Bege ou beje? Essa é uma dúvida frequente que muitas pessoas têm ao referir-se a uma cor neutra que se situa entre o branco e o castanho-claro. Ainda que ambas as palavras sejam comuns no vocabulário da língua portuguesa, apenas uma delas está correta. Neste artigo, vamos explicar a diferença entre as palavras e mostrar exemplos de como utilizá-las corretamente.
A palavra “bege” é a forma correta de escrever esta cor. A origem da palavra “bege” não é muito clara e não há um consenso entre os linguistas. No entanto, acredita-se que ela tenha origem no francês “beige”, que significa “cor natural do tecido de lã não tingido”. Esse termo teria sido utilizado pela primeira vez no século XIX, quando as fábricas francesas de tecido de lã começaram a produzir peças com cor clara e natural.
Outra hipótese é que a palavra tenha origem no espanhol “beige” ou no italiano “beiggio”, que também se referem à cor bege. Em ambos os idiomas, a palavra tem origem no latim “badius”, que significa “castanho-claro”.
Independentemente da sua origem exata, o termo “bege” é atualmente amplamente utilizado em vários idiomas, incluindo o português, para se referir a uma cor clara e neutra que varia entre o marfim e o castanho-claro.
O bege é uma cor neutra, que pode variar entre tons mais claros ou escuros, e que é comumente utilizada na decoração de ambientes, em roupas e acessórios de moda, em pinturas, entre outras.
Já a palavra “beje” é uma forma incorreta de escrever a cor. Essa grafia pode ser um erro de ortografia ou uma confusão com a palavra “beijo”, que nada tem a ver com a cor bege.
Para o ajudar a entender melhor a diferença entre as palavras, veja alguns exemplos de uso da forma correta:
– A parede da sala foi pintada de bege claro, trazendo mais luminosidade e limpeza ao ambiente.
– A blusa bege combina com diversas cores e pode ser usada em diferentes ocasiões, principalmente formais.
– O sofá da sala é bege escuro e traz um toque de sofisticação e requinte ao ambiente.
– As calças bege são uma ótima opção para um look mais elegante e discreto, nunca compromete!
Percebe-se que em todos os exemplos acima referidos, a cor é escrita como “bege”, respeitando a forma correta da palavra. Beje não existe, está errado!
Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em -e são chamados de “adjetivos uniformes“, pois apresentam a mesma forma no masculino e no feminino. Além de “bege”, existem outros exemplos de adjetivos uniformes em português. Aqui estão alguns deles:
Pobre – Exemplo: O homem é pobre / A mulher é pobre
Simples – Exemplo: O homem é simples / A mulher é simples
Doce – Exemplo: O bolo é doce / A sobremesa é doce
Firme – Exemplo: O homem é firme / A mulher é firme
Grande – Exemplo: O cão é grande / A cadela é grande
Celebre – Exemplo: O artista é célebre / A artista é célebre
Leve – Exemplo: Este menino é leve como uma pena / Esta menina é leve como uma pena
Competente – Exemplo: Este funcionário é competente em tudo o que lhe é proposto/ Esta funcionária é competente em tudo o que lhe é proposto
Esses adjetivos uniformes são muito úteis na escrita e na fala, pois simplificam o uso do gênero gramatical. Ao utilizar esta palavra corretamente, poderá ampliar o seu vocabulário e evitar erros de ortografia. Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer essa dúvida comum e contribuir para uma comunicação escrita mais explicita e eficiente.
Dica: em caso de hesitação faça uma breve pesquisa para não errar mais quanto ao seu português, seja ele falado ou escrito! Estamos aqui para ajudar! Até breve!