A história de um homem que sonhou construir o seu próprio castelo e com isso enriqueceu a sua terra com uma atração imperdível: o Castelo do Adriano.
O nosso país tem um património rico e incomum. A beleza natural é uma das muitas riquezas do nosso país. Há montanhas, vales, cascatas, lagoas, rios, entre várias outras preciosidades que nos fazem constatar que a Natureza tem infinitos encantos.
Em Portugal, também existe um conjunto diversificado de atrações criadas pelo homem. Muitas delas contam parte da história do nosso país. Existem pontes, igrejas, palácios, mosteiros, conventos, castelos, entre muitas outras. Há um castelo português que é particularmente encantador.
Fique a conhecer a história de um homem que sonhou construir o seu próprio castelo e com isso enriqueceu a sua terra com uma atração imperdível.
Castelo do Adriano: construiu com os filhos um castelo de sonho em Portugal
Localização
Conheça a história de um habitante que construiu o seu próprio castelo! Existe uma construção encantadora em Lamoso, que é conhecida como “Castelo de Adriano”.
Esta construção está presente numa freguesia de Sernancelhe, no distrito de Viseu. Este castelo tornou-se numa atração verdadeiramente singular. O Castelo de Adriano encontra-se a 4km de distância do famoso santuário da Lapa, um dos mais populares e concorridos da região.
O homem
Adriano dos Santos é o nome da pessoa que está na origem de uma atração turística encantadora. Foi no concelho de Moimenta da Beira que Adriano dos Santos nasceu, mais precisamente em Leomil. No entanto, após se ter casado, ele acabou por mudar-se para a freguesia de Lamosa, em Sernancelhe.
Nessa época, António já sonhava em ter um castelo, tal como os que se encontram nos contos de fadas. Este homem sempre sonhou ter um castelo. No entanto, não se limitou a sonhar. Ele aproveitou a oportunidade para concretizar o seu sonho.
A criança
As crianças vivem num mundo mágico. Os contos de fadas servem de inspiração para se acreditar numa realidade mais encantada. Foi por essa altura que António desenvolveu a sua obsessão por castelos.
Desde a sua infância que António criou o sonho de construir o seu castelo. Nessa época, António colecionava figuras relacionadas com construções amuralhadas, palácios e fortes. O sonho de criança nunca o abandonou. Enquanto homem, desejou construir o castelo com que sonhara.
Atualmente, este castelo não passa despercebido a ninguém que passa por ele. Este castelo situado à saída da aldeia de Lamosa tornou-se numa atração turística imperdível.
História
O projeto da construção do castelo foi idealizado há muito tempo. Adriano nesse tempo tinha ideias todos os dias. Por isso, Adriano dos Santos começou a construir o seu castelo há mais de duas décadas. Foi há mais de 20 anos que este castelo começou a ser edificado.
O processo de edificar um castelo com as próprias mãos é complicado, mas Adriano conseguiu, também com a ajuda dos dois filhos. Esta construção tornou-se numa atração imperdível na região.
A construção
Adriano chegou a referir em meios de comunicação social que sempre gostou de castelos. As construções do tempo medieval sempre o deixaram encantado. Após surgir-lhe a ideia de transformar a sua casa num palácio, as obras nunca mais pararam.
Atualmente, o castelo ainda não se encontra concluído. As obras ainda não estão terminadas.
O processo de idealização
António tinha muitas ideias inicialmente, mas nem todas passaram do papel para a construção. Este homem singular que luta pelo concretizar dos seus sonhos com uma determinação feroz tinha como método registar tudo o que lhe vinha à cabeça.
Ele desenhava logo no chão as suas ideias. Posteriormente, passava-as para o papel para não as perder da memória. Analisava as diferentes opções para cada parte do castelo, depois escolhia a que achava melhor. Em seguida, colocava a primeira pedra, dando início ao processo de construção.
As dificuldades
O concretizar de uma obra desta natureza revelou-se um processo complicado. Em pleno século XXI, há que lidar com uma série de problemas. A obra foi alvo de vários embargos.
António confirmou que teve de ir mostrar o projeto à Câmara várias vezes. No entanto, o projeto era chumbado no momento. Adriano confessou que viu a sua obra ser embargada várias vezes pelos fiscais municipais.
Segundo António, a solução surgiu após ele ter falado com um dos vereadores. Inicialmente, as pessoas estavam sempre à porta para impedir o progresso das obras. Depois da ida à Câmara, elas nunca mais lá voltaram.
Características
O castelo do Adriano ainda não se encontra concluído. No entanto, o que já se pode ver encanta muita gente. Todos os que visitam esta atração ficam rendidos às torres e pináculos do castelo.
A propriedade também se encontra rodeada por uma muralha imponente, tal como muitos castelos medievais que lhe serviram de inspiração. A presença de um jardim também torna a propriedade ainda mais deslumbrante.
Neste espaço, está também presente a residência de Adriano e da sua família. O filho mais velho de Adriano já ali casou. Foi realizado por lá um banquete que foi inesquecível para quem esteve presente.
A atração da região
O castelo vê-se ao longe e é imponente e deslumbrante. A singularidade desta construção está na origem do interesse manifestado, constantemente.
O castelo de Adriano é uma atração imperdível. É comum haver uma romaria à porta do castelo. É um hábito ver as pessoas fazerem um desvio nos dias de romaria, só para passarem por lá e admirarem a obra de Adriano.
Futuro
Adriano e os dois filhos foram os únicos responsáveis pela construção da obra. O investimento para esta construção já ultrapassou os 350 mil euros. Neste valor calculado por António, encontra-se incluído o custo do trabalho de António e dos dois filhos que ajudaram na obra.
O projeto ainda não foi concluído. Algumas das suas ideias para o castelo foram adiadas. Para concluir tudo como idealizou, será necessário investir muito dinheiro. Por isso, António encara a possibilidade de candidatar o projeto a fundos estruturais.
O Restaurante
Outra ideia que surgiu foi a transformação do castelo num restaurante, permitindo assim rentabilizar o castelo. António já tem tudo idealizado. No rés-do-chão, será um espaço mais voltado para os jovens. Terá ecrãs em plasma, som ambiente, entre outras coisas essenciais para promover o convívio.
A sala do restaurante ficará localizada no primeiro andar. Neste espaço, poderemos encontrar um ambiente mais elegante e seleto. António até está a pensar em colocar esplanada no piso de cima, junto à torre de menagem, pelo que se comprova que há muito espaço neste local.
Reflexão
Fernando Pessoa (ou os seus heterónimos) deixou-nos um património vasto. Existem muitas frases no seu legado que são memoráveis. Uma delas é “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”.
Esta frase pode ser compreendida por todas as pessoas. Esta frase não é destinada a um só homem. No entanto, são poucas as individualidades que conseguem realmente criar uma obra digna desse nome…
Há homens que sonham e esquecem. Há pessoas que são guiadas pelos seus sonhos e não desistem até os concretizarem, por muitas dificuldades que encontrem pelo caminho.
Pessoas como António conseguem criar obras formidáveis, alcançando feitos que são de louvar e que servem de exemplo para outros homens.
Por isso, o Castelo de Adriano é uma atração verdadeiramente imperdível.
Quer saber onde pode comer em Sernancelhe?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Tasquinha do Mário
Morada: Rua do Clube n 1, Sernancelhe 3640-249 Portugal.
Contactos: (+351) 254 594 118.
Casa do Avô
Morada: Rua do Cieiro, 22, Sernancelhe 3640-180 Portugal.
Contactos: (+351) 968 693 936.
Restaurante Pica-Peixe
Morada: Estrada Nacional 226 nº15 Vila da Ponte, Sernancelhe 3640-307 Portugal.
Contactos: (+351) 254 595 175.
Restaurante Flora
Morada: R. Dr. Oliveira Serrão 1, Sernancelhe 3640-240 Portugal.
Contactos: (+351) 254 595 304.
Restaurante O Judeu
Morada: Quintela Lapa – Quintela – Senhora da Lapa, Sernancelhe 3640-170 Portugal.
Contactos: (+351) 232 688 407.
Quer saber onde pode dormir em Sernancelhe?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa Aldeia da Lapa
Morada: Avenida Padre Francisco Pinto Ferreira (EM584), Sernancelhe 3640-170 Portugal
Contactos: (+351) 925 682 041.
Casa do Castelo
Morada: Rua do Castelo 12, Sernancelhe 3640-231 Portugal.
Contactos: (+351) 929 301 330.
Casas de Campo – Moinho Da Lapa
Morada: 47 Estrada Municipal 584-1, N2 Quinta Moinhos do Vouga, Sernancelhe 3640-170 Portugal.
Contactos: (+351) 929 301 330.
Quinta de Santo Estêvão
Morada: Quinta de Santo Estevão, Sequeiros, Aguiar Da Beira 3570-192 Portugal.
Contactos: (+351) 232 680 061.
Hotel Rural Convento Nossa Senhora Do Carmo
Morada: Freixinho 3640-120 Portugal.
Contactos: (+351) 254 594 080.
Mais informações, aqui.