Parta à aventura pelos encantadores passadiços do Cerro da Candosa e prepare-se para viver uma experiência memorável.
O mundo está mais consciente, mais atento a tudo o que lhe possa conceder mais saúde. Caminhar e correr são atividades que promovem o bem-estar. Não asseguram a eternidade, mas garantem uma vida mais saudável. Uma das melhores formas de manter a preparação física é caminhar e correr em Passadiços.
No nosso país, existem vários passadiços incríveis. Todos eles proporcionam momentos bastante agradáveis. Os Passadiços do Cerro da Candosa merecem ser descobertos pelos amantes destes espaços.
Faça-se à aventura no Cerro da Candosa e prepare-se para viver uma experiência verdadeiramente memorável.
Cerro da Candosa, vertiginosos passadiços no Centro de Portugal
Localização
Os Passadiços do Cerro da Candosa encontra-se na freguesia de Vila Nova do Ceira, no concelho de Góis. Eles percorrem um dos lugares mais enigmáticos deste concelho.
Os Passadiços do Cerro da Candosa
Estes passadiços têm aproximadamente 600 metros. Ao longo do percurso, encontram-se cenários encantadores. Por isso, por aqui pode-se viver uma experiência imperdível. Os passadiços do Cerro da Candosa serpenteiam a dura e íngreme escarpa do Ceira.
O Percurso
- Distância a percorrer (aproximada): 600 m (ida) | 1,2 km (ida e volta)
- Altimetria (aproximada): 186 m (mínima) | 244 m (máxima)
- Variação altimétrica: 58 m:
- Duração (aproximada): entre 30 a 45 minutos.
- Nível de dificuldade: moderada
- Tipo de percurso: linear
- Âmbito: natural e cultural
- Época aconselhada: Pode ser feito o ano todo.
- Recomendação: Durante o inverno deve ser feito com algumas reservas
Atrações
As fragas quartzíticas (onde a Capela de Nossa Senhora da Candosa se encontra erguida) integram a crista que atravessa toda a região. O percurso estende-se entre a Serra do Penedo (também conhecida como Penedos de Góis) e a Serra do Bussaco.
O desfiladeiro rochoso foi desgastado ao longo dos tempos, tendo sido lavado e talhado pelo encantador Rio Ceira. Ele culmina num canhão fluvial de uma beleza incrível.
O Cabril ou Portas do Ceira é um local especial. Trata-se do lugar onde o rio aparenta ter furado uma crista rochosa, transversalmente. Portas do Ceira é considerado um dos tesouros naturais mais belos da Região Centro.
A paisagem
Ao longo do percurso, encontrará uma paisagem deslumbrante, até onde a vista alcança.
Um extremo
Um dos extremos dos Passadiços do Cerro da Candosa permite descer a encosta com vista para o vale onde o rio, ao fundo, corre livremente próximo de Vila Nova do Ceira.
Este cenário é tão incrível que a nossa respiração ressente-se. O coração bate mais rápido. O entusiasmo leva-nos a querer fotografar o cenário. No meio da escarpa, vai encontrar um miradouro de madeira.
No outro extremo
Neste ponto, a vista é (ainda) mais espetacular, embora possa ser algo a evitar por quem tenha vertigens. Trata-se de uma enorme falésia que se encontra sobranceira ao rio Ceira.
No entanto, dado o declive que se encontra no local, em determinados pontos do percurso, apenas acreditamos que o rio está lá, uma vez que é quase impossível vê-lo.
Desportos radicais
Dadas as caraterísticas deste local, este lugar é muito procurado pelos amantes da adrenalina. As paredes íngremes do desfiladeiro são utilizadas pelas pessoas que procuram grandes emoções. São usadas para a prática de diversos desportos radicais.
Mitos e lendas
Desde tempos imemoriais que o alto do cerro se encontra associado à história da Senhora da Candosa. Segundo reza a lenda, o estreito do Cabril permitia a separação de dois reinos, o reino Mouro e o reino Cristão.
Enquanto o reino Cristão se encontrava na margem direita, o reino mouro (designado Al-Kandar) estava presente na margem esquerda do rio Ceira, ou seja, Candosa.
A lenda fala-nos da existência de uma bela princesa moura que se apaixonou pelo filho do rei cristão. No entanto, dada a rivalidade dos pais de ambos, o relacionamento parecia condenado. Os pais não permitiam essa relação.
No entanto, o casal marcava encontros à noite, às escondidas. Os encontros eram realizados numa gruta que ainda hoje é possível ser visitada. Havia um sinal secreto. Tratava-se de uma lamparina que era acesa e que deveria ser vista pelo príncipe cristão, da outra margem. O príncipe podia então passar para o outro lado do rio para ir ao encontro da sua amada.
Contudo, numa determinada noite, o rei mouro deu pela falta da filha. Por isso, ele tratou de enviar os seus guardas à procura da princesa. Foram a cavalo. Os jovens enamorados tentaram fugir quando ouviram o trote dos cavalos. No entanto, na precipitação da fuga, os jovens caíram ao rio.
No dia seguinte, a tragédia confirmou-se. Os jovens foram encontrados. Estavam mortos e permaneciam abraçados. Seguramente que serviu como mensagem aos pais de ambos. Eles queriam ficar juntos para sempre.
Por muito grande que fosse a rivalidade dos seus pais, o seu amor seria sempre maior, mais forte. Ora, a partir desse dia, no local da tragédia, ouvem-se vozes e murmúrios em todas a noites de lua cheia, sempre à meia-noite, hora em que se podem ver duas rosas a boiar nas águas do rio…
Leia também:
- Os passadiços mais bonitos da Região Norte
- Fantásticos Passadiços do Rio Gresso em Sever do Vouga
- Os Passadiços do Mondego oferecem uma beleza colossal
Os Baloiços
Os passadiços do Cerro da Candosa permitem ainda conhecer outra atração imperdível: andar nuns baloiços especiais. Não se pode perder a oportunidade de experimentar os fantásticos baloiços montados pela autarquia.
Estes baloiços panorâmicos permitem que se viva uma experiência bastante agradável, baloiçando enquanto se desfruta de uma paisagem deslumbrante. Tirar uma selfie ou uma fotografia ao cenário permite eternizar o momento.
Baloiço do Castelo
Coordenadas GPS: 40.154163, -8.112775
Está presente em plena Vila de Góis, no parque do Castelo. Este baloiço apresenta uma vista magnífica sobre o Centro Histórico da Vila.
Baloiço dos Penedos
Coordenadas GPS: 40.095465, -8.126951
Está presente em Góis e encontra-se rodeado pelo imenso verde. Os Penedos de Góis, escarpados, apresentam um Baloiço com o mesmo nome. Este baloiço encontra-se entre os desníveis. Nas proximidades, há quedas de água e ribeiras fantásticas.
Naturally Góis
Coordenadas GPS: 40.164500, -8.066111
Este baloiço está presente no Rabadão. Ele permite uma experiência em plena comunhão com a Natureza. Com este baloiço, pode encontrar uma janela especial. As vistas são deslumbrantes. O cenário é particularmente mais encantador ao pôr do sol.