No mundo automóvel, e particularmente em Portugal, a discussão sobre o uso de combustível premium versus combustível low-cost tem gerado debates constantes. Alguns condutores defendem que ambos os tipos de combustível são praticamente idênticos, enquanto outros acreditam que o combustível premium oferece um desempenho superior para o motor e uma maior eficiência. Este debate ganha ainda mais relevância à medida que os preços dos combustíveis continuam a aumentar, impulsionados pela volatilidade do mercado e fatores externos, como o conflito na Ucrânia.
Para quem percorre grandes distâncias semanalmente, o preço é frequentemente o fator decisivo. Abastecer num posto mais barato parece ser a escolha óbvia para poupar, especialmente quando o impacto imediato no desempenho do carro não é percetível. Por outro lado, há quem, ocasionalmente, opte por um combustível mais caro e premium, acreditando que está a “dar um miminho” ao motor e a garantir-lhe uma vida mais longa e saudável.
Mas a grande questão permanece: Será que abastecer sempre com combustível low-cost pode prejudicar o motor do carro? Existem realmente diferenças significativas entre o combustível mais barato e o premium que justifiquem o preço mais elevado?
O impacto dos preços dos combustíveis em Portugal
Os combustíveis em Portugal nunca foram baratos, e nos últimos anos, o cenário tornou-se ainda mais desafiador. Com o aumento dos preços globais do petróleo, exacerbado pela instabilidade política e económica mundial, os valores à bomba dispararam. Adicionalmente, o governo português aplica uma carga fiscal elevada sobre os combustíveis, comparativamente a outros países europeus, o que gera grande controvérsia entre os consumidores.
Segundo o Leak, esta combinação de fatores leva muitos portugueses a optar pelos postos de combustíveis low-cost, onde o preço por litro pode ser alguns cêntimos mais barato. A diferença de preço pode parecer insignificante numa única viagem, mas para quem abastece regularmente, essa poupança torna-se bastante considerável ao longo do tempo.
Combustível Premium vs. Combustível Low-Cost: as dwiferenças
Embora grande parte dos combustíveis vendidos em Portugal seja refinada nas mesmas refinarias e a partir das mesmas matérias-primas, existem diferenças que podem não ser imediatamente óbvias. Essas diferenças residem, essencialmente, na composição de aditivos e no transporte.
Cada marca de combustíveis afirma ter a sua própria “receita secreta”, que inclui diferentes quantidades e tipos de aditivos. Esses aditivos, como detergentes e lubrificantes, são responsáveis por limpar o sistema de injeção de combustível, proteger o motor contra a corrosão e melhorar a eficiência de combustão. Por isso, o combustível premium tende a incluir mais aditivos que, segundo as marcas, oferecem uma proteção extra para o motor.
Além disso, o transporte do combustível também pode influenciar a sua qualidade. A limpeza e o estado dos camiões-cisterna utilizados para transportar o combustível podem variar, o que pode, em teoria, afetar a qualidade final do produto que chega ao seu depósito. Contudo, esta diferença é frequentemente considerada marginal.
Efeitos do combustível Low-Cost no motor
Uma das preocupações mais comuns entre os condutores que abastecem com combustível low-cost é o possível impacto negativo no desempenho e saúde do motor. No entanto, até à data, não foram provadas consequências graves. Estudos e comparações realizados, como os da DECO Proteste em 2012, indicam que não há provas concretas de que o combustível low-cost prejudique o motor de forma significativa. Mesmo com o passar dos anos e a evolução tecnológica, não surgiram estudos recentes que demonstrem grandes problemas associados ao uso contínuo deste tipo de combustível.
A Galp, uma das maiores empresas de combustíveis em Portugal, já esclareceu publicamente que os seus combustíveis low-cost cumprem todos os requisitos legais e de segurança, oferecendo garantias de qualidade aos consumidores.
Combustível aditivado: vale a pena?
Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é melhor para o seu veículo, é importante entender que os combustíveis premium ou aditivados não são um “milagre” para o motor, mas oferecem benefícios adicionais. Combustíveis com aditivos podem ajudar a limpar os injetores, a melhorar a combustão e a aumentar a eficiência do motor, o que pode ser útil, especialmente em veículos mais antigos ou com elevado número de quilómetros.
Se conduz um carro novo ou com tecnologia moderna, o impacto do combustível premium pode ser menos notório. No entanto, veículos mais antigos ou com motores mais sensíveis podem beneficiar de uma “limpeza” ocasional proporcionada pelos aditivos presentes nos combustíveis mais caros.
O que deve fazer?
A escolha entre combustível premium e low-cost depende de vários fatores, incluindo o seu orçamento, o tipo de carro que possui e o número de quilómetros que percorre regularmente. Se faz muitos quilómetros e procura a opção mais económica, abastecer com combustível low-cost pode ser uma escolha sensata e financeiramente viável, desde que o carro não apresente problemas de desempenho.
Por outro lado, se deseja dar ao motor um cuidado extra de vez em quando, optar por combustível premium ocasionalmente pode ajudar a prolongar a vida útil do motor. Mas, no geral, a diferença entre os dois tipos de combustível é muitas vezes considerada marginal, e não existem evidências de que o uso exclusivo de combustível low-cost cause danos graves ao motor.
Conclusão
No final de contas, tanto o combustível premium como o low-cost cumprem os requisitos legais e de segurança em Portugal. Embora existam pequenas diferenças na composição de aditivos e no transporte, não há provas de que o combustível low-cost cause problemas significativos ao motor do seu carro.
Para quem procura poupar, abastecer em postos mais baratos pode ser uma opção perfeitamente válida. Contudo, para os condutores que desejam manter o motor nas melhores condições possíveis, abastecer ocasionalmente com combustível aditivado pode ser uma escolha equilibrada.
Assim, a decisão depende essencialmente das suas necessidades e prioridades. O que é certo é que, independentemente da sua escolha, o mais importante é garantir que o seu veículo recebe uma manutenção adequada e regular, para que continue a funcionar de forma eficiente e segura ao longo do tempo.
Low cost só mesmo para enganar totós
Alguns ” mecânicos” até tentam camuflar a sua ignorância e incompetência atribuindo culpas aos low cost de estragos no sistema de injeção levando alguns mais susceptíveis a acreditar…