As Buracas do Casmilo ficam na Serra do Sicó, perto de Condeixa-a-Nova, e oferecem um percurso pedestre deslumbrante, que vale mesmo a pena fazer. O seu património natural é único e rico, proporcionando uma experiência de aventura e adrenalina para quem gosta de atividades como escaladas, montanhismo e caminhadas.
Além disso, o interesse geológico do local merece destaque e atrai a atenção de muitos estudiosos e interessados em fenómenos naturais. Fique a saber mais sobre este lugar único e profundamente encantador.
Buracas de Casmilo | Maravilhas da Natureza
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal
Buracas do Casmilo: explore connosco este percurso pedestre
Esta é uma região de superfícies secas, com pouca água. Tal interfere de modo determinante no tipo de fauna e flora que vamos poder encontrar nesta zona.
Neste vale, poderá encontrar vários abrigos rochosos (“buracas”) que impressionam pela sua imponência e dimensão. Para ter uma noção, há buracos com mais de 10m de diâmetro e mais de 5m de profundidade!
O fenómeno geológico
A povoação de Casmilo situa-se numa das margens do concelho de Condeixa-a-Nova, ladeada pelo monte de Senhora do Círculo e pela Serra de Janeanes. Esta zona é marcada pela paisagem cársica dos calcários e predomina uma agricultura de subsistência.
As Buracas do Casmilo constituem um ex-libris do concelho, dada a sua beleza, mas são também um motivo de interesse a nível espeleológico.
Elas foram formadas através de um processo de incasão, o qual consiste num abatimento da parte central de uma conduta, permanecendo apenas visíveis as partes laterais extremas. As buracas são, assim, os vestígios de uma ou mais salas de uma gruta existente no interior do monte.
Pela sua paisagem e interesse geológico, as Buracas do Casmilo e a área envolvente são um local muito procurado para a realização de pequenos acampamentos e para a prática de desportos de ar livre (escalada, montanhismo, orientação, rappel…), graças às suas grandes escarpas.
Percurso pedestre
Para ficar a conhecer melhor esta zona, nada como desbravar o seu percurso pedestre. O trajeto tem início e fim na aldeia de Casmilo (junto ao polidesportivo). Ao longo do trilho, pode contar com várias atrações.
Além da Natureza, o caminho conta muito sobre o modo como se vive e viveu nestas terras. Até chegar ao Vale das Buracas, pode e deve admirar a paisagem envolvente, os animais e os campos com muros de pedra.
Onde dormir
Se desejar pernoitar nas imediações, tome nota de algumas opções:
Vila Gale Coimbra (Rua Abel Dias Urbano, 20, 3000-001 Coimbra);
Tivoli Coimbra (Rua João Machado Nº4, 3000-226 Coimbra);
Pousada Condeixa Coimbra (Rua Francisco de Lemos nº43, 3150-142 Condeixa a Nova);
Casa Bela Vista (Rua da Igreja, 3150-040 Bem da Fé, Portugal).
Onde comer
Para saciar o apetite e provar alguns petiscos locais, não deixe de visitar:
Non Solo Pane (Rua Dona Maria Elsa Franco Sotto Mayor nº21 A);
COME (Rua D. Elsa Sotto Mayor nº5 Condeixa A Nova, Coimbra);
A Taberna (Rua dos Combatentes da Grande Guerra 86, Coimbra);
A Cozinha da Maria (Rua das Azeiteiras, nº 65 Coimbra).
Vídeo de: Portugal visto do Ceu
Adorava conhecer
Sera melhor dormir em coimbra ou em condeixa a nova?
Obrigado e saude