A Aloé Vera é uma planta medicinal que pode trazer lhe imensos benefícios. Use aloé vera para a pele e cabelo e melhore os seus tratamentos de beleza caseiros!
A aloé vera é uma planta medicinal, que pode ser usada para a saúde e para o bem-estar da pele e do cabelo. Ela está disponível em lojas de produtos naturais, farmácias e feiras e mercados. Também pode ser cultivada em casa, de forma simples e prática. Há inúmeros usos que podem ser dados a esta planta, nomeadamente para cuidados estéticos e de beleza. Fique a saber quais.
Benefícios da aloé vera para a pele e cabelo
Evitar a queda de cabelo
A aloé vera contribui para a produção de colagéneo, o qual ajuda a fixar os fios de cabelo no couro cabeludo. Como é rica em minerais e água, esta planta fortalece ainda todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço.
Para isso, só precisa de juntar 2 colheres de sopa de aloé vera a 2 colheres de sopa de óleo de coco. Misture bem e aplique sobre todo o cabelo. Deixe atuar durante 10 a 15 minutos. Retire com água fria e champô. Repita este procedimento uma vez por semana.
Leia também
- Aloé Vera: benefícios e contra-indicações para a saúde
- Champô caseiro de Aloé Vera faz maravilhas pelo seu cabelo. Aprenda a fazer!
- Os perigos e benefícios da Aloé vera
Hidratar e estimular o crescimento do cabelo
A aloé vera tem enzimas que contribuem para remover as células mortas do couro cabeludo. Além disso, esta planta é super hidratante e contém minerais benéficos para os fios e para o couro cabeludo. Por isso, o cabelo cresce mais forte e mis depressa.
Para isso, junte 2 claras de ovo a 2 a 3 colheres de sopa do gel de aloé vera. Envolva bem e aplique no cabelo, inclusive nas raízes. Deixe atuar por 5 minutos e retire com água fria e champô.
Eliminar a caspa
As enzimas da aloé vera eliminam as células mortas da pele e do cabelo e, por isso, contribuem para acabar com a caspa.
Para isso, misture 2 colheres de sopa de aloé vera com 1 colher de sopa de mel e 2 colheres de sopa de iogurte natural. Aplique essa mistura no couro cabeludo, massajando por 15 minutos e deixando atuar por 30 minutos. Depois, lave o cabelo com um champô anticaspa. Repita o procedimento uma vez por semana.
“A história da Aloe vera é antiga e se encontra presente na literatura de diversas culturas. Seu nome provavelmente se origina da palavra arábica alloeh, que significa substância amarga e brilhante. O primeiro registro do uso da A. vera foi feito em uma tabuleta de argila da Mesopotâmia datada de 2100 a.C.”
(Atherton, 1997)
Retirar a maquilhagem
A aloé vera é um produto capaz de remover a maquilhagem, enquanto hidrata a pele e acalma qualquer irritação.
Para isso, deve colocar um pouco do gel da folha da aloé vera num pedaço de algodão. Depois, é só esfregar levemente sobre as regiões do rosto pintadas e, a seguir, lavar a cara com água morna e um sabão neutro.
Evitar as rugas
As propriedades da aloé vera estimulam a produção de colagéneo da pele, mantendo-a elástica. Logo, a aloé vera é capaz de prevenir o surgimento das rugas, sobretudo de expressão, nos olhos, testa ou boca.
Para isso, aplique com os dedos uma pequena porção de gel de aloé vera sobre as zonas propensas a rugas, como o canto dos olhos, o redor dos lábios ou a testa. Faça uma massagem sobre esses locais e deixe atuar durante 5 a 10 minutos. Remova com água fria e um sabão neutro.
Limpar as camadas profundas da pele
A aloé vera pode servir de esfoliante, além de hidratar a pele e oxigená-la.
Para isso, misture 2 colheres de sopa de gel de aloé vera com 1 colher (de sopa) de açúcar ou de bicarbonato de sódio. Esfregue a mistura no rosto ou noutras partes mais secas da pele, como os cotovelos ou os joelhos, por exemplo. Retire com água e um sabão neutro. Repita o procedimento 2 a 3 vezes por semana.
Outros benefícios da aloé vera
Tratar problemas como dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insónia, pé de atleta, inflamações, prisão de ventre e problemas digestivos.
Quem não deve usar aloé vera
A aloé vera não deve ser utilizada em crianças, grávidas, durante a amamentação, em doentes com inflamações no útero ou nos ovários, hemorroidas, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, apendicite, prostatite, cistite, disenterias e nefrite.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos). Antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, deve ter o devido acompanhamento por alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se leu “Benefícios da aloé vera para a pele e cabelo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…