O aumento das taxas turísticas em Portugal está a gerar uma onda de indignação entre os turistas britânicos, que ameaçam boicotar o país como destino de férias. Com o novo aumento, os visitantes poderão pagar mais de 20 libras (cerca de 23 euros) por pessoa, por semana, apenas em taxas.
A decisão das autoridades portuguesas tem gerado debate, dividindo opiniões entre aqueles que compreendem a necessidade da medida e aqueles que consideram este aumento um abuso que poderá afastar turistas.
Novas taxas turísticas aplicadas em várias regiões
As taxas turísticas são cobradas em diversos países e têm como objetivo a manutenção e preservação das áreas mais visitadas.
No entanto, o aumento recente em Portugal causou surpresa e revolta entre os visitantes, sobretudo entre os britânicos, que são um dos grupos de turistas mais assíduos no país.
O município de Oeiras, localizado nos arredores de Lisboa, foi um dos mais recentes a introduzir esta taxa. Agora, quem pernoitar na região, seja em hotéis ou outro tipo de alojamento, terá de pagar um euro por noite.
A autarquia explicou que a taxa foi implementada “em linha com medidas semelhantes em outras regiões do país” e que irá “garantir uma contrapartida pelo usufruto de um conjunto de atividades e investimentos promovidos pelo município de Oeiras, relacionados com o turismo”.
Entretanto, Lisboa também aprovou um aumento significativo da sua taxa turística. A partir do próximo mês, os turistas que visitarem a capital pagarão 4 euros por noite, o dobro do valor atualmente cobrado. Além disso, os visitantes que chegarem à cidade de cruzeiro verão a sua taxa duplicar de 1 para 2 euros.
No Algarve, um dos destinos mais procurados pelos britânicos, a taxa também sofreu aumentos consideráveis. Durante a época alta (de abril a outubro), os turistas terão de pagar 2 euros por noite, enquanto na época baixa (de novembro a março), a taxa será de 1 euro por noite.

Turistas britânicos ameaçam boicotar Portugal
A decisão de aumentar as taxas turísticas não caiu bem entre os turistas britânicos, que estão a manifestar a sua insatisfação nas redes sociais e em meios de comunicação britânicos. Muitos afirmam que deixarão de visitar Portugal e escolherão outros destinos de férias.
Um dos leitores da GB News sugeriu que os britânicos deixem de viajar para o país como forma de protesto. “Basta não ir – simples. Tal como Espanha, Portugal precisa do turismo. Se os turistas deixarem de visitar, os negócios fecharão, os restaurantes terão de encerrar… os seus rendimentos vão cair drasticamente. Grécia, Malta e Chipre precisam do nosso dinheiro e são países maravilhosos”, escreveu um utilizador.
Outro turista britânico reforçou a ideia, afirmando: “Basta deixar de visitar estes países. Está claro que não querem o nosso dinheiro – problema resolvido”.
Outros, no entanto, mostraram-se mais compreensivos, mas exigem garantias de que o dinheiro arrecadado será devidamente investido na manutenção das cidades e no bem-estar dos turistas. “Não me importaria de pagar, desde que o dinheiro fosse realmente utilizado para aquilo que dizem que é”, comentou um viajante.
Contudo, muitos turistas acreditam que esta decisão poderá prejudicar gravemente o setor turístico português. Um passageiro de cruzeiro que pretende visitar Lisboa em outubro manifestou a sua insatisfação, afirmando que a taxa irá dissuadi-lo de gastar dinheiro durante a sua estadia. “Se tiver de pagar a taxa, pago, mas não gastarei mais um único cêntimo em Lisboa. Para café, bebidas, almoço, etc., simplesmente voltarei para o navio. As minhas compras serão feitas num porto que não cobre taxa turística. Eles vão perder muitos negócios, mas se é isso que querem, assim será”, declarou.

Portugal arrisca perder turistas britânicos?
A relação entre Portugal e os turistas britânicos tem sido historicamente forte, com o Algarve a ser um dos destinos de eleição dos visitantes do Reino Unido. No entanto, estas novas medidas poderão abalar essa relação e levar os turistas a procurar outros países com menos custos adicionais.
A crise económica e o aumento dos preços das viagens já têm levado muitos turistas a repensar os seus destinos de férias. Se a tendência de aumento das taxas continuar, Portugal poderá perder competitividade face a outros destinos europeus, como a Grécia, Malta ou a Turquia, onde as taxas turísticas são mais reduzidas ou inexistentes.
A grande questão que se coloca agora é: será que os benefícios desta taxa compensam o risco de afastar turistas? O tempo dirá se Portugal conseguirá equilibrar a necessidade de investimento no turismo sem alienar os visitantes estrangeiros que tanto contribuem para a economia do país.
Stock images by Depositphotos