O grau dos adjetivos permite modificar a intensidade ou a qualidade de um adjetivo, para expressar comparação, superioridade ou inferioridade. Existem três tipos de grau dos adjetivos. Conheça agora cada um deles e não volte a errar!
Grau normal
O grau normal é a forma mais simples do adjetivo, sem nenhuma alteração. É utilizada para descrever características sem compará-las com outras coisas.
Por exemplo:
- O vestido é roxo.
- Ele é tímido.
- A sala é pequena.
Grau comparativo
O grau comparativo é usado para fazer comparações entre duas ou mais coisas. Existem dois tipos de grau comparativo: o comparativo de igualdade, de superioridade e de inferioridade.
Grau comparativo de igualdade
O comparativo de igualdade é formado por “tão + adjetivo + quanto” e indica que duas coisas são iguais em relação a uma característica. Por exemplo:
- Tu és tão forte como eu.
- Esta aula foi tão boa quanto as outras.
Grau comparativo de superioridade
Já o comparativo de superioridade é usado para indicar que uma coisa é superior a outra em relação a uma característica. Ele pode ser formado de duas maneiras: acrescentando “-er” no final do adjetivo ou usando “mais” antes do adjetivo. Por exemplo:
- A Maria é mais rápida nos cálculos do que a Teresa.
- Ela é mais bonita do que a própria modelo.
Grau comparativo de inferioridade
O comparativo de inferioridade é uma forma de comparação que indica que algo ou alguém tem uma característica em menor grau do que outra coisa ou pessoa. Em português, o comparativo de inferioridade é formado pela adição do sufixo “-er” no final do adjetivo, seguido da palavra “do que”. Alguns exemplos de frases com comparativo de inferioridade são:
- O vestido da Mariana é mais barato do que o da Ana.
- A casa da minha irmã é maior do que a minha.
Grau superlativo
O grau superlativo é usado para indicar que algo ou alguém é o maior, o melhor, o mais bonito, etc. em relação a uma característica. Existem dois tipos de grau superlativo: o superlativo absoluto e o superlativo relativo.
Para uma perceção mais simples verifique:
Superlativos
Superlativo Absoluto
- Superlativo Absoluto Analítico;
- Superlativo Absoluto Sintético;
Superlativo Relativo
O superlativo absoluto pode ser formado de duas maneiras: acrescentando “-íssimo” no final do adjetivo ou usando “muito” antes do adjetivo.
Grau superlativo absoluto analítico
O superlativo absoluto analítico é utilizado para indicar que algo ou alguém é o máximo absoluto em alguma característica, sem comparação com outros elementos. É formado pela adição de um advérbio de intensidade (muito, extremamente, excessivamente) antes do adjetivo.
Exemplos:
- O jogador é muito talentoso.
- A paisagem é extremamente bonita.
Grau superlativo absoluto sintético
O superlativo absoluto sintético é utilizado para indicar que algo ou alguém é o máximo absoluto em alguma característica, sem comparação com outros elementos. É formado pela adição de um sufixo ao adjetivo.
Exemplos:
- Esse bolo é deliciosíssimo.
- O carro é caríssimo.
Grau superlativo relativo
O superlativo relativo é usado para comparar algo ou alguém com um grupo de pessoas ou coisas, indicando que é o maior, o melhor, o mais bonito, etc. dentro desse grupo. Ele pode ser formado de duas maneiras: usando “o/a/os/as + mais + adjetivo” ou “o/a/os/as + menos + adjetivo”.
Grau superlativo relativo de inferioridade = o menos (adjetivo)
- A Tânia é a menos interessada da aula.
- A Ana é a menos faladora das amigas.
Grau superlativo relativo de superioridade = o mais (adjetivo)
- Ele é o mais amado deste grupo!
- A minha amiga é a mais gira das modelos.
Gostei das explicacoes, por acaso ja CONHECIA algumas das regras, mas eh sempre bom refrescar as ideias. Tenho umas perguntas: 1. eh bom Portugues usar * a gente * quando se quere dizer * NOS *.2. eh bem educado dizer * Caramba *, para indicar estar surprendido, ou admirado, ob chocado ? 3. eh bem educado , ou aceitavel, comecar uma frase, ou responder a uma pegunta, com a interjeicao * Oh filha !
* ?
Agradeco a sua resposta, mas para evitar criticas ai meu Portugues, indico que vivo na Alemanha ha 52 anos, o meu teclado nao tem nem til, nem C com cedilha, nem me eh possivel escrever com acentos. Por isso esvrevo Eh.