O cão de Castro Laboreiro é muito procurado pelo seu temperamento leal, dócil, robusto e calmo, adaptado tanto ao exterior como ao interior. Adora cães? São os melhores amigos para muitas pessoas, um animal de estimação especial. Há diversas raças que merecem ser destacadas, especialmente as portuguesas. Uma dessas raças é o cão de Castro Laboreiro. Este animal é reconhecido pela sua força, coragem e fidelidade. Trata-se de uma herança canina das montanhas de Portugal. A lealdade inabalável do cão de castro laboreiro é notável. Ele é um animal especial, maravilhoso.
Este cão português tem origem antiga e nobre e tornou-se bastante apreciado por se tratar de um guardião determinado e valente que se destaca pela beleza rústica e pela personalidade cativante. Quer saber mais sobre esta raça, não quer?
Cão de Castro Laboreiro: um guarda leal e protetor
Ficha Técnica
- Grupo: 2 – Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suíços
- Secção do grupo: 2.2 – Cães de Montanha
- País de origem da raça: Portugal
- Data de origem da raça: Séc. XIX
- Primeira utilidade do animal: Guarda e pastoreio de gado
- Peso aproximado deste cão: 25-40 Kg
- Altura aproximada do animal: 55 – 65 cm
- Esperança média de vida: 13 anos
Cores:
- Lobeiro (pelagem raiada com tonalidades distintas, que podem ser mais claras ou escuras)
- “Cor do monte” (pelagem tigrada, cuja cor base é feita de tonalidades distintas de cinzento. No entanto, também comporta outras cores, como o vermelho. É aceite a existência de uma pequena marca branca no peito.)
História
Este animal é um orgulho para a sua região. A Vila de Castro Laboreiro está inserida na Serra da Peneda, estando presente no extremo Norte de Portugal, sendo rodeada por Espanha a Norte, a Este e a Sul.
Castro Laboreiro é uma vila marcada por uma paisagem agreste e montanhosa. Os seus habitantes dedicam-se à pastorícia desde tempos imemoriais, até ao terceiro quarteto do século XX, principalmente, criando gado.
A realização de um tipo de transumância de curta distância era realizada, dada a geografia da região, indo à busca de boas pastagens.
Os habitantes de Castro Laboreiro acabaram por ter um cão para os acompanhar e defender o gado. Era um animal menos possante do que outros cães de gado que tinham a tarefa de realizar movimentos transumantes maiores. No entanto, tal não significa que este tipo de cão seja mais frágil.
A estatura do cão de castro laboreiro era a ideal para escalar montes, onde este animal mostrava toda a sua agilidade. Este tipo de cão apresenta ainda força e a coragem como caraterísticas e usava-as para enfrentar potenciais predadores, nomeadamente os temidos lobos.
Esta raça é reconhecida internacionalmente e tornou-se num orgulho para os habitantes da antiga Vila. Durante muitos séculos, estas pessoas viveram num grande isolamento. Só em 1948 é que a primeira estrada de terra batida foi construída, permitindo a ligação a Melgaço.
O orgulho dos castrejos está refletido no facto destas pessoas organizarem o Concurso de Cães de Castro Laboreiro anualmente. Este é o concurso canino mais antigo do nosso país.
Curiosamente, é nestes concursos que muitos dos cães que participam têm uma trela pela primeira vez. Eles são cães de trabalho. A sua função original é de proteção de gado.
O Cão de Castro Laboreiro era somente conhecido na região do Minho até à década de oitenta. No entanto, a raça começou a expandir-se em Portugal desde então. Atualmente, este cão é reconhecido por muitos portugueses com apreço por animais.
Aparência física do cão de castro laboreiro
- Tem pescoço curto e musculado
- Apresenta orelhas finas e de tamanho médio
- Tem patas redondas, com dedos grandes e arqueados
- As patas apresentam almofadas grossas
- Tem dorso forte e de comprimento médio
- Os seus membros são musculados, com ossatura bem desenvolvida
- Cauda longa e grossa
- Silhueta Cão de Castro Laboreiro
Aprenda a cuidar do seu melhor amigo:
- 10 coisas que os cães odeiam que lhes façam
- Aprenda a limpar pelos dos cães de várias superfícies
- 25 alimentos que os cães não podem comer
Curiosidades
A inteligência desta raça torna o animal numa boa companhia. O Cão do Castro Laboreiro tem ainda como caraterísticas a força e a agilidade. Por isso, já é usado como cão polícia e militar no Corpo de Fuzileiros de Portugal.
A polivalência dos cães desta raça permite que eles sejam até utilizados como cães guia, como cães de presa e, ainda, como participantes em provas de agility. Curiosamente, na década de noventa, um exemplar desta raça venceu o título de campeão do mundo.
Temperamento do animal
O cão de castro laboreiro é visto como um fiel guardião do mundo rural. Trata-se de um animal que tem facilidade em aprender e é inteligente. Este cão tem uma personalidade independente.
A sua função de guarda de rebanhos revela a sua personalidade. O cão atua de modo autónomo do pastor. A natureza deste animal é virada para o trabalho no mundo rural. O cão de castro laboreiro é um excelente cão de família, sendo muito calmo na presença dos elementos e até é bastante tolerante com as crianças.
Pela sua personalidade, o cão de castro laboreiro não nasceu para ficar num apartamento. Os donos inexperientes devem escolher este cão, que se impõe pela sua personalidade vincada e pela sua força.
O cão de castro laboreiro é ágil, corajoso, resistente e está sempre alerta. Por isso, ele revela-se um ótimo cão de guarda de propriedades. Quando está perante presenças desconhecidas, ele apresenta-se bastante hostil.
O ladrar desta raça é bastante singular. Ele começa por um tom profundo, evoluindo, sobe para tons graves, culminando em tons agudos prolongados.
Saúde do animal
Esta raça rústica é bastante saudável, não existindo problemas de saúde particulares que possam ser identificados. É uma opção sensata para pessoas com alergia ao pelo, porque não tem camada de sub-pêlo.
Como muda duas vezes por ano, este cão lida com uma queda significativa de pelo. Por isso, esta raça não coloca em causa a saúde destas pessoas. Esta é uma caraterística incomum de se ver noutros cães de gado. Basta uma escovagem ocasional para a pelagem destes cães ficar limpa e brilhante.