Todos sabemos que o vinho tinto possui inúmeros amantes, um pouco por todo o mundo. Os portugueses são o povo que, além de apreciar bons vinhos tintos, têm a sorte e o engenho de os produzir. A Coca-Cola é uma marca de refrigerantes que tem uma história interessante (Fernando Pessoa descreveu-a como algo que “primeiro estranha-se, depois entranha-se) e construiu um verdadeiro império. E houve alguém que se lembrou de juntar ambas as bebidas e criar o Calimocho.
Será esta “a” bebida do século XXI?
Misturas
Misturar coisas distintas pode levar a bons resultados, como a resultados catastróficos. Há boas parelhas como azeite e vinagre, leite e café, queijo e marmelada. Existem outras parcerias que não dão tão bons resultados.
Há ainda junções de produtos que podem causar alguma estranheza por serem improváveis. Será que misturar vinho tinto com coca-cola é uma dessas relações que se estranha? E será que depois se entranha?
Calimocho
O Calimocho é uma bebida que surgiu em Espanha, tornando-se um sucesso. Calimocho é um drinque que mistura vinho tinto com Coca-Cola.
O seu sucesso foi de tal ordem que até teve honras de ser citado no reputadíssimo New York Times! Foi em Espanha que surgiu, mais especificamente no País Basco.
Jovens
A Coca-Cola é uma bebida que muitos jovens veneram. Jovens esses que também gostam de sair à noite e encontrar-se com amigos em bares. O famoso botellón é uma atividade popular (que surgiu em Espanha), em que as pessoas (maioritariamente adolescentes e jovens adultos) se juntam para socializar em áreas públicas, aproveitando para conversar, enquanto bebem álcool.
Esta foi uma forma de combater o aumento dos preços das bebidas em bares ou clubes, mantendo a socialização, a diversão e a ingestão de álcool em espaços públicos, optando por deixar os cafés, clubes e bares. O Calimocho, que consiste na mistura de vinho tinto com Coca-Cola, tornou-se uma presença regular nas mãos desses jovens.
Internacionalização
Calimocho não é o nome mais atrativo de sempre (alguns também identificam a bebida como Kalimotxo), mas a verdade é que este cocktail conseguiu encantar não apenas espanhóis, mas também americanos.
A sua fama atravessou o Atlântico e teve honras de presença no The New York Times. A jornalista Rosie Schaap relatou na sua coluna no NY Times como foi a sua experiência: “Recebi olhares muito céticos quando pedi o Calimocho em bares de Nova York. Mas não sinto nenhum arrependimento, pois ele é um de meus maiores prazeres”. O artigo foi um sucesso e muitos foram os jovens que se deixaram seduzir pelo Calimocho.
A receita
É simples: 50% do copo com vinho tinto e os outros 50% com Coca-Cola. Para finalizar, uma rodela de limão no copo (alguns acrescentam umas gotas do sumo de limão).
O outro lado
Devemos ter em conta o outro lado. Os mais puristas de ambos os produtos preferem o vinho tinto bem separado da Coca-Cola, pois para esses, colocar ambos juntos, implica estragar um ótimo refrigerante e humilhar um belo vinho tinto…
Independentemente das posições, nada como experimentar e dizer de sua justiça!
Catembe, chamavamos nós em Moçambique, à mistura de vinho tinto com coca-cola. Vivi situações engraçadas, quer em viagens, quer em restaurantes, quando pedia coca-cola para o vinho 🙂 🙂
Calimocho!
Katembe, já se bebia em Angola pelo menos desde os anos cinquenta.
Em África, mais propriamente, em Moçambique e em Angola de onde nasci e saí há perto de 50 anos, dava-se o nome de Catembe ou Katembe…ptt se calhar desde há mt mais tempo do que em Espanha. Havia tb marufo (vinho de palma) e tb outras bebidas (kimbomdo, kisãngua, bibidi, capurroto ou capuca, katxipembe, capuca), resultado da fermentação de outros frutos (cajú, milho, ginguba, ananaz), etc
Quando foi, ou seja- EM QUE E’POCA NASCEU ESSE TAL DE ”COLIMOCHO” NA ESPANHA ???
Praticamente sou MOCAMBICANO, pois, para la’ emigrei com 5 anos de idade. Hoje, eu tenho 75 primaveras, e, aos meus 10 anos de idade, ja’ la’ em LOURENCO MARQUES, ao tempo , Capital Mocambiana, se bebia ha’ muito tempo a famosa CATEMBE.
A’lias, no’s, Jovens de Lourenco Marques, eramos conhecidos por os ”COCACOLAS” em relacao aos outros jovens do resto de todo o Portugal ! Por que ? Porque a cultura da Familia Mocambicana nao permitia os jovens da Terra Mocambicana ingerirem BEBIDA ALCOO’LICA, so’ o pemitindo quando chegassem ‘a MAIORIDADE (21 anos).
Grande invenção!…essa mistura bebe-se em Portugal desde que os retornados chegaram de Angola…e chama-se catemba. Qual invenção espanhola, qual quê…ainda por cima com esse nome….deixem-me rir
Essa do “calimocho” ser espanhol faz me lembrar a história do porto tónico que ia rebentar com o gin. Pelos vistos à muito que se bebia em Moçambique…
Quanto ao porto tónico, em 2019 a preferência ainda é o gin. Embora uma jornalista inglesa nos quisesse fazer acreditar no contrário, tendo se esquecido de dizer quem era o amigo que tinha no porto…