Os seus encantos são mais que muitos. Por isso, o que aqui iremos apresentar de Belmonte serve apenas como uma mera amostra. Não há nada melhor do que visitá-la!…
Esta é uma aldeia especial, repleta de encantos que asseguram a felicidade a qualquer visitante. Está ligada aos Descobrimentos Marítimos Portugueses, tendo sido nesta terra que nasceu o navegador Pedro Álvares Cabral. Essa é uma das curiosidades da história da vila, mas há muito mais para conhecer. Quer saber mais sobre esta aldeia?
Belmonte é das mais belas aldeias históricas de Portugal
Belmonte
Sendo esta uma aldeia histórica encantadora, revela-se um destino de férias que deve ser levado em consideração para qualquer verão. Ela integra o distrito de Castelo Branco.
Na vila portuguesa, pode-se usufruir da tranquilidade da Beira Baixa. Estando situada em plena Cova da Beira, esta terra tem tantos encantos que deixa todos os visitantes maravilhados. A vista fabulosa sobre a encosta oriental da Serra da Estrela é uma delas.
Estatutos desta terra
Na Idade Média, em 1186, o nome Belmonte surge ligado à história do concelho da vizinha Covilhã pela primeira vez, tendo sido precisamente no foral concedido por D. Sancho I.
Contudo, em 1199, o mesmo rei concedeu foral a Belmonte, tendo a vila ficado sob jurisdição de Covilhã até 1385. Mais tarde, mais precisamente em 1510, D. Manuel I concedeu nova carta de foral a esta aldeia.
O seu nome
Existem teorias distintas a justificar o nome desta aldeia, havendo quem defenda que Belmonte tem este nome devido à sua localização, encontrando-se no topo de um bonito monte ou de um belo monte (Belmonte).
Outra teoria para o nome é advir de “belli monte” ou de “monte de guerra”.
Pedro Álvares Cabral, a figura de Belmonte
Em Belmonte, nasceu a pessoa responsável pela descoberta do Brasil.
O navegador Pedro Álvares Cabral ficou para a história de Portugal e do Brasil depois de ter comandado a segunda armada rumo à Índia, em 1500.
Contudo, erros de cálculo levou a que tenha descoberto o Brasil, acidentalmente. Nesta aldeia, há uma estátua a homenagear este filho da terra (tendo sido inaugurada em 1961).
Destaques de Belmonte
Pré e proto-história.
A longevidade desta localidade é certificada pela Anta de Caria, pelos Castros de Caria e da Chandeirinha.
Presença romana
Existem evidências desse tempo, nomeadamente a Torre Centum Cellas ou a Villa da Quinta da Fórnea, que serviam como pontos de passagem da via que fazia a ligação de Mérida à Guarda.
Centum Cellas
Encontra-se a cerca de 5 kms do centro de Belmonte, mais precisamente em Colmeal da Torre. Centum Cellas terá tido a sua origem no século I d.C.
No entanto, a sua funcionalidade exata permanece um mistério, havendo teses distintas, umas defendendo que possa ter sido um templo, outras defendendo ter sido uma prisão, outras ainda que terá servido como uma albergaria para viajantes.
Presença judaica
Existe uma tradição judaica na vila, fruto da sua história. Ao longo da história de Belmonte, houve vários momentos marcantes, sendo que a comunidade hebraica de Belmonte é um deles, fruto da herança direta da velha presença sefardita.
Foi graças à fixação dos judeus que a vila começou a ganhar algum comércio, sendo que esta terra já tinha duas igrejas (de São Tiago e de Santa Maria, junto ao Castelo) e uma sinagoga, no século XIII, dados que tornam evidente o desenvolvimento da vila e a afluência de pessoas.
Ao longo do tempo, foi sobrevivendo aos sucessivos desafios, tendo até sobrevivido à Inquisição, mantendo-se em segredo. Atualmente, existe por lá um museu que conta a história deste povo em Portugal.
A Sinagoga Bet Eliahu
Esta construção foi inaugurada em 1996, na época em que se assinalaram os 500 anos do Édito de D. Manuel que ordenou as expulsões de judeus e de muçulmanos do território português.
