Fique a conhecer a fundo os encantos de Elvas, um destino que reúne um conjunto de atrações imperdíveis e que já foi a antiga ‘chave do reino’ no Alentejo.
No nosso país, não faltam destinos turísticos que revelam pequenos tesouros. Portugal tem locais que são perfeitos para uma escapadinha. Alguns são bastante conhecidos. Outros, não tendo a mesma popularidade, escondem diversas atrações que deixam rendidos todos os que os visitam.
Um desses destinos é Elvas. Fique a conhecer a fundo os encantos de Elvas um destino que reúne um conjunto de atrações imperdíveis.
Elvas: a cidade que já foi a antiga ‘chave do reino’ no Alentejo
Localização
Elvas é seguramente uma das bandeiras do Alentejo. Esta região portuguesa encontra-se repleta de encantos e Elvas destaca-se entre as suas maiores riquezas. A localização de Elvas foi estratégica. Encontra-se a apenas 8 km de Badajoz.
Por isso, esta cidade fronteiriça serviu o país como uma cidade fortaleza. O seu património é incrível. Dizer que se trata de uma das cidades mais bonitas de Portugal não é elogio. Trata-se de uma questão de justiça.
Reconhecimento internacional
Esta pequena cidade presente a sul do Alentejo apresenta um conjunto de atrações que a torna num destino particularmente encantador. Por isso, Elvas foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO (desde 2012), sendo considerada a cidade com o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo.
As portas
É possível entrar em Elvas por uma das três portas que atualmente dão acesso à cidade amuralhada. As três portas são: as Portas de Olivença, as Portas de São Mamede ou as Portas da Esquina.
Independentemente da opção, o interior dá-nos a sensação de viajar no tempo. Parece que viajamos para outra era, por isso todos os que visitam Elvas ficam fascinados.
Património da Humanidade
Esta cidade já foi a mais importante linha de defesa da nação. Aqui muitos caíram a lutar contra os espanhóis. Mas Elvas, a poderosa, resistiu sempre, porque tem o maior sistema de fortificações abaluartadas do mundo. Por isto e muito mais é Património Mundial da Humanidade.
Elvas apresenta-nos um conjunto de fortificações que nos encanta. As fortificações que rodeiam Elvas foram construídas entre os séculos XVII e XIX. Na lista da UNESCO sobre o Património da Humanidade, estão incluídas as fortificações, o seu Centro Histórico e o magnífico Aqueduto da Amoreira.
Aqueduto da Amoreira
Este aqueduto foi iniciado em 1537, pelas mãos do arquiteto Francisco de Arruda. Este arquiteto também construiu o Aqueduto da Prata, em Évora. A construção do aqueduto só foi finalizado em 1620.
O Aqueduto da Amoreira é uma obra colossal. Este aqueduto apresenta 8,5 km de extensão e 31 metros de altura. O Aqueduto da Amoreira é considerado um dos maiores aquedutos da Península Ibérica.
As fortificações da cidade
As Muralhas de Elvas
Estas muralhas apresentam-se como uma atração imperdível. As diferentes cercas que compõem estas muralhas foram sendo construídas ao longo do tempo.
O Forte de Nossa Senhora da Graça
Este forte foi construído no século XVIII. A localização do Forte de Nossa Senhora da Graça é visível por toda a cidade. Este forte permite umas vistas impressionantes sobre toda a região.
O Forte de Santa Luzia
Este forte está datado do século XVII. É mais pequeno e está conectado com o centro histórico da cidade por uma passagem subterrânea e 3 fortins, datados do século XIX: o de São Mamede, junto ao Forte de Santa Luzia, o de São Pedro e o de São Domingos, junto ao Aqueduto da Amoreira.
O Castelo de Elvas
Esta é uma construção de origem islâmica. É desta construção que partem as muralhas de defesa da cidade. Em 1906, o Castelo de Elvas tornou-se no primeiro Monumento Nacional a ser classificado como tal.
O centro histórico
O Castelo serve como ponto de partida perfeito para a realização de uma caminhada pela cidade antiga. Ao longo do percurso, é possível apreciar a beleza de Elvas. Percorrer as ruas estreitas do centro histórico revela-se uma experiência imperdível.
