Será verdade que nos anos 90 o Príncipe Carlos viveu um romance com Barbra Streisand, a famosa atriz norte-americana?
A Família Real vive um ano extremamente importante depois da morte da rainha e da consequente subida ao trono do Príncipe Carlos, agora denominado de Carlos III.
É neste contexto que o NCultura dedicará uma série de artigos que visam a revelação de algumas curiosidades ou a recordação de alguns factos que suscitaram grande interesse mediático. Curiosidades que se irão centrar em alguns dos elementos da Família Real mais emblemáticos.
No presente artigo iremos centrar a nossa atenção no então Príncipe Carlos. Quer saber qual é a curiosidade? Foca-se no envolvimento do príncipe com uma famosa atriz e cantora norte-americana.
Carlos e o romance com Barbra Streisand
Barbra Streisand
Barbra Streisand é uma atriz americana de grande relevância. Em determinado contexto temporal, a atriz tornou-se mesmo uma das estrelas mais respeitadas da indústria do entretenimento. Barbra Streisand é uma das poucas artistas que conquistou o prémio máximo norte-americano, o EGOT.
Ora, o acrónimo EGOT foi inventado pelo ator Philip Michael Thomas. Este ator nunca foi nomeado para qualquer um destes prémios, mas inventou um termo que serve para enaltecer um artista ganha os quatro prémios mais desejados na área, o EGOT consiste na conquista de quatro prémios bastante populares, são eles: Emmy (TV), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (teatro).
Entre os trabalhos mais relevantes da atriz Barbra Streisand está o seu papel como protagonista em “Funny Girl” (1969), um filme realizado por William Wyler. Outro momento relevante na sua carreira foi a canção criada para “A Star Is Born” (1977).
A divulgação da informação
Foi a atriz norte-americana que revelou detalhes do encontro realizado entre ela e o príncipe. O momento aconteceu ainda antes do casamento realizado entre o Príncipe Carlos e a princesa Diana.
Ora, se a relação se materializasse, Barbra Streisand até poderia tornar-se na próxima rainha da Inglaterra, pois a rainha Isabel II conta já com 95 anos, mas não viverá para sempre. O seu filho, o príncipe Carlos, irá herdar o trono e a sua mulher será coroada rainha.
Recordação do momento
O encontro aconteceu quando o Príncipe Carlos tinha apenas 26 anos na época, enquanto Barbra Streisand contava com 32 anos. A atriz revelou numa entrevista para o programa “Lorraine” que existiu esse affair com o príncipe Carlos, tendo relembrado:
“Foi tão doce. Eu estava gravando na Warner Brothers e ele pediu para me encontrar. Ofereci a ele um gole de chá e pensei: ‘Eles não precisavam testar para ver se havia veneno ou algo assim?’ mas acabamos nos tornando amigos e adorei passar um tempo em Highgrove e passar algum tempo com ele”.
O presente
De acordo com a atriz, o affair não parou por aí. Barbra Streisand revelou ainda que recebeu um buquê de flores que foram colhidas no próprio jardim do Príncipe Carlos. Contudo, na época, o seu assistente confundiu Carlos com um fã qualquer. A atriz revelou:
“Eu vi um buquê de flores e disse: ‘Quem me enviou isso?’ e meu assistente disse: ‘Um fã chamado Carlos.’ Olhei e não eram de floricultura, eram dos jardins dele. Foi tão engraçado. Assim é o Príncipe Carlos! Isso aconteceu antes de ele conhecer Diana.”
O outro lado da história
O Príncipe Carlos confirmou numa entrevista para o “Hospital Broadcasting Association” sentir um carinho especial com a atriz e cantora, pois não economizou nos elogios à americana. O príncipe referiu:
“Quando eu servia a Marinha Real em 1974, fomos chamados para a base dos Estados Unidos, na Califórnia. Quando soube que ela estava lá a fazer um filme, tive a sorte de visitar o estúdio e encontrá-la”.
O Príncipe revelou ainda:
“Jamais esquecerei o seu talento deslumbrante e efervescente. “Jamais esquecerei a vitalidade e atração únicas da sua voz e a sua habilidade de atuação. A próxima música, ‘Don’t Rain on my Parade’, revela-se, assim, cheia de memórias especiais de 47 anos atrás, dificilmente ouso pensar nisso agora”.
O biógrafo
Christopher Andersen é um biógrafo reconhecido e controverso. Ele conta com mais de 30 livros publicados, sendo autor de biografias bastante polémicas. O biógrafo já escreveu sobre figuras tão famosas como Mick Jagger, Michael Jackson, os Kennedy, Obama, Clinton e até do príncipe William (e Kate).
O livro “Game of Crowns: Elizabeth, Camilla, Kate and the Throne” (que numa tradução livre deve ser entendido como, “Jogo de Coroas: Isabel, Camila, Kate e o trono”), da autoria do biógrafo Christopher Andersen, surge a informação que o Príncipe Carlos teve uma relação com a cantora norte-americana Barbra Streisand.
