma, será mais difícil ser seduzido a fazer compras de que não necessita.
5 – Avalie as ofertas promocionais
Antes de fazer as compras, compare a concorrência e não se limite a analisar as ofertas de folheto de apenas um supermercado. Noutros estabelecimentos, pode encontrar os produtos que deseja mais baratos.