Praça da República
Este local revela-se um ponto de passagem obrigatório. No verão, realizam-se por aqui diversos eventos que tornam Elvas num destino ainda mais encantador. Entre os eventos mais populares, está o Festival Medieval de Elvas.
Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Este templo parece coroar a Praça da República. A antiga Sé Catedral apresenta muitos encantos. Este templo apresenta os estilos Manuelino e Barroco.
Judiaria Velha
Na parte da cidade que é designada como Judiaria Velha, há outro conjunto de atrações que vale a pena visitar. Este era o local onde a Sinagoga da cidade possivelmente se localizava. Era a maior Sinagoga Medieval de Portugal.
Convém ter em conta que ¼ da população de Elvas era judia no período medieval, por isso, nesse tempo, a existência de uma Sinagoga era fundamental. Ela foi procurada durante longos anos. No entanto, em 2015, foi ‘redescoberta’ no antigo Açougue Municipal.
Posteriormente, foi restaurada e, em 2017, foi aberta ao público. Atualmente, este espaço apresenta 12 colunas que corresponderiam às 12 tribos de Israel. Existe o objetivo de criar a Casa da História Judaica nesse espaço.
Curiosidade
A construção do açougue foi feita sobre o lugar da Sinagoga, existindo uma explicação curiosa. Açougue terá origem na palavra árabe souk que, atualmente, ainda significa mercado (ou venda).
Desta forma, haveria um mercado com venda de carne nesse local, nomeadamente a venda de carne de porco. Como se sabe, esse é um animal cujo consumo é proibido para judeus e muçulmanos.
A presença da carne de porco serviu como parte da dessacralização absoluta desse lugar. Esse procedimento permitiu assegurar o esquecimento da presença do culto judaico praticado nesse lugar!
Outros pontos de Interesse
Capela dos Ossos de Campo Maior
Esta é uma atração imperdível, que se encontra junto à Igreja Matriz. A Capela dos Ossos de Campo Maior revela-se um local de passagem obrigatória. Trata-se da segunda maior capela dos ossos de Portugal.
Quem visita esta capela não esquece a experiência. As 800 ossadas usadas nesta capela são provenientes de um momento trágico. A explosão do paiol que ocorreu em 1732 levou quase dois terços da população da cidade à morte.
A capela foi construída em 1766. A capela terá sido construída com os ossos de parte dessas vítimas, como forma de homenagem.
Museu de Arte Sacra
Este Museu em tempos foi a Casa do Cabido. A primeira pedra do espaço onde o museu se encontra foi lançada em 1609. Neste local, pode observar alguns dos melhores exemplos de Arte Sacra.
Morada: Praça da República, Igreja de Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé), 7350 Elvas
Museu de Arte Contemporânea
Este espaço foi inaugurado no ano de 2007. O Museu de Arte Contemporânea tem a missão de elevar a oferta cultural de Elvas. Este museu permite estabelecer um diálogo regional e transfronteiriço, nacional e internacional.
O Museu de Arte Contemporânea visa responder às exigências que a arte e a cultura da atualidade impõem.
Morada: Rua da Cadeia, 7350 Elvas
Museu Militar
Este espaço acolhe um dos maiores museus do País. O Museu Militar apresenta um espaço que revela a grande monumentalidade das fortificações. Apresenta a monumentalidade de construções icónicas de Elvas, da muralha, dos Quartéis do Casarão, do claustro do Convento de São Domingos e da Fonte de São José.
Morada: Avenida de São Domingos nº 13, 7350 Elvas
Casa da Cultura / Antigos Paços do Concelho
Este espaço encontra-se na Praça da República. O Casa da Cultura está presente no coração da cidade. Esta casa trata-se de um edifício datado de 1538. A construção deste espaço foi da responsabilidade do arquiteto Francisco de Arruda.
Este local chegou a servir como Paços do Concelho, algo que se manteve até meados do séc. XX. No entanto, atualmente, serve como Casa da Cultura. Neste espaço, poderá ver diversas exposições temporárias, além de outros eventos culturais.
