Um azeite brasileiro foi eleito o melhor blend do mundo, num concurso nos Estados Unidos da América: azeite brasileiro conquista medalha de ouro e brilha no estrangeiro.
O azeite é produzido e usado pelo homem há cerca de 4 mil anos. A palavra “azeite” é de origem árabe e tem origem no termo “az-zait”, que significa “sumo de azeitona”. Atualmente, este ouro líquido é produzido em mais de 60 países, gerando muito emprego e receitas.
Além dos produtores mais tradicionais, como Espanha, Grécia, Itália e Portugal, a estes têm-se juntados outros países como África do Sul, China, Croácia, Nova Zelândia, Uruguai e Brasil.
Azeite brasileiro conquista medalha de ouro e brilha no estrangeiro
Apesar de “novato”, o azeite brasileiro já tem dado cartas além-fronteiras. “O azeite brasileiro tem características muito típicas, com notas que surpreendem os grandes especialistas – como florais e frutas tropicais – e alta complexidade”, disse o azeitólogo Sandro Marques. “Hoje, produzimos azeites tão bons quanto os melhores do mundo”.
Afinal, quem acha que o azeite brasileiro não é suficiente bom engana-se, sobretudo depois de conhecer todos os prémios e reconhecimentos internacionais que o azeite brasileiro já recebeu em relativamente poucos anos de produção.
Leia também:
- O azeite pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares
- As 4 situações onde é proibido usar azeite
- Dicas essenciais para escolher o melhor azeite
Alguns desses azeites já obtiveram reconhecimento até nos melhores concursos e eventos internacionais, já para não falar de alguns certificados que atestam a enorme qualidade do azeite produzido no Brasil. Conheça, agora, 3 azeites que merecem especial destaque pelos prémios que já receberam e, claro, pela sua excecional qualidade.
Três melhores blends de extravirgem produzidos no Brasil
IRAREMA (Medalha Ouro)
Este azeite é produzido por Moacir Carvalho Dias, na Fazenda Irarema, em São Sebastião da Grama, São Paulo.
A sua primeira extração foi feita em 2018 e, desde aí, já venceu um dos prémios mais importantes do setor. Ele foi eleito o melhor azeite do mundo, na categoria Blend Suave, no New York Olive Oil Contest, nos Estados Unidos da América. O júri era composto por 40 especialistas de várias nacionalidades. Foi o primeiro azeite brasileiro a conquistar este prémio.
A produtora também já possui o Irarema frutado, o defumado e quatro aromatizados: alecrim, alho, limão siciliano e manjericão.
VIENZO (Medalha de Prata)
Foi há dois anos que teve lugar a primeira extração deste azeite da Quinta do Vienzo, situada no município catarinense de Rancho Queimado.
O produtor explica: “Coleto as azeitonas um pouco antes de estarem maduras. Com isso, elas têm mais intensidade, aroma e sabor (…) Isso reduz a quantidade de azeite produzido, mas eu prefiro priorizar a qualidade à quantidade.” O blend frutado do azeite Vienzo destaca-se pelas notas florais no nariz e de amêndoa e baunilha na boca.
VERDE OLIVA (Medalha de Bronze)
Em 2017, o azeite Verde Oliva recebeu o selo Demeter, o maior e mais importante certificado de agricultura biodinâmica do mundo. Este azeite é produzido em Maria da Fé, em Minas Gerais. O seu produtor explica: “Ficamos muito orgulhosos. Mas ainda estamos aprendendo.”
Este rótulo estreou comercialmente há três anos, com a produção de 2 mil litros de azeite. Para este azeite, são usadas azeitonas de diversas variedades, como arbequina, grappolo e koroneiki.
“O azeite Verde Oliva tem notas elegantes, como banana verde, amêndoa e canela”, disse o especialista Sandro Marques. A juntar a este azeite, a produtora comercializa azeites aromatizados, como os de alho, limão siciliano e pimenta.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre vinhos no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pelo mundo dos vinhos, saiba que há mais artigos no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…
Gosto de Ncultura. Grato
Que bom que o Brasil, tem azeite de Oliva de tão alta qualidade!! Parabéns!!!!
Precisamos valorizar nossos produtores e deixar de pensar que tudo que vêm de fora é melhor.O Brasil produz muitas coisas de qualidade.
O Brasil é um país muito rico, pois tudo que se planta nele dá. Parabéns devagar se chega lá.
Parabéns Brasil, devagar chegamos lá