Realmente há certas coisas que me irritam no comportamento de alguns de nós. Convido-vos a conhecer… as 10 características do Português comum.
O português tem um dom, sabe qual é? O dom de ser chico-esperto!
Porque estarei eu a dizer isto? Falando um pouco ao modo do “Vida Selvagem”, se observarmos com alguma atenção os comportamentos desta espécie, vamos conseguir, rapidamente, enumerar algumas características comuns a todos. Pois bem, essa lista chegou ao “Ideias e Opiniões”. Se se identificar com algum dos pontos, parabéns, é português a 100%.
Se, por outro lado, não se identifica com nenhuma característica, vá confirmar ao seu cartão de cidadão se realmente é português.
Mas, brincadeiras à parte, realmente há certas coisas que me irritam no comportamento de alguns de nós. Convido-vos a conhecer… as 10 características do Português comum!
10 características do português comum
1 – UTILIZA O LUGAR DOS DEFICIENTES COMO OUTRO QUALQUER
Quando chega a hora de estacionar, o tuga só não entra com o carro dentro das lojas porque não pode. Então, de repente parece que somos todos deficientes, porque não serve de nada esses lugares reservados estarem assinalados.
2 – CONTAR OS TROCOS QUE TENHO NA CARTEIRA? O QUÊ? ISSO DÁ MUITO TRABALHO
Chega a hora de pagar, o tuga até abre a carteira, mas tem tanta moeda, ou “cascalho” como gosta de lhe chamar, e são tantas moedas “pretas” que dá muito trabalho contar.
Ele até pode ter o valor da compra trocado, mas saca logo da maior nota que tiver na algibeira. Se o vendedor perguntar se tem trocos, ele diz que não tem, mesmo que o som que as moedas façam na carteira o denuncie.
3 – NÃO GOSTA DE ESPERAR. 5 MINUTOS SÃO MEIA-HORA
Acabou de entrar na loja, está uma pessoa à sua frente. Passaram dois minutos e já está a “bufar” e solta a típica frase “já estou aqui há meia hora…”. Eu não sei onde é que os tugas compram os relógios, mas cheira-me que andam mais depressa do que o meu.
4 – CUMPRIR HORÁRIOS NÃO É COM ELE
“Então combinamos para que horas? Às 18h, que é para apareceres às 18h30”. Portanto, a malta já faz o desconto a contar com os atrasos. Está certo, e quem se liga é aquela pessoa que é sempre pontual.
E depois acontecem coisas que não lembram a ninguém… No dia em que o senhor pontual pensa “se chegar uns dez minutos depois tenho a certeza que vou ser o primeiro a chegar na mesma” e, nesse dia, os outros decidiram ser pontuais. Ele há coisas…
5 – PASSAR NA PASSADEIRA É PARA MENINOS
A passadeira está apenas a uns metros, mas o tuga gosta de viver no limite, então mesmo que aviste um carro ao fundo, dá aquela “corridinha” e depois fica chateado porque levou uma “apitadela”. Está certo…
6 – TEM DE SER O PRIMEIRO EM TUDO
O supermercado abre só às 9h, mas todos os dias às dez para as 9h, já está lá à porta e assim que o gradeamento começa a levantar, o tuga passa por baixo, todo curvado e corre, afinal, os produtos podem esgotar não é?
7 – CUMPRIR PRAZOS? NÃO SABE O QUE É ISSO
No dia 20 de Fevereiro… “Quando é que é para entregar o trabalho?”, “Dia 5 de Março”, “Ah, ainda falta…”
Dia 4 de Março… “Epah, ainda não fiz nada daquilo e é para entregar amanhã. Já sei, vou fazer uma direta!”
Pois é… o tuga é mestre em deixar tudo para a última.
8 – A GALINHA DO VIZINHO É SEMPRE MELHOR
Insatisfeito, é o nome do meio do tuga sabia? É… porque NUNCA ESTÁ SATISFEITO! Há sempre algum pormenor que fica aquém daquilo que o tuga pretendia.
Pede um café curto, mas ou é curto demais ou ficou muito alto. Recebeu uma fatia de bolo, mas fica chateado porque a do colega do lado era maior. No fim, deixa um resto de bolo no prato porque estava cheio…
9 – NÃO TEM DINHEIRO, MAS AS FÉRIAS NO ALGARVE SÃO SAGRADAS
O tuga é um coitadinho. É, é. Tem sempre os bolsos vazios, mas o pequeno-almoço fora de casa não pode faltar.
O tuga… é um coitadinho. É, é. Não tem dinheiro, mas aquele Iphone, o último que saiu, é que não pode faltar.
O tuga, é um coitadinho. É, é. Não tem dinheiro, mas as férias no Algarve são sagradas, não passa sem elas, nem que até ao final do ano tenha de andar a comer uma “sandocha” ao almoço e ao jantar.
O tuga… é um coitadinho.
10 – ESTÁ A CHOVER? É O FIM DO MUNDO!
O tuga é um pessimista do pior. Começa a chover e para ele é logo o fim do mundo. Vê passar uma ambulância, é porque deve ter havido um grande acidente. Vai fazer um teste, sabe a matéria toda, mas não… diz que vai chumbar. Fez o teste diz que correu “bué da mal”… tira um 19…
Os tugas são assim, “pelo menos pr’a mim”.
A par de tudo, somos um povo do caraças, a “nação valente” cá do sítio.
Peço desculpa, mas tenho de ir, tenho o carro estacionado aqui à porta, em cima do passeio e acho que estão a apitar para eu sair…
Autora: Margarida Gaspar
Kkkkk podem mudar o título para “10 características de todo brasileiro comum”!
Nós brasileiros não somos quase nada diferentes. Mas, ao invés de curtir as praias de Algarve, não deixamos de visitar o litoral nordestino.
Abraços!!
Queria dizer a autora desta postagem que cada um fala por si pois em geral quem tem caracter e princípios de educação determinante e direto e humilde todas essas diferenças são 10 mencionadas por o autor não faz parte desses costumes ou defeitos das pessoas seja que nacionalidade ela seja. Se foi para ela própria ter relevância devido às suas frustrações se sente bem ao dizer isso que seja feliz com ela mesma mas foi uma postagem infeliz e já agora aconselho que mude de amigos que a rodeia pois ela está mal acompanhada
[risos!] Se os portugueses são assim como você os descreve, então os brasileiros têm ao que puxar. Vi em todos tópicos o brasileiro padrão dessas bandas de cá.
Não é à tôa que um estrato da população brasileira usam essas maquinações.
Que barato!!! Somos bem parecidos aqui no Brasil. Morei 6 anos aí em terras lusitanas e concordo com as 10 características, mas só consegue mudar quem reconhece, não é mesmo? Matéria divertida de se ler. Parabéns à autora!
E eu com medo de comentar que no Brasil somos iguais, mas parece que não sou a única a pensar assim!
Retrato muito fiel
Parece que se tratava da descrição do brasileiro
Depois de viver tanto tempo descobri de quem nós brasileiros herdamos essas “qualidades”! Mas, por mais que façam não conseguirão nos superar porque em tudo isso somos os campeões do mundo!
Ao pontuar seus desagrados em portugueses, espelhou os brasileiros. A maioria ao menos.