A chanfana é um prato muito típico do nosso país, particularmente da região centro e de Mirando do Corvo. Nesta receita tradicional portuguesa utiliza-se carne de cabra velha e vinho tinto, além de outros ingredientes.
Apreciado por muitos e odiado por outros, a chanfana é um petisco indissociável da gastronomia e da história portuguesas, como prova a sua origem que, de seguida, iremos dar a conhecer.
Fique a conhecer mais sobre esta iguaria nacional e surpreenda-se com a sua raiz e modo de confeção.
Chanfana: receita tradicional que usa cabra velha e vinho tinto
História
Crê-se que este prato tenha surgido no Mosteiro de Semide. Até aos finais do século XIX, as freiras do Mosteiro recebiam dos agricultores e rendeiros os foros pagos com galinhas, vinho, azeite, dias de trabalho, cabras e ovelhas.
Como as irmãs religiosas não tinham como manter tantos animais, decidiram criar uma receita para cozinhar e conservar a carne, aproveitando o vinho que também recebiam, o louro que plantavam, os alhos, entre outros ingredientes.
Assim, foi criada a chanfana, guardada nas caves frescas do mosteiro e conservada num molho gorduroso durante meses.
Paralelamente a esta explicação existem outras, como a de ter sido uma forma de evitar que, durante a 3ª Invasão Francesa, os soldados roubassem as cabras e as ovelhas da região.
Outra explicação é que durante as invasões francesas, a população da Lousã e de Miranda do Corvo envenenou as águas para matar os franceses. Assim, passou a cozinhar a carne com o vinho da região.
Confeção
A chanfana é feita com carne de cabra velha. Nesta região, a cabra era fonte de leite e de estrume para as terras. Quando velha, a sua carne e tripas eram usadas para a chanfana e para os negalhos. Já a sua pele era curtida e utilizada na confeção de artefactos.
Muito popular no concelho de Miranda do Corvo, a chanfana é apreciada um pouco por toda a região centro, particularmente as festas religiosas anuais no concelho.
Receita de chanfana
Ingredientes
– Carne de cabra velha
– Vinho tinto
– Alho
– Louro
– Sal
Modo de Preparação
– Corte a carne aos bocados e coloque numa caçoila de barro.
– Tempere com sal, cabeças de alho inteiras, colorau, pimenta e louro e cubra com vinho tinto.
– Leve ao forno a lenha, previamente aquecido, e deixe assar por 4 horas.
– Sirva com batata cozida e grelos.