Museu Judaico
Morada: R. da Portela 4, 6250-088
Contactos: 275 088 698 / [email protected]
Localização GPS: 40.35858470000001 (Latitude) 7.350294500000018 (Longitude).
Preçário, aqui.
Outros espaços museológicos em Belmonte
O Museu dos Descobrimentos
Este museu interativo encontra-se localizado no logradouro do Solar dos Cabrais, a antiga residência da família Cabral.
O Museu dos Descobrimentos reproduz uma determinada etapa dos descobrimentos portugueses, dando destaque a eles em cada sala, existindo um destaque natural à viagem que Pedro Álvares Cabral empreendeu até ao Brasil.
Localização: Rua Pedro Álvares Cabral, 68.
Ecomuseu do Zêzere
O Ecomuseu do Zêzere apresenta funções didáticas e pedagógicas, encontrando-se instalado na antiga Tulha dos Cabrais.
Museu do Queijo
O Museu do Queijo encontra-se em Peraboa, podendo ser feita uma visita guiada. Pode ficar a conhecer um pouco mais sobre este produto, as raízes históricas do queijo, as suas variedades, entre outras vertentes.
Localização: Rua dos Casainhos | Peraboa
O Castelo
O Castelo de Belmonte encontra-se situado no topo da colina, tendo sido construído no século XII. Serviu como residência da família Cabral, mas o castelo foi abandonado no final do século XVII, devido a um incêndio no seu interior.
Em 1927, foi declarado Monumento Nacional. Desde 1992 que foi criado um anfiteatro que se encontra devidamente equipado para receber espetáculos variados. Na antiga Torre de Menagem, encontram-se expostos diversos itens encontrados nas escavações realizadas no local.
Solar dos Cabrais
No seu logradouro, pode ser encontrado o Museu dos Descobrimentos, mas o Solar dos Cabrais tem os seus encantos. Serviu em tempos como residência da família de Pedro Álvares Cabral. Atualmente, é o espaço onde se encontra a Biblioteca e o Arquivo Municipal de Belmonte.
Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais
A Igreja de Santiago tem a sua origem em 1240, sendo um Monumento Nacional. Os vestígios de frescos presentes no seu teto e paredes são um dos destaques deste espaço.
A Pietá, uma bela escultura de Nossa Senhora da Piedade, revela-se outro destaque interessante, tendo 1,5m de altura e estando datada do século XIV. O Panteão dos Cabrais encontra-se nas imediações. Lá encontram-se guardadas as cinzas de Pedro Álvares Cabral e de outros familiares.
Posto de Turismo
Encontra-se no Castelo de Belmonte
Contactos: 275 911 488 / [email protected]
Onde dormir
Pousada do Convento de Belmonte
Encontra-se construída sobre as ruínas do Convento de Nossa Srª da Esperança.
O Cantinho dos Cabrais – AL
Morada: Rua da Praça, nº 32 6250-162 Inguias.
Casa Dom Yahya – AL
Morada: R. Pedro Álvares Cabral 39, 6250-086.
Hotel Belsol
Morada: Ginjal, 6250-076 Belmonte – Portugal.
Quinta do Panásco
Morada: Estrada Nacional N345, km 15,4 Caria
Onde comer em nesta terra (e arredores)
Restaurante do Hotel Belmonte Sinai
Morada: Largo de S. Sebastião.
Manjar dos Deuses
Morada: Sítio do Vale 6250-076 (Portugal).
O Cangas
Morada: Largo do Jacinto nº 5 Caria
Outros restaurantes nas imediações:
Restaurante Vallecula
Localização: Praça Dr. José de Castro, 1 | Valhelhas
Restaurante Bebiana
Localização: Rua Santa Bebiana, 2 | Caria
Leia também:
- Descubra 10 das aldeias mais bonitas de Portugal
- 1 dia fantástico na terra de Pedro Álvares Cabral
- A misteriosa e enigmática Torre Centum Cellas
NCultura
Se gostou do nosso artigo, deixe-nos a sua opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…