Fique a conhecer uma construção do povo. O Cais Palafítico da Carrasqueira é um património de arquitetura popular que se tornou uma atração imperdível!
O nosso país possui uma riqueza fantástica. Naturalmente que Portugal não é um dos países mais poderosos economicamente, mas isso não quer dizer que não seja um país rico ou um rico país.
Existe uma riqueza incomum que merece ser valorizada. A riqueza de Portugal está no seu património, pela riqueza natural que apresenta e pelo vasto património que encanta todos os que o visitam.
O nosso país reúne um conjunto de atrações que leva a que muitos estrangeiros escolham Portugal como destino de férias. Existem atrações que são verdadeiramente surpreendentes. Uma delas encontra-se no distrito de Setúbal.
Fique a conhecer uma construção do povo que se tornou numa atração imperdível! Este exemplar do património de arquitetura popular é merecedor dos maiores elogios.
Cais Palafítico da Carrasqueira, uma obra-prima do povo
Localização
O Cais Palafítico da Carrasqueira é um excelente exemplo de um património de arquitetura popular. Esta atração interessante está presente numa pequena vila piscatória, a Carrasqueira. Esta aldeia ribeirinha está situada a poucos quilómetros de Alcácer do Sal, mais precisamente na margem esquerda do rio Sado.
O Cais está situado entre Troia e Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal. O Cais Palafítico da Carrasqueira situa-se em plena Reserva Natural do Estuário do Sado. Esta atração imperdível está a cerca de uma hora de São Torpes, que serve de porta de entrada para o Parque natural do sudoeste alentejano e para a costa vicentina.
O termo
A palavra palafítico não é muito comum, por isso poucos conhecerão o significado desta palavra. O termo palafítico é adjetivo, uma palavra relativa a palafita. Por seu lado, o termo palafitapa vem do italiano palafitta, «tapume de estacas».
A palavra palafita é nome feminino, referente a cada uma das estacas em que assentam as habitações lacustres. Palafita é habitação lacustre geralmente de madeira, assente em estacas em águas pouco profundas. Enquanto nome de 2 géneros, palafita identifica indivíduo que vive numa dessas habitações.
A origem
Foi em 1950 que surgiu a ideia da construção de um cais criado com estacas de madeira. Esta construção era vista como uma necessidade. O Cais Palafítico da Carrasqueira revelou-se de grande utilidade para a atividade piscatória da zona.
O propósito
O Cais Palafítico da Carrasqueira surgiu devido à necessidade de transpor a barreira do lodo. Esta construção foi a solução que permitiu resolver de forma simples um problema complexo. Esta estrutura foi erguida e manteve-se até aos nossos dias, segura e operacional.
O Cais Palafítico da Carrasqueira revelou-se de grande utilidade, além de se ter tornado num ponto turístico obrigatório. Este cais revela-se um espaço especial para um passeio em família. Este espaço permite que os barcos de pescadores possam alcançar a terra durante a maré alta e durante a maré baixa. Durante a maré baixa, a água no estuário do Sado dificilmente consegue chegar ao cais.
O Cais Palafítico da Carrasqueira permite o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar. Os pescadores conseguem assim chegar às suas embarcações sem qualquer dificuldade.
Desenvolvimento
A construção do Cais Palafítico da Carrasqueira não se cingiu ao ano em que surgiu. Desde essa data que o Cais foi aumentado até 1960. Esse desenvolvimento deveu-se às necessidades dos pescadores. No entanto, os constantes aumentos levaram a que o cais se tenha transformado num labirinto de passadiços.
Importância
O Cais Palafítico da Carrasqueira foi uma construção que se revelou de grande relevância para a economia local. A comunidade de pescadores aproveitou o Cais Palafítico da Carrasqueira para o desenvolvimento da atividade piscatória local.
Atualmente, ainda continua a servir o objetivo para o qual foi idealizado. O Cais Palafítico da Carrasqueira revela-se um espaço de apoio à apanha de bivalves que abundam por esta região. A própria apanha dos bivalves revela-se uma atividade encantadora.
Características
Este cais apresenta uma rede de estacaria impressionante que se estende ao longo de centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado. Os pontões do Cais Palafítico da Carrasqueira estendem-se ao longo de meio km. São quase 500 metros. Os passadiços de madeira encontram-se sobre estacas.
O Cais Palafítico da Carrasqueira contém pequenas arrecadações úteis para os pescadores. Nestes espaços, eram guardados os materiais usados na pesca. Além disso, nestas arrecadações também eram guardados materiais que visavam a manutenção dos barcos.
O Cais é composto por uma rede de estacas de madeira enorme, espaço onde assentam as coloridas cabanas dos pescadores. O Cais Palafítico da Carrasqueira é um porto construído em ziguezague e entrelaçado.
