Sete construções absolutamente fantásticas que infelizmente se perderam… Não perca esta oportunidade de perceber como eram as 7 maravilhas do mundo antigo.
Na Antiguidade foram realizadas construções que ficaram no imaginário das pessoas. Um encanto que se foi propagando no tempo, pela memória do impacto que criaram. Contudo, o espaço temporal que separa a construção dessas obras emblemáticas dos nossos dias é enorme.
Um espaço temporal repleto de acontecimentos (guerras, incêndios, catástrofes naturais como terramotos, avalanches ou outras) que tornaram impossível que elas permanecessem até aos nossos dias.
Entre as “Sete Maravilhas do Mundo da Antiguidade”, apenas a poderosa Grande Pirâmide de Gizé sobreviveu, embora as marcas do tempo estejam bem presentes nela. Conheça as 7 maravilhas do mundo antigo, como gostaríamos de as ter visto!…
Como eram as 7 maravilhas do mundo antigo
A fonte
A tecnologia dos dias de hoje é avançada, tão avançada que é possível dar-nos parte da imagem do que seria se essas construções tivessem permanecido intactas até aos nossos dias.
Leia também: Estas 22 Maravilhas de Portugal são Património da Humanidade
A Budget Direct é uma empresa com experiência em tecnologia e, recorrendo a uma série de renderizações 3D foto-realistas, possibilitou este sonho de dar a conhecer as maravilhas da antiguidade.
Os profissionais
Para a realização deste feito de (re-)visitar estas construções maravilhosas da Antiguidade, foi necessário formar uma equipa extremamente competente e talentosa. Foi sob a orientação do diretor de arte da NeoMam que artistas gráficos conseguiram demonstrar como seriam estas sete maravilhas no seu auge.
Na sequência de uma pesquisa aprofundada, a equipa contou ainda com o trabalho excecional de Erdem Batirbek e Keremcan Kirilmaz, designers de arquitetura.
O projeto
Os autores deste ambicioso e interessante projeto tiveram a oportunidade de defender o propósito desta demanda: “O nosso objetivo é inspirar as pessoas a redescobrir as maravilhas há muito esquecidas do mundo antigo e despertar a curiosidade de viajantes frequentes e usuários da Internet, mostrando áreas do mundo que talvez eles tenham considerado visitar”.
Conheça as 7 maravilhas da Antiguidade, no seu auge!…
Templo de Ártemis
Este templo esteve construído em Éfeso, na atual Turquia, e foi uma das Sete Maravilhas da Antiguidade. É um caso de persistência que acabou por perder a batalha contra o tempo e o seu contexto. O Templo de Ártemis tem a curiosidade de ter sido construído três vezes, o mesmo número de vezes que foi destruído…
Heróstrato foi o responsável por um incêndio que levou à destruição do templo de Artemis, que teve a infeliz ambição de ser lembrado para a posteridade por isso e conseguiu. Esse momento ocorreu na noite de 21 de julho do ano 356 a.C. Posteriormente, foi reconstruído mas os godos em fuga destruíram a cidade e a ele. Por último, em 401 d.C., foram os cristãos. Estes também deixaram para trás apenas as fundações, sobrando atualmente uma única coluna que ainda é visitada, sendo uma das atrações turísticas da região.
Estátua de Zeus em Olímpia
Outra estátua que desapareceu por imposição do poder destrutivo do fogo. A escultura de Zeus era impressionante, revelando o majestoso deus no seu trono.
A sua estátua expunha uma riqueza incomum, repleta de materiais como ouro, marfim, mas também enfeites de ébano e pedras preciosas. Foi curta a longevidade da obra criada como tentativa de ofuscar os atenienses.
Mausoléu de Halicarnasso
Esta construção foi realizada tendo por base o mármore branco e foi construída na atual Bodrum (Turquia). Apresentava diferentes influências na sua estrutura, nomeadamente traços arquitetónicos gregos, egípcios e lícios. Este belíssimo túmulo tinha sido propositadamente construído para Mausolo, rei de Cária.
Os inúmeros terramotos estão entre as razões que levaram ao completo desaparecimento desta obra que teria 45 metros. Esta construção emblemática, cuja conclusão teve lugar por volta de 350 a.C., está inteiramente ligada ao termo mausoléu. Embora hoje em dia seja um termo usado genericamente para descrever qualquer tumba grande, no início “Mausol-eion” significava “associado com Mausolo”.
Farol de Alexandria
Encomendado por Ptolomeu I, o Farol de Alexandria foi o primeiro farol do mundo. Uma construção espetacular que durante séculos foi dos edifícios mais altos do planeta.
Tendo sido construído entre 300 a.C. e 280 a.C., o Farol de Alexandria foi destruído gradualmente por terramotos frequentes que ocorreram entre o século XII e o final do século XV. Mais tarde, foi transformado numa fortaleza medieval por Mamlūk sultan Qāʾit Bāy.
Jardins Suspensos da Babilónia
Seja um conto de fadas ou uma história verdadeira, os jardins pareciam um sonho. Será que terá sido apenas imaginação de um escritor ou terão existido mesmo estes fantásticos jardins? Há dúvidas se se tratou de uma lenda ou se terá sido uma criação real, mas de acordo com o que foi dito ao longo dos tempos, tratava-se de um verdadeiro paraíso na Terra.
Leia também: Uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo fica em Portugal
Os Jardins Suspensos da Babilónia terão sido construídos como um presente. Amytis demonstrava ter grandes saudades das montanhas verdejantes do Império Medo, por isso o rei da Babilónia Nabucodonosor presenteou a sua esposa com a emblemática obra que estaria localizada perto do rio Eufrates, no atual Iraque.
Grande Pirâmide de Giza
Como já foi dito, é a única maravilha antiga que hoje podemos contemplar. Construída em 2560 a. C. como uma tumba para o faraó egípcio Khufu, a Grande Pirâmide de Gizé é realmente uma construção verdadeiramente colossal com números que impressionam.
A pirâmide foi construída em 13 acres e possui 481 pés de altura. Um número que a fez assumir o trono de estrutura mais alta do mundo por quatro milénios!…
Colosso de Rodes
Um forte terramoto está na origem da destruição desta magnífica estátua. Não durou sequer um século, pois esta maravilha desapareceu ao fim de apenas 56 anos. Tempo suficiente para encantar as pessoas dessa época.
A estátua foi construída a partir dos restos do arsenal do exército cipriota. Após a derrota destes, o arsenal foi derretido e com a matéria resultante foi realizada a estátua no porto de Mandraki, em Rodes. A estátua triunfal do deus do sol grego Helios foi realmente uma obra magnífica.
A produção da obra começou em 304 a.C. e foram precisos doze anos para o Colosso ser inteiramente esculpido. O Colosso tinha ambas as pernas assentes em altos pedestais de mármore e a abertura de pernas permitia às embarcações passarem por entre as suas pernas.