Não volte a desperdiçar comida! Aprenda a conservar frutas e legumes com o nosso guia prático e aumente a durabilidade destes alimentos! No verão, os dias são quentes e atraem mais portugueses à praia. O povo quer estar na melhor forma possível. Por isso, nesta estação, as pessoas procuram fazer refeições mais saudáveis.
O consumo de frutas e legumes é mais comum. Por isso, há um aumento da compra destes itens. O problema é que eles podem perder qualidades em pouco tempo, especialmente se não se souber armazenar frutas e legumes de forma adequada.
O presente artigo do NCultura visa servir como um guia prático para a conservação de frutas e legumes. Reunimos um conjunto de truques de especialistas que podem evitar o desperdício destes alimentos.
Existem estratégias eficazes que permitem aumentar a durabilidade de frutas e legumes. A vida útil destes alimentos é prolongada, mantendo a sua frescura e as suas qualidades por mais dias.
Aprenda a conservar frutas e legumes por muito mais tempo
Alface
A alface Iceberg deve ser guardada no frigorífico, sempre. Idealmente, na gaveta dos legumes. Contudo, lave as folhas à medida que as usa para a salada. Na alface frisada, é diferente. Deve ser lavada folha a folha. Depois, secar cada folha (pode usar pano ou colocar no secador de saladas).
Posteriormente, guarde numa caixa de plástico ou então pode usar um saco com fecho hermético. Pode colocar papel absorvente para absorver a humidade.
Batatas
Não é necessário ter cave ou garagem para as manter num local seguro para elas. As batatas devem ser armazenadas num local escuro, fresco e bem ventilado. Isto é, devem ser colocadas afastadas da luz do sol e numa zona mais fresca. Nestas condições, as batatas podem durar entre 4 a 6 meses.
Cebolas
As cebolas devem ser guardadas num local escuro e fresco, evitando que apanhe luz solar, num espaço arejado que deve ser o mais fresco possível. Desta forma, as cebolas duram mais tempo. No entanto, também pode guardar as cebolas já descascadas, no frigorífico. Nesse caso, devem ser embrulhadas em papel de alumínio.
Cenouras
As cenouras devem ser guardadas na gaveta dos legumes do frigorífico. Após a compra, deve retirar as folhas verdes que levam a que se estraguem mais facilmente. Pode guardar as cenouras inteiras. Se as guardar já cortadas, coloque-as num recipiente com água até as cobrir. Desta forma, podem durar até um mês no frigorífico. É necessário trocar a água de 5 em 5 dias.
Cogumelos
Após comprar cogumelos frescos, guarde-os no frigorífico. Só deve retirá-los da embalagem original no momento de os cozinhar. Os cogumelos também podem ser guardados num saco de papel.
Isso irá impedir que fiquem com demasiada humidade. Pode lavar os cogumelos e embrulhá-los. Depois, coloque-os num pano de cozinha e conserve-os no frigorífico.
Tomate-Cherry
O tomate-cherry enriquece as saladas, além de representar um bom lanche ou “petisco”. Pode lavá-los logo após a compra. Depois, seque-os bem. Em seguida, devem ser colocados na caixa com papel absorvente por baixo.
Vegetais
Após comprar os vegetais como os espinafres, por exemplo, retire a sujidade que possam ter na raiz. Posteriormente, guarde os vegetais no frigorífico com as raízes a serem colocadas numa taça/frasco com água para se manterem viçosos por mais tempo.
Ervas Aromáticas
As ervas aromáticas só devem ser lavadas quando as for consumir. Quando usar os coentros, a salsa, o manjericão e a hortelã trate com cuidado, como se fossem ramos de flores.
Primeiro, deve cortar as pontas. Em seguida, deve colocá-las num frasco com um pouco de água. Contudo, enquanto os coentros e a salsa devem ser conservados no frigorífico, o manjericão e a hortelã devem ser guardados à temperatura ambiente.
Aprenda a conservar alimentos:
- Como conservar queijo por mais tempo mantendo a sua qualidade
- Aprenda a conservar melancia depois de cortada
- Aprenda a conservar alface para que dure até 2 semanas
Dicas eficazes para conservar diferentes tipos de fruta
Frutos Vermelhos
Os frutos vermelhos devem ser guardados no frigorífico. Não os lave antes. Como nas caixas em que eles se encontram já há respiração, deixe-os ficar nessa caixa. Eles só devem ser lavados no momento de os consumir.
Morangos
Os morangos devem ser colocados num recipiente de vidro já forrado com uma folha de papel absorvente e guarde-os no frigorífico. Se vir que o papel absorvente está húmido, troque o papel.
Não deve colocar uns morangos em cima dos outros. Deve existir espaço entre eles para não se danificarem. Se necessário, use dois recipientes de vidro ou três. Se identificar morangos que já não estejam bons, retire-os logo. O bolor facilmente se espalha aos restantes morangos.
Bananas
As bananas verdes ficam fora do frigorífico para amadurecerem. Se as colocar logo, a casca escurece mas, mesmo se ficarem negras por fora, por dentro estão boas.
Quando ficam amarelas, devem ser colocadas no frigorífico para que não se estraguem. Coloque-as num saco de plástico hermético. Deste forma, este fruto irá durar mais tempo. Outra solução é embrulhar em papel de jornal e / ou cobrir os pés com papel aderente!
Uvas
As uvas devem ser guardadas no frigorífico, numa taça, após as lavar e secar bem.
Maçãs, Tangerinas, Laranjas, Kiwi
As maçãs, citrinos (laranjas, tangerinas, clementinas, limões…) e kiwis devem ser guardados na despensa, num espaço fresco e sem luz do sol direta. Podem ser colocados num cesto ou taça, por categoria.