Mais de duas dezenas de casas que são engraçadas e verdadeiras atrações turísticas! Conheça 21 casas na Bélgica que de tão feias se tornam míticas.
O que é belo? Será a beleza consensual? Muitas vezes contemplamos arte que faz surgir em nós questões a que nem sempre conseguimos dar uma resposta imediata. A beleza e a fealdade nem sempre são vistas da mesma forma por pessoas diferentes (e não estamos a falar de pessoas que sofram de problemas de miopia, astigmatismo ou outros).
As pessoas têm simplesmente opiniões distintas sobre as mesmas coisas. Há que haver respeito por essas opiniões, embora muitos continuem a insistir sempre na sua posição, defendo que uns têm bom gosto e outros não…
Deixemos essas questiúnculas de lado e centremos a nossa atenção numa série de casas presentes na Bélgica que são consideradas tão feias e singulares que se tornaram verdadeiras atrações turísticas. Digamos que são tão feias, quanto engraçadas. A questão é: será que gostaria de viver numa destas casas?!
Bélgica: casas tão feias que se tornam míticas
A casa
Uma casa é um espaço extremamente importante para a nossa vida. É o local onde asseguramos o conforto, depois de um dia exigente de trabalho. É também onde desenvolvemos os laços familiares e onde partilhamos diversos momentos que são de grande relevância para a pessoa que nos tornamos.
A escolha da nossa casa deve ser realizada após ponderarmos diversas variáveis, nomeadamente: localização, preço, transportes públicos, acessibilidades, estacionamento público gratuito ou pago, espaços comerciais próximos (supermercados, talhos, entre outros espaços úteis).
Leia também: 10 das casas mais estranhas e únicas no mundo
Casas peculiares da Bélgica
Aqui, veremos casas existentes num belo país, a Bélgica. Todas elas são únicas e têm algo mais em comum: são muito feias. Apesar dos conceitos de beleza e fealdade terem um espaço de discussão muito particular, a verdade é que estas casas são consideradas feias por grande parte das pessoas.
Sendo a Bélgica um país com muitas construções bizarras e peculiares, alguém teve a brilhante ideia de criar a conta “Ugly Belgian Houses” (Instagram) e documentar as verdadeiras preciosidades da arquitetura do seu país de origem. O que começou de forma inocente em 2012, tornou-se num projeto que chamou a atenção de amantes da arquitetura de todo o mundo. Tal facto levou a que se tornassem autênticas atrações turísticas. Vejamos, então, por que razão estas casas chamam tanto à atenção.
O desafio
As casas fotografadas são de uma arquitetura simultaneamente bizarra e divertida, que muitos até poderão adjetivar de feia. Mas deixemos esta análise para si. Gostaria de viver numa casa assim?
A Cara Metade
Esta casa parece que foi cortada pela metade e uma das metades desapareceu, misteriosamente.
Casa-Miau
Esta casa tem duas janelas nas traseiras que, olhando de forma atenta, parece que por baixo têm o focinho de um gatinho fofinho.
Casa Original
Nem sempre o que é profundamente original, é merecedor dos maiores elogios…
Janelas do escangalhado
No início do ano, os bolos da quadra natalícia ainda estão nas nossas memórias. As múltiplas janelas presentes nesta casa fazem lembrar um escangalhado. Será que tem todo o tipo de janelas? Será que tem alguma repetida?
Casa-metade de costas voltadas
Pois esta casa também parece cortada pela metade. Mas as metades já não se falam e estão de costas voltadas.
Leia também: 20 casas incríveis espalhadas pelo mundo (1 é portuguesa)
Falta aqui qualquer coisa
Esta casa dá a sensação de que algo não está inteiramente concluído. Fica a sensação de que abandonaram o serviço para ir almoçar e não regressaram.
Menos é (de)mais
Muitos defendem que menos é mais, mas nunca viram este feio exemplar que deita por terra a teoria. Menos é demais!…
Prédio de Pisa
Provavelmente inspirados na célebre Torre de Pisa, esta habitação dá a sensação de que está parcialmente em queda.
Casa de outro planeta
Parece que afinal há vida extraterrestre e escolheram a Bélgica para assentar arraiais. É uma coisa de outro mundo. Mas será uma coisa bela?
Queijo suíço
Parece que um emigrante suíço foi para a Bélgica e as saudades eram tantas que criou um queijo suíço gigante. É uma casa cheia de buracos…
Casa-triste
É realmente uma casa que expressa uma emoção: tristeza. Será que é a expressão do arquiteto que não recebeu tudo o que devia ou será que é o proprietário a expressar a reação ao valor a dar ao arquiteto?
(cont.)