A cidade de Lisboa é maravilhosa. A sua