Já comeu caldo verde? Então pode dizer que já comeu uma das melhores sopas do mundo. Fique a saber como o nosso caldo conquistou este título!
Não somos só nós que dizemos. A imprensa internacional considerou que o Caldo Verde é uma das 20 melhores sopas do mundo.
Inicialmente, foi o canal de televisão norte-americano CNN a afirmar que o caldo verde é mesmo uma das 20 melhores sopas em todo o mundo. À CNN, seguiu-se o jornal britânico The Guardian, o qual descreveu este caldo como uma “comida de conforto brilhante”. Mas não se ficou por aí…
Partilhou a receita e aludiu a chefs que sabem bem fazer esta sopa, como é o caso de Maria de Lurdes Modesto e de José Avillez. Surpreendido com esta distinção? Nós, não! Afinal, uma taça de caldo verde representa tudo isto e muito mais! Contamos-lhe mais a seguir!
Caldo Verde, provavelmente a melhor sopa do mundo
Comecemos por explorar o conceito de sopa e a ter por base o mesmo livro que a CNN Travel utilizou para selecionar as 20 melhores receitas de sopa do mundo. Na publicação, “Sopa: Uma História Global”, a autora Janet Clarkson explica como a sopa é uma comida de conforto, das mais antigas e universais do planeta!

O que disseram sobre o “nosso” Caldo Verde
A nossa sopa é descrita pelos estrangeiros como: “verduras cortadas finamente que se fundem com batatas e cebolas nesta sopa caseira da região vinícola do Minho em Portugal. Agora, a sopa é uma estrela da culinária, de cafés sofisticados a cozinhas rurais, a definição de comida de conforto caseira.” Até aqui, tudo certo, pelo menos à primeira vista.
Os jornalistas envolvidos na pesquisa acrescentaram ainda: “em muitas versões, o tenro chouriço português acrescenta um toque de sabor salgado e defumado que torna a sopa ainda mais forte”.
Aqui, a precisão pode ser questionada. Isto, porque em algumas regiões o chouriço dá lugar ao salpicão ou a outros enchidos, enquanto há casas que prescindem por completo deste extra.
A peça da CNN deixa ainda um conselho sábio, que qualquer português subscreve integralmente: “Desfrute ao lado de um copo do famoso vinho verde do Minho.” Realmente, nada como acompanhar este prato típico português dos melhores vinhos nacionais.

Mas qual é o segredo do Caldo Verde?
O jornal The Guardian tentou ir mais a fundo e perceber qual o segredo por detrás da sopa. Além de explicar como este saboroso prato é feito, o periódico enquadrou ainda o seu simbolismo cultural.
O modo de preparação não é totalmente fiel ao nacional, já que o jornalista propõe que se juntem as batatas inteiras ao caldo; substitui a couve-galega por couve kale; e sugere o uso do chouriço, sem apontar o salpicão como alternativa. Naturalmente que estas imprecisões são compreensíveis, já que a tradução nem sempre é possível e há produtos que não estão tão disponíveis em terras britânicas.

Fontes
As poucas imprecisões percebem-se, tendo em conta as fontes utilizadas por estes jornalistas. De Maria de Lurdes Modesto a José Avillez, são várias as abordagens ao Caldo Verde propostas por este jornal.
Por exemplo, caldo de frango ou água?; pôr ou não pôr alho?; assar ou não o enchido antes de o colocar na sopa? São várias as opções possíveis e que são postas em prática um pouco de norte a sul do país. Além disso, cada chef tem o seu gosto e adapta a receita tradicional à sua preferência.
Contudo, para terminar, não há que enganar! Há que regar o caldo com um fio de azeite, acompanhar com uma fatia de broa de milho e beber o tal copo de vinho verde. Simples, como são a maior parte das coisas boas na vida, não é?

Leia também:
- Sopas de cavalo cansado, uma tradição regada com vinho tinto
- Sopas saudáveis para emagrecer: 5 receitas fantásticas
- Doçaria Conventual: Sopa Dourada para adoçar o Natal
NCultura
Se leu “Caldo Verde, provavelmente a melhor sopa do mundo” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário com a sua opinião ou sugestão para mais artigos deste género!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Histórias no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Pessoas, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!
Como boa portuguêsa conheço bem o caldo verde e como ele é muito bom