Aprenda a descongelar alimentos corretamente e com segurança! Descubra métodos eficazes para preservar a textura, sabor e qualidade dos alimentos durante o processo de descongelamento. Desfrute de refeições deliciosas em todas as ocasiões. Congelar e descongelar alimentos corretamente é uma forma inteligente de fazer a gestão casa. O frigorífico e o congelador permitem-nos ter alimentos com elevada qualidade por mais tempo. Desta forma, não temos a necessidade de ir ao supermercado sempre que se tem de fazer uma refeição.
Apesar de ser algo comum, há formas adequadas de congelar e descongelar determinados alimentos, procedimentos específicos conforme as caraterísticas do produto. Reunimos um conjunto de dicas que ajudarão todos a fazerem um congelamento e descongelamento adequado, adaptado a cada produto.
Aprenda a descongelar alimentos corretamente e de forma segura
Diariamente, é frequente colocar alimentos no congelador, tal como retirá-los de lá. Este procedimento acontece quase diariamente. No entanto, será que quando o fazemos estamos a fazer o que devemos?
No NCultura, iremos apresentar um conjunto de dicas que permite descongelar os alimentos corretamente, independentemente de serem massas, carnes, frutas, tortas ou outro tipo.
Embora haja vários produtos que não devam ser congelados, há muitos que devem, mas cumprindo alguns pressupostos. Lembre-se que as más práticas podem colocar a sua saúde em risco, além da saúde dos elementos da sua família!
1 – Ovos e laticínios
O melhor método de descongelamento é realizado no frigorífico, um processo que dura algumas horas. Por exemplo, no caso da manteiga, demora 4 horas. O mesmo procedimento pode ser realizado para o leite. Apesar de apresentar um aspeto destelhado, ele ficará com o aspeto habitual mexendo vigorosamente.
Já os ovos só devem ser congelados se forem crus e, após serem descongelados, podem ser cozinhados como os ovos frescos. Nunca se devem congelar ovos cozidos.
O processo de descongelar o queijo é muito lento. Deve ficar 24 horas no frigorífico. Posteriormente, devem ficar mais 4 horas à temperatura ambiente. Contudo, se se tratar de queijo ralado descongelado, pode usá-lo de imediato.
2 – Massas
O descongelamento das massas tanto pode ser realizado no frigorífico, como à temperatura ambiente, devendo este ser feito num recipiente fechado. Além disso, a massa também pode ser realizada no forno ou no micro-ondas. O tempo de descongelação pode variar de acordo com a porção de massa congelada.
3 – Peixes e marisco
Antes de consumir e preparar o peixe, ele deve ser descongelado no frigorífico. O peixe deve manter-se no frio por 24 horas, idealmente. Ao colocar o peixe a descongelar no frigorífico, deve ter o cuidado de o isolar. Coloque o peixe num recipiente para evitar que o seu odor “contamine” outros alimentos e se propague pelo frigorífico.
4 – Aves e outras carnes
Antes de serem cozinhadas, as aves que tem no congelador devem ser colocadas no frigorífico. Este processo de descongelar as aves demora o seu tempo. Demoram 24 horas a serem descongeladas. Desta forma, conseguem preservar as suas proteínas e nutrientes.
Tenha em conta que só deve retirar a ave da embalagem quando a porção se encontra totalmente descongelada. Nesse momento de retirar a ave da embalagem, deve eliminar todo o líquido que a ave tenha libertado.
No caso das carnes em geral, deve evitar o erro comum de mergulhar a carne em água. Deve compreender que quando a carne se encontra descongelada não deve nunca contactar com porções de carne ainda a descongelar. Apesar de ser uma ideia que parece acelerar o processo de descongelação, fique a saber que essa opção pode representar uma contaminação por bactérias.
5 – Tortas
No momento de congelar as tortas, remova a decoração. Elas devem ser congeladas sem a decoração final. Posteriormente, após descongelar, a decoração deve ser acrescentada no momento de servir. No entanto, pode descongelar as tortas à temperatura ambiente ou deixar umas horas no frigorífico.
6 – Frutas
Para consumir as frutas, não é necessário que elas descongelem a 100%. Se retirar as frutas do congelador para o frigorífico, elas estão prontas a comer em cerca de 4 horas.
Aprenda a descongelar:
- Aprenda a descongelar o congelador do frigorífico
- Saiba como congelar pão e descongelar. Tome nota!
- Aprenda a congelar fruta e a conservá-la por mais tempo
Importante
Tenha em conta que após descongelar qualquer um destes alimentos, eles devem ser consumidos num espaço até dois dias, no máximo.
Seguramente que algumas destas informações causaram surpresa. Apesar de se achar que congelar é um procedimento simples, tivemos a oportunidade de constatar, que nem sempre se cumpria com estas indicações.
É natural que se desconheçam estas informações, pois muitos dos nossos hábitos foram criados há muito tempo, tendo sido herdados. No entanto, os conhecimentos que foram sendo adquiridos, permitem-nos chegar aos métodos mais adequados.
Estes procedimentos são da máxima importância e devem ser respeitados, porque são fundamentais. Eles permitem-nos que os alimentos que foram devidamente conservados estejam perfeitos para serem ingeridos e se encontrem livres de quaisquer bactérias ameaçadoras não apenas da sua saúde, como de todos os elementos da sua família.