O Cavalo Lusitano ou Puro Sangue Lusitano, é uma raça que advém do cavalo ibérico e que mantém as suas características. Raça de cavalos com origem em Portugal, é o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de 5.000 anos. Um cavalo elegante, nobre, dócil e de grande beleza. Que mais dizer sobre este cavalo que encanta o mundo?
Esta raça possui uma história fascinante iniciada na Península Ibérica. Foi um cavalo domesticado cedo, tendo a sua domesticação proporcionado imensos benefícios para os habitantes vizinhos. Trata-se de um cavalo que, não tendo a mesma grandeza e força que outras raças, possui outros atributos. Fique a conhecer mais sobre este maravilhoso animal, a sua história, à sua herança genética e mesmo os seus diversos benefícios.
Cavalo Lusitano ou Puro Sangue Lusitano, um dos mais belos do mundo
Viagens
Segundo os historiadores, o cavalo lusitano é descendente do cavalo ibérico – que é o antepassado de todos os cavalos – e terá viajado e marcado presença em diferentes continentes, nomeadamente no oriente, tendo também estado no Norte de África e na Ásia Menor. O cavalo lusitano terá mesmo estado na China do 1º imperador.
Herança genética
Um cavalo que desde a antiguidade clássica encanta, constituindo nos dias de hoje uma importante herança genética de Portugal e da Andaluzia. Nos últimos três séculos, houve uma diferença nos percursos dos cavalos da Andaluzia e de Portugal, ambos descendentes do cavalo ibérico. Os cavalos lusitanos mantiveram-se mais próximos do cavalo ibérico original.
Curiosidade
A lenda grega do Centauro advém do cavalo ibérico original, em que o homem e o cavalo se confundiam num só ser. Na Antiguidade Clássica, havia a crença de que as éguas prenhes traziam ao mundo os “Filhos do Vento”, os cavalos mais velozes da Antiguidade.
Vídeo de: Interagro Lusitanos
Transformações do cavalo em geral
Tal como foi já mencionado, todos os cavalos são descendentes do cavalo ibérico, pois ele, pela sua longevidade, é o antepassado de todos os cavalos. O cavalo ibérico original tinha determinadas características que muitos cavalos de hoje não possuem, visto que com a necessidade de obter um animal com maior capacidade de tração e de força, os cavalos foram sendo modificados.
Foi a partir dos séculos XIX e XX que surgiram infusões de sangues estranhos que estiveram na origem de muitas modificações, concedendo maior peso, dimensão e força aos cavalos, mas fazendo-os perder a ligeireza que lhes era natural. Também perderam outras características como a finura, a ardência e o desejo de adivinhar a vontade do cavaleiro.
Os criadores tiveram um papel importante ao conseguir tornar os cavalos maiores e melhores, fomentando uma genética fortíssima, enquadrando as características do cavalos mais de acordo com as ambições do desporto equestre moderno.
Características do cavalo lusitano
O cavalo lusitano ou puro sangue lusitano, possui características muito próprias, como já dissemos, mais próximas do cavalo ibérico original. Fruto desta tendência, de procurar um cavalo maior e mais forte, houve em determinado momento uma ameaça à sobrevivência da raça lusitana. Porém ela conseguiu manter-se, pois os portugueses defenderam a raça lusitana como um património nacional.
O cavalo lusitano não é tão colossal como outras raças, pesando cerca de 500 kg e sendo dotado de formas mais arredondadas. Enquanto os cavalos lusitanos macho atingem a altura de 1,60m, as fêmeas chegam aos 1,55m. São animais rápidos, suaves e cómodos ao serem montados pelo cavaleiro.
As suas pelagens ruça e castanha, em todos os seus matizes, são as mais comuns no cavalo lusitano. O animal possui um temperamento generoso, ardente e nobre, sendo sofredor, mas também dócil.
Benefícios do cavalo
O cavalo é um animal que permite ao homem obter diversos benefícios. O cavalo pode ser importante pela sua capacidade de tração, podendo mover por exemplo carroças. Durante muito tempo, foi o melhor meio de transporte.
É também um animal que causa inúmeros outros benefícios, nomeadamente para a saúde. Andar a cavalo diminui o stress, mantém a massa óssea, estimula o lado criativo do cérebro, ajuda a moldar um caráter forte, permite uma atividade física e social. Também contribui para ajudar as pessoas a construírem a sua autoconfiança e fomenta a união com a Natureza. O cavalo também tem sido usado no sentido de melhorar a vida de pessoas que sofram algum tipo de deficiência, permitindo benefícios não só físicos, como mentais.
Vídeo de: APSL Cavalo Lusitano
Um artigo sobre o Lusitano muito bom .
Parabéns !!!