Suba a bordo do Comboio Histórico do Douro e viva uma experiência memorável. O roteiro que se realiza nesta aventura é inesquecível. Permite-nos contemplar a deslumbrante beleza do Douro, apresentando-nos uma das paisagens mais arrebatadoras de Portugal. O famoso Comboio Histórico é um património móvel que se encontra sobre carris. O percurso realizado neste meio de transporte icónico é muito mais do que um passeio pitoresco que explora o melhor da região do Douro. A bordo do famoso Comboio Histórico vive-se uma fascinante jornada nostálgica à história, que nos permite uma viagem ao passado.
Comboio Histórico do Douro: uma viagem inesquecível
O Comboio Histórico do Douro permite-nos viajar no tempo dentro do território português. Ele circula entre julho e outubro, proporcionando uma experiência maravilhosa num percurso realizado à beira do Rio Douro.
A Linha do Douro é reconhecida como uma das obras-primas da engenharia ferroviária de Portugal. Subir a bordo da locomotiva a vapor faz-nos conhecer como se viajava no passado. A elegância está presente em cada uma das 5 carruagens históricas. O percurso apresenta um dos melhor cenários que se pode encontrar no nosso país. Na viagem que se realiza entre a Régua e o Tua, contemplamos a arrebatadora beleza da paisagem do Vale do Douro, classificada pela UNESCO como Património Mundial.
O Comboio Histórico voltou a serpentear os socalcos do Douro. A Região Demarcada mais antiga do mundo é famosa pelos seus incríveis vinhos e pelas deslumbrantes paisagens de tirar o fôlego. Esta experiência serve como um testemunho de como se processavam os transportes de passageiros em pleno século XIX. Nessa época, o comboio desempenhou um papel fundamental nas vias de comunicação do país.
Em Portugal, foram construídas uma série de linhas. No entanto, esta teve um papel distinto. A espetacularidade da via duriense é singular. Esta linha foi construída à base de esforço braçal e de recurso a dinamite.
Desta forma, o homem conseguiu superar os desafios que iam surgindo pelo caminho, domou o rio e conseguiu alisar os penhascos graníticos.
Embarque nesta aventura e mostre os seus dotes na fotografia. Não faltarão cenários inspiradores.
Programa do Comboio Histórico do Douro
O programa desta viagem memorável é de um dia, tempo suficiente para recordar o momento para sempre. O evento começa com partida da Régua, marcado para as 15h30 e a viagem de regresso é feita pelas 18h26. A pontualidade pode não ser inglesa, mas há rigor. Nesta aventura, haverá paragem no Pinhão, seguindo até ao Tua e regresso.
Tenha em consideração que a receção e o acolhimento aos Clientes do Comboio Histórico do Douro é realizado com meia hora de antecedência. Antes da partida, é feita a oferta de um cálice de vinho do Porto – “Porto Ferreira”. Neste momento, também terá direito a água, rebuçados da Régua e ofertas de produtos da Região.
Aproveite o momento na Estação do Pinhão para assistir ao abastecimento de água à locomotiva a vapor CP 0186, cuja origem remonta ao ano de 1925. Pode ainda aproveitar a oportunidade para apreciar a singular beleza dos painéis de azulejos que decoram as paredes da Estação do Pinhão.
Estes painéis retratam a paisagem e a vida das gentes em terras durienses. Entre os destaques estão as imagens alusivas à produção do vinho do Porto, mas também do transporte do vinho em barcos rabelos e das vindimas.
Na viagem de regresso, deve realizar uma visita à Wine House que se encontra presente no edifício da estação. Neste espaço, poderá adquirir produtos típicos da região. São lembranças que deixarão muitos familiares agradecidos. Também podem ser mimos dados a si mesmo.
Na Estação do Tua, pode apreciar a encantadora paisagem, enquanto a locomotiva a vapor realiza as tradicionais manobras de inversão.
Nota: Se se verificar a impossibilidade de recurso à locomotiva a vapor, é feito o recurso à locomotiva a diesel.
Pode aceder ao Guia de Viagem do Comboio Histórico do Douro, aqui.
A composição do Comboio Histórico
Locomotiva Vapor 0186: foi construída em 1925 na Alemanha, pela mão de Henschel & Sohn.
Carruagem Histórica ACDt 484: apresenta o número antigo 8129002-0. Esta carruagem foi construída na Bélgica no ano de 1912, por Nicaise & Delcuve.
Carruagem Histórica CTF 5511: esta carruagem apresenta o número antigo 2429056-6 e foi construída em 1930, mais precisamente nas Oficinas dos Caminhos-de-Ferro do Estado Minho e Douro – Porto Campanhã.
Carruagem Histórica CTF 5513: esta carruagem apresenta o número antigo 2429057-4. Ela foi construída em 1930, mais precisamente nas Oficinas dos Caminhos-de-Ferro do Estado Minho e Douro – Porto Campanhã.
Carruagem Histórica ACDt 481: apresenta o número antigo 8129001-2. Esta carruagem é uma obra de 1908, tendo sido realizada pelo construtor belga Nicaise & Delcuve.
Carruagem Histórica CTF 2282: esta carruagem apresenta número antigo: 2429055-8. Ela foi construída em 1934. A carruagem é originária das Oficinas Gerais da Figueira da Foz.
Fique a conhecer mais viagens de comboio magníficas:
- 10 Viagens de sonho em comboios de luxo para fazer uma vez na vida
- 5 das melhores viagens de comboio em Portugal
- A maior viagem de comboio do mundo começa em Portugal
Preçário
Esta viagem é de ida e volta. Ao longo do percurso, poderá encontrar com muita animação. Poderá ser surpreendido com ofertas a bordo. Ao longo do percurso, terá a oportunidade de saborear um cálice de vinho do Porto “Porto Ferreira”.
👨Adultos: 49,00 €
👶Crianças: 25,00 €
👨👩👧👦Grupos: 46,00 €
Datas para a experiência
– julho: 8, 9, 12, 15, 16, 22, 23, 26, 29, 30
– agosto: 2, 5, 6, 9, 12, 13, 15, 16, 19, 20, 26, 27 e 30
– setembro: 2, 3, 6, 9, 10, 13, 18, 17, 23, 24, 27 e 30
– outubro: 1, 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29
Bilheteiras
Pode comprar o bilhete na bilheteira online.
Grupos: [email protected]
Nota: Tenha em conta que no bilhete é somente apresentada a informação sobre a viagem de ida. No entanto, o bilhete é válido para a viagem de ida e volta. A carruagem e o lugar identificados mantêm-se inalterados para a viagem de regresso.