De acordo Christopher Andersen o príncipe Carlos viveu um caso de amor secreto com Barbra Streisand e a princesa Diana sabia de tudo. O biógrafo defendeu no programa Inside Edition da CBS que “Quando era jovem, Carlos tinha uma imensa paixão por Barbra Streisand”, tendo ainda acrescentado “Quando era estudante na Universidade de Cambridge (Carlos) tinha um poster de Barbra Streisand na parede do quarto”.
Confirmação e desenvolvimento
Ora, o biógrafo confirma que Carlos visitou o cenário do filme “Funny Girl” em 1974, momento em que esteve 20 minutos com Barbra Streisand. Contudo, o biógrafo defendeu que o primeiro encontro romântico entre ambos terá acontecido vinte anos depois, mais precisamente num hotel em Los Angeles, nos EUA.
Esta posição tem por base as revelações feitas por Lady Elsa Bowker, que era confidente da princesa Diana. Esta mulher defendeu que a Princesa do Povo tinha conhecimento da relação de proximidade entre os dois. Tendo sido citada pelo jornal espanhol ABC, Lady Elsa Bowker defendeu:
“Se tivessem tido um caso, isso não teria sido uma surpresa para Lady Di”
Christopher Andersen escreveu anteriormente sobre a existência de um possível romance vivido entre Barbra Streisand e o príncipe Carlos. Pois, na obra “Barbra: The Way She Is” (numa tradução livre “Barbra : Tal como ela é”) que foi publicada em 2006, o biógrafo também fez referência ao caso.
Curiosidade
Ele dá o exemplo: Príncipe Carlos usou fato com mais de 30 anos!
Há mais de 50 anos que o Príncipe Carlos tem usado a sua fama e popularidade para alertar para questões importantes, como é o caso da sustentabilidade. O Príncipe tem organizado várias iniciativas relacionadas com o tema da sustentabilidade, de modo a demonstrar como todos podemos fazer opções mais sustentáveis no nosso dia a dia, sendo a moda sustentável uma das suas grandes “bandeiras”.
Moda sustentável
O Príncipe sempre defendeu a reciclagem no geral e a reciclagem das roupas, em particular. Mas se acha que o Príncipe fica pelas palavras ou iniciativas, engana-se! O Príncipe Carlos fez questão de dar o exemplo e de mostrar como, na prática, se pode ser mais sustentável.
Portanto, foi uma surpresa para uns, mas nem tanto para outros, que o Príncipe foi visto no Royal Ascot, a competição de corrida mais famosa do mundo realizada nos Estados Unidos da América, a usar um fato com mais de 30 anos. O fato cinzento de Anderson e Sheppard está no guarda-fatos do Príncipe desde 1984!
Mas esta não foi a primeira vez que ele reutilizou este fato. O Príncipe Carlos já o havia usado em 2018, no casamento de Harry e Meghan Markle
Ver esta publicação no Instagram
O significado desta opção
Com esta atitude, Carlos quis acompanhar a própria filosofia do evento em que participou e que assenta precisamente em valores como a sustentabilidade, incentivando os participantes a usarem roupas que já possuem, em vez de comprarem algo novo para levar para a corrida.
Foi o que fez o Príncipe que, de resto, já tinha confidenciado ao editor da Vogue britânica Edward Enninful: “No caso daquele casaco matinal em particular, enquanto eu puder continuar a vestir, eu fá-lo-ei. Eu só uso algumas vezes por ano, no verão. Então, obviamente, que eu vou guardá-lo e reutilizá-lo.”
Nesta mesma entrevista à Vogue, Carlos acabou por dizer que não se importa de remendar roupas e sapatos, em vez de comprar peças novas. Este é um ótimo exemplo, visto que falamos do Príncipe de Gales, futuro rei de Inglaterra, e um homem a quem não falta riqueza para comprar toda a roupa que desejar.
Assim, fica claro que a sustentabilidade deve ser uma preocupação de todos e não apenas de quem tem menos dinheiro para gastar em roupa ou noutros bem. Ser criativo, recuperar a roupa já usada e não descartar objetos só porque sim são mensagens que devem ser postas em prática por todos os habitantes do planeta Terra, sejam eles príncipes ou não.
Já olhou bem para o seu guarda-fatos? Que preciosidades guarda por lá? Também tem um fato com mais de 30 anos como o do Príncipe Carlos? Ou tem peças ainda mais antigas? Partilhe connosco as suas mensagens sobre sustentabilidade e boas práticas.
Leia também:
- Perceba por que Carlos não casou com Camila em primeiro lugar
- Entenda o que Meghan Markle mudou no príncipe Harry
- 20 Curiosidades do Príncipe William, o futuro rei
NCultura
Se leu “Carlos e o romance com Barbra Streisand” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário com a sua opinião ou sugestão para mais artigos deste género!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Histórias no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Pessoas, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar