Conheça as razões que tornam a Garganta de Cabril do Ceira uma atração sem igual. Deixe-se encantar por este desfiladeiro.
Ao longo do território do nosso país, existem diversas atrações. Ao longo da nossa história, foram criados diversos monumentos que encantam portugueses e estrangeiros que visitam o nosso país. No entanto, há ainda outro património deslumbrante.
Portugal apresenta uma riqueza de atributos naturais que o tornam verdadeiramente fascinante. Há um desfiladeiro na Lousã que merece uma maior atenção dos portugueses. Quer conhecê-lo melhor?
Cabril do Ceira, um dos segredos mais bem guardados do Centro de Portugal
- Localização
- Características
- Dificuldades
- O cenário
- O segredo: uma praia fluvial imperdível
- O projeto
- Atrações da região
- Quer saber onde comer na Lousã ou nas proximidades?
- Quer saber onde pode dormir em Lousã ou nas proximidades?
- Como chegar a Cabril do Ceira
Localização
O desfiladeiro de Cabril do Ceira é uma atração incomum. Ele encontra-se no sopé da Serra da Lousã. Cabril do Ceira fica em Serpins, mais precisamente.
A Garganta de Cabril do Ceira revela-se uma das maravilhas secretas de Portugal, pois são ainda poucas as pessoas que conhecem esta espécie de acidente geográfico que foi gerado pela Natureza. A sua beleza é surpreendente.
Características
Este desfiladeiro revela-se um prodígio da Natureza. Foi criado ao longo do tempo e proporciona uma experiência singular. As pessoas com corações fortes para enfrentar o desafio viverão uma experiência verdadeiramente memorável!
Dificuldades
A experiência é verdadeiramente enriquecedora. Trata-se de um tesouro natural de grande beleza. Como o cenário se encontra quase selvagem, relativamente inexplorado, existe a parte da dificuldade dos acessos, que são feitos em terra batida. Os caminhos são apenas conhecidos pelos que vivem próximos da região ou por visitantes regulares.
O cenário
O rio Ceira encontra-se atravessado por um desfiladeiro majestoso, longo e alto, que culmina num pequeno açude. Neste espaço, forma-se uma espécie de piscina natural. É a desculpa perfeita para uma pessoa se refrescar.
Neste espaço, pode dar uns belos mergulhos, sem ter de dar braçadas esforçadas. O rio é tranquilo. A Garganta de Cabril do Ceira está integrada numa envolvente rural, numa região com vários campos agrícolas. O cenário é bastante rural, existindo ainda encostas rochosas e íngremes, que são frequentemente usadas para a prática de desportos radicais.
O segredo: uma praia fluvial imperdível
A praia fluvial de Cabril do Ceira está situada bem de frente para a denominada garganta que se trata efetivamente de um dos fenómenos geomorfológicos e naturais mais fantásticos do país.
Se houve intervenção divina, na criação da garganta de Cabril do Ceira, houve também muita inspiração! O espaço está tão bem criado, que parece saído das mãos de um arquiteto genial. Todas as pessoas que visitam este local, facilmente se deixam apaixonar.
Qualquer fotografia ajuda a justificá-lo, mas revela-se sempre uma informação que não cria o impacto que a experiência de lá estar gera. Ver as paredes do desfiladeiro formarem um espelho de água que reflete essas mesmas paredes quartzíticas das encostas revela-se uma experiência incomum.
O projeto
Existe um projeto da responsabilidade da Junta de Freguesia de Vila Nova de Ceira que se encontra em vias de concretização. Este projeto vai permitir que se possa desfrutar deste espaço da melhor forma, aproveitando as vistas maravilhosas que ele oferece.
A Junta de Freguesia de Vila Nova de Ceira visa a criação de uma espécie de miradouro, um espaço que terá chão em vidro. Este chão vidrado irá prolongar-se até ao meio do desfiladeiro.
Ora, como ficará a mais de uma centena de metros de altura, consegue-se, assim, ter uma perceção distinta da altura e da dimensão deste encantador desfiladeiro. Seguramente que será uma experiência para os mais corajosos. Esta obra terá em conta o ambiente local, que ficará devidamente enquadrado com a Natureza que circunda, sem sobressair.
Atrações da região
A paisagem da zona que circunda Cabril do Ceira é fortemente marcada por terrenos distintos. Constata-se o cultivo do milho e das azeitonas e a presença de vinhas. Ainda se destacam pinheiros e eucaliptos usados pela indústria florestal.
As aldeias vizinhas são encantadoras e revelam um quotidiano distinto, onde a vida corre tranquila e meio que intocada. A agricultura é a maior atividade e suporte financeiro desta região. Não é incomum ver burros e bois a trabalharem nas terras. Ver os animais que puxam carros carregados de produtos agrícolas.
Existem algumas atrações imperdíveis, espaços que nos revelam ou ensinam um pouco da longa história que esta terra tem, nomeadamente: a ermida de Nossa Senhora da Candosa; a capela do Mártir; o Cerro da Candosa, a Capela do Carapinhal ou o Núcleo Museológico de Vila Nova do Ceira.
Aldeias do Xisto na Lousã
A região da Lousã tem as localidades de Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal uma atração imperdível. Estas localidades encontram-se inseridas na rota das Aldeias do Xisto.
A autenticidade destas terras revela muito das gentes locais, do modo de vida atual da região, tal como revela muito do que foi a vida noutros tempos. As aldeias eram construídas com o xisto que a serra deu.
Estas aldeias espelham a vida dedicada aos trabalhos da agricultura e da pastorícia e demonstram as vivências destas pessoas que revelam um espírito de comunhão incomum, característico destas aldeias.
Gastronomia local
A gastronomia local é bastante saborosa, destacando-se entre os pratos de carne, as seguintes especialidades: Bucho recheado; Cabrito assado no forno; Chanfana; Chouriço e morcela preta; Galinha corada e os Torresmos.
Entre os pratos de peixe destacam-se: Trutas à varzeense; Papas de nabos com sardinha frita e o Bacalhau com batatas a murro. Para adoçar a boca também existem boas opções, tais como: Arroz-doce; Pão de ló; Bolo da Várzea; Filhoses, entre outros.
Quer saber onde comer na Lousã ou nas proximidades?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante A Viscondessa (Palácio da Lousã Boutique Hotel)
Morada: Rua Viscondessa do Espinhal
Contactos: 239990800
Mais informações, aqui.
Restaurante Alto Padrão
Morada: Zona Industrial de Lousã, 3200, Portugal.
Contactos: 914 179 044.
Mais informações, aqui.
Taberna Burguesa
Morada: R. Comércio n.35 3200-227 Lousã, Portugal.
Contactos: 239996311 / 939624643 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Restaurante Cantinho da Rita
Morada: Área de Serviço da Zona Industrial do Ato Padrão 3200-133 Lousã.
Contactos: 239 098 574
Mais informações, aqui.
Restaurante O Pancinhas
Morada: Rua da Figueira da Foz 150-154 3000-182 Coimbra.
Contactos: 931 736 004
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Lousã ou nas proximidades?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Wheelers Mountain Bike Holidays
Morada: Rua do Carvalhal, n.º8, 3200-024 Foz de Arouce Lousã
Contactos: 239 993 612 / 935 236 947
Mais informações, aqui.
Casa do Talasnal
Morada: Talasnal, 3200 Lousã.
Contactos: 914858717.
Mais informações, aqui.
Cerdeira Home for Creativity
Morada: Aldeia do Xisto da Cerdeira, Lousã
Contactos: 911789605
Mais informações, aqui.
Palácio da Lousã ****
Morada: Palácio Da Lousã Boutique Hotel, Rua Viscondessa do Espinhal, Lousã, Portugal.
Contactos: (+351) 239 990 800
Mais informações, aqui.
Quinta de Vale Escuro
Morada: Rua Vale Escuro N14, Foz de Arouce 3200-045 Lousã.
Contactos: 239 991 427 / 916 102 943 / 961 187 891
Mais informações, aqui.
Como chegar a Cabril do Ceira
Para chegar ao Desfiladeiro Cabril do Ceira, primeiro deve apanhar a estrada N342-3, que faz a ligação de Serpins a Vila Nova do Ceira. Depois, facilmente irá encontrar a ponte medieval de Serpins. Posteriormente, deve seguir as indicações para Vila Nova do Ceira.
Em seguida, irá encontrar uma segunda ponte, feita em ferro e cimento, espaço onde irá encontrar indicações para Cabril. As indicações basicamente dão a instrução que se deve virar na 2ª à direita, prosseguindo numa estrada de terra. Depois, deve ficar bem atento, pois a indicação do local está escrita num rochedo a vermelho!
Leia também:
- As melhores praias fluviais do Norte: 11 praias fantásticas!
- 8 aldeias históricas do Gerês de visita obrigatória
- Passadiços do Penedo Furado e Praia Fluvial
NCultura
Se leu “Cabril do Ceira, um dos segredos mais bem guardados do Centro de Portugal” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…