Morada: Praça da República, 7350 Elvas
A Adega Mayor
Rui Nabeiro foi fundador desta adega. O empresário que também fundou os Cafés Delta, em 1961. Esta adega está situada perto de Campo Maior. A Adega Mayor consiste na primeira adega de autor do país.
Este espaço foi desenhado em 2005 por Siza Vieira. A Adega Mayor foi inaugurada em 2007. Este local permitiu marcar a paisagem vitivinícola da região.
Enoturismo
Há várias propostas que podem ser analisadas. Além das visitas guiadas à adega, poderão ser realizadas várias experiências, nomeadamente a degustação de vinhos, workshops vinícolas.
Um dos destaques vai para a Experiência Maior que inclui passeio de balão, canoagem, entre outras atividades. Os passeios pedestres ou em BTT e as provas de orientação são outras experiências que podem ser realizadas.
Festas do Povo
As ruas são decoradas. O centro histórico da cidade apresenta-se decorado com milhares de flores de papel. Estas flores foram feitas pela população local.
O Centro de Ciência do Café
Também em Campo Maior, podemos encontrar o Centro de Ciência do Café. Este espaço trata-se de centro cultural sobre o café. No entanto, nele há inúmeras atividades formativas e expositivas.
A homenagem
Paco Bandeira prestou homenagem a Elvas com uma canção que foi cantada em todo o país. Eis um breve excerto da canção A Minha Cidade, Ó Elvas:
Ó Elvas, ó Elvas
Badajoz à vista.
Sou contrabandista
De amor e saudade
Transporto no peito
A minha cidade.
Informação Útil
Posto de Turismo de Elvas
Elvas- Ver no mapa
Localização GPS: 38.880583, -7.163583
Morada: Praça da República 7350-126 ELVAS
Contactos: +351 268 622 236 / [email protected]
Horário
No inverno:
- De 2ª a 6ª Feira: das 9h às 18h
No verão:
- De 2ª a 6ª feira: das 9h às 19h
Aos sábados, domingos e feriados: das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30.
Nota: este espaço encerra nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.
Leia também:
- Os 6 castelos no Alentejo preferidos pelos espanhóis
- As 12 melhores cidades e vilas de Portugal
- Provavelmente, a cidade mais relaxante de Portugal
Como chegar a Elvas
Se uma pessoa partir do Porto, a viagem de carro pode durar cerca de 3 horas e 45 minutos, num percurso que deve ser feito pela A1.
Se uma pessoa partir de Lisboa, a viagem de carro é mais curta, sendo realizada em duas horas. Por aqui, tanto pode fazer o percurso pela A2, como pela A6.
Quer saber onde pode comer em Elvas?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Luís Cobra
Morada: R. Évora 3A
Adega Regional
Espaço onde se pode comer com qualidade e a bom preço.
Morada: R. de João Casqueiro 23
Acontece Bar Restaurante
Morada: Av. de Garcia da Orta 8C
El Cristo
Morada: Parque da Piedade, 7350 – 112 Elvas
A Bolota
Morada: Rua Madre Teresa Quinta das Janelas Verdes Terrugem 7350 – 491 Elvas
Quer saber onde pode dormir em Elvas?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel São João de Deus
Morada: Largo São João de Deus nº 1, 7350 – 200 Elvas
Nº Quartos: 56
Hotel Dom Luís
Avenida de Badajoz S/N, 7350 – 096 Elvas
Nº Quartos: 88
Hotel Rural Monte Da Provença
Morada: Monte da Provença, São Vicente e Ventosa, 7350 – 481 Elvas
Nº Quartos: 10
Hotel Jardim
Morada: Avenida do Dia de Portugal, nº 49, 7350 – 229 Elvas
Nº Quartos: 18
Reportagem muito boa! História mostrada de maneira cativante.
A minha cidade , a maior do mundo , em tudo que se possa pensar,, só visitando
Parabéns pelo artigo, fui a Elvas o ano passado, tenho de voltar, para visitar algumas sugestões que estão aqui e que não conhecia. Gostei muito da gastronomia e adorei o Eco Hotel Monte da Provença.