Beleza do local
O Cais Palafítico da Carrasqueira apresenta uma rede de estacas que suporta os pontões. Existem vários armazéns que são de grande utilidade para os pescadores. O espaço está cheio de cabanas de pesca coloridas e de barcos de madeira ancorados, uma realidade que concede ao local um charme particular.
O Cais é encantador e está presente numa zona de grande beleza. Por isso, o Cais Palafítico da Carrasqueira é bastante procurado. Esta é uma atração turística em Portugal, uma construção única na Europa.
Fragilidade aparente
A sensação de passear pelos passadiços de madeira é estranha, pois existe uma aparente fragilidade. No entanto, a estrutura do Cais Palafítico da Carrasqueira oferece toda a segurança.
Aliás, em 2019, o Cais sofreu uma renovação profunda. Nessa renovação, foi realizada a substituição da madeira que se encontrava em piores condições, nomeadamente madeira de algumas estacas, pilares e passadiços. Os pescadores já não estranham a presença dos curiosos e amantes de fotografia que frequentemente visitam esta atração memorável.
Experiência imperdível
A experiência de passear pelos passadiços do cais é imperdível. Além da beleza do local, da construção, existe uma série de particularidades que torna a experiência num momento inesquecível.
A aparente fragilidade da estrutura passa com o hábito. Basta estar uns minutos no local para valorizar mais a beleza do espaço. Existe uma serenidade encantadora no cais. O chilrear das aves presentes neste espaço revela-se um elemento enriquecedor. As aves montaram o seu habitat e percebemos facilmente a razão. É um local incrivelmente belo.
O cenário fica ainda mais incrível, se esperarmos pelo pôr do sol. O fenómeno surge diariamente, como presente concedido pela Natureza. Viver esta experiência no Cais Palafítico da Carrasqueira revela-se uma experiência singular, em que se tem a Serra da Arrábida a reivindicar protagonismo na deslumbrante paisagem que nos rouba o fôlego.
Como chegar ao Cais Palafítico da Carrasqueira
Recomenda-se que se faça uma viagem de carro para chegar à Carrasqueira. Esta aldeia encontra-se a apenas 3 km da Comporta, a cerca de 50 km de Troia, dois destinos muito populares.
Após sair de Troia, deve seguir em direção à Carrasqueira. Depois, basta dirigir-se ao cais, seguindo a informação presente na sinalização existente. Tenha em conta que são cerca de 25 minutos de carro.
Quando visitar
O Cais Palafítico da Carrasqueira pode ser visitado em qualquer estação do ano. Embora cada estação contribua para um cenário distinto, a beleza do local torna este espaço perfeito para uma visita em família, independentemente da estação do ano em que se esteja.
Se desejar aproveitar o cais na máxima serenidade, deve realizar a sua visita ao amanhecer, quando ainda estão poucas pessoas presentes. No entanto, se quiser ver o por do sol, será melhor visitar mais tarde. Faça-o de acordo com a sua preferência. São duas experiências distintas, ambas com pontos a favor e contra.
Quer saber onde por comer em Alcácer do Sal?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Retiro do Pescador
Morada: Avenida Dos Pescadores CARRASQUEIRA -comporta, Alcácer do Sal 7580-613 Portugal.
Contactos: +351 265 497 172.
Restaurante O Gonçalves
Morada: Rua Principal Carrasqueira, Comporta 7580-613 Portugal.
Contactos: +351 265 497 763.
Restaurante O Rola
Morada: Carrasqueira, Comporta 7580-613 Portugal.
Contactos: +351 265 497 003.
Restaurante Barco Do Sado
Morada: Rua dos Pescadores, Comporta 7580-621 Portugal
Contactos: +351 265 497 007.
Restaurante O frango assado
Morada: Avenida dos Pescadores Carrasqueira, Alcácer do Sal 7580-613 Portugal.
Contactos: +351 265 497 399.
Quer saber onde pode dormir em Alcácer do Sal?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Pousada Castelo Alcácer do Sal
Morada: Castelo de Alcácer do Sal, 7580-197, Alcácer do Sal.
Contactos: +351265613070.
Mais informações, aqui.
Casa das Cegonhas
Morada: Herdade de Porches, Vale de Guiso, 7580-087 Alcácer do Sal.
Contactos: 21 093 6026 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Vale do Gaio Hotel
Morada: Barragem Trigo de Morais, Torrão, 7595-034 Alcácer do Sal, Portugal.
Contactos: 265 669 610 / 265 669 610 / [email protected] / [email protected]
Herdade de Montalvo – Aldeamento Turístico
Morada: Estrada Nacional 253 – Km 14.7, Alcácer do Sal, Portugal, 7580-247.
Contactos: + 351 265 619 441 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Aldeamento Turístico Casas da Comporta
Morada: 7580 – 610 Comporta, Alcácer do Sal, Portugal
Contactos: +351 265 497 211 / [email protected]