Início Cultura «Bilhostre» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer

«Bilhostre» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer

Conheça de forma mais aprofundada palavras de português e enriqueça o seu léxico! «Bilhostre» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer.

Bilhostre
«Bilhostre» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer

Conheça de forma mais aprofundada palavras de português e enriqueça o seu léxico! «Bilhostre» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer.

Sabia que em média usamos apenas 1500 palavras naquilo que é chamado de vocabulário ativo (média de palavras usadas por pessoas com um nível médio de instrução)? Há na língua portuguesa uma vasta riqueza de palavras.

No entanto, os especialistas defendem que apenas são 1500 os termos que integram aquilo a que eles chamam de vocabulário ativo. Naturalmente que, como era de esperar, as pessoas mais instruídas possuem um vocabulário ativo mais rico. No entanto, todos podemos melhorar!

As 1500 palavras são um número escasso, tendo em conta as 306.949 palavras, que estão presentes no interior do maior dicionário de português, a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948).

No presente artigo, selecionamos 10 palavras que deve conhecer. Aproveite para enriquecer o seu léxico, pois devemos fazer um esforço para conseguir alargar esse vocabulário ativo. Preparado para o desafio?


Leia também: 16 erros de português que arruínam a sua credibilidade


«Bilhostre» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer

Ouriçado

Particípio passado de ouriçar. Ouriçado é adjetivo que significa semelhante a ouriço; em forma de ouriço. Significa também encrespado. Em sentido figurado, significa eriçado.

Imbele

Termo que vem do latim imbelle-, com o mesmo significado. Imbele é adjetivo de 2 géneros  que significa que não é belicoso; é pacífico. Significa também fraco; cobarde. Significa ainda tímido.

Menoscabar

Termo que vem do latim vulgar minuscapāre, de minus, «menos» +*accapāre, «acabar».

Menoscabar é verbo transitivo que significa deixar incompleto; tornar imperfeito.

Significa também fazer pouco caso de; desprezar; depreciar. Menoscabar significa ainda difamar; maldizer; infamar.

Ruína

Termo que vem do latim ruīna-, com o mesmo significado. Ruína é nome feminino que significa ato ou efeito de ruir; desmoronamento, destruição. Significa também restos ou destroços de um edifício degradado.

No sentido figurado, significa decadência; degradação. Também significa, no sentido figurado, perda de crédito; falência. Na botânica, é planta herbácea, perene, da família das Campanuláceas, existente em Portugal, em zonas húmidas, fendas de muros e rochedos. Ela tem caules delgados que podem atingir cerca de 30 centímetros de altura, folhas pecioladas com lóbulos cordiformes e flores campanuladas de coloração azul pálida.

Aurora

Termo que vem do latim aurōra-, com o mesmo significado. Aurora é nome feminino que significa claridade que precede o nascer do dia; madrugada; crepúsculo matutino. Significa também, em sentido figurado, começo; princípio; origem. Significa ainda juventude, igualmente no sentido figurado.

Na Geografia, há a aurora polar que é o fenómeno luminoso em forma de faixas e arcos coloridos e brilhantes, que pode ser observado quer nas regiões de latitudes elevadas do hemisfério norte (aurora boreal), quer nas latitudes elevadas do hemisfério sul (aurora austral).

Bilhostre

Termo de origem obscura. Bilhostre é nome de 2 géneros que, em sentido depreciativo, identifica pessoa estrangeira. Significa também depreciativo patife.

Turgescente

Termo que vem do latim turgescente-, com o mesmo significado. Particípio presente de turgescĕre, «inchar». Turgescente é adjetivo de 2 géneros que significa que provoca turgidez. Turgescente é túrgido.

Amargo

Termo que vem do latim hispânico *amarĭcu-, «amargo». Amargo é adjetivo que significa que amarga. Amargo           é algo que tem sabor adstringente; azedo. Amargo, em sentido figurado, significa desagradável.

No mesmo sentido, significa custoso, triste, penoso. O mesmo termo significa duro e difícil. Ainda em sentido figurado, significa magoado, ressentido. Amargo é nome masculino que significa sabor acre.

Amargo em Farmácia é plural de substâncias amargas, quimicamente afins dos taninos e com propriedades terapêuticas. Há a expressão “amargos de boca” que significa arrelias, desgostos. Havendo ainda “verdades amargas” que significam verdades duras de ouvir.


Leia também: 17 palavras parecidas mas com significados distintos


Vetustez

Termo que vem de “vetusto”+”-ez”. Vetustez é nome feminino que significa qualidade ou estado de vetusto, antiguidade, velhice; vetustade.

Impostor

Termo que vem do latim impostōre-, com o mesmo significado. Impostor é adjetivo e nome masculino que significa que ou aquele que usa de impostura; embusteiro; charlatão.

Significa também que ou aquele que se faz passar por quem não é; mentiroso. Impostor significa ainda vaidoso; hipócrita. Também significa caluniador e propagandista de falsas doutrinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.