Início Lugares Monumentos Casa do Alentejo (Lisboa)

Casa do Alentejo (Lisboa)

É um dos mais belos edifícios de Lisboa. Trata-se do Palácio Alverca mas toda a gente o conhece como Casa do Alentejo. Merece a sua visita.

6981
Casa do Alentejo
Casa do Alentejo

O Palácio Alverca (também designado como Antigo Palácio Pais do Amaral, Antigo Palácio São Luís e Casa do Alentejo) é um palácio localizado na freguesia de Santa Justa, em Lisboa, Portugal.

Casa do Alentejo
Casa do Alentejo

É um edifício classificado como Monumento de Interesse Público pelo IGESPAR. Teve a sua construção no fim do século XVII. De referir que o palácio pertenceu à família Paes de Amaral.

Casa do Alentejo
Casa do Alentejo

A designação Palácio São Luís advém do facto de se encontrar diante da igreja com essa invocação. No edifício chegou a funcionar um liceu e um armazém para mobiliário. Já no ano de 1919, nele esteve instalado um dos primeiros casinos da cidade de Lisboa, o Magestic Club. Nessa altura o edifício sofreu grandes alterações, sendo que as decorações interiores ganharam um estilo revivalista.

Casa do Alentejo
Casa do Alentejo

A reestruturação durou até 1919 e foi dirigida pelo Arquitecto António Rodrigues da Silva Júnior. Participaram muitos artistas e artesãos, entre os quais Benvindo Ceia, Domingos Costa, José Ferreira Bazalisa e Jorge Colaço. Vista interior Em 1932 o Grémio Alentejano instalou-se no local. Posteriormente, em 1981 a Casa do Alentejo adquiriu o imóvel. O palácio apresenta um planta quadrangular e três pátios. (um dos quais veio a ser fechado dando origem à actual “Sala Velez Conchinhas” servindo o Restaurante.

Casa do Alentejo
Casa do Alentejo

No interior existem elementos de azulejaria, com destaque para as salas do restaurante. Contém peças neo-góticas, neo-árabes, neo-renascentistas, neo-rococós e de Arte Nova, assim como elementos do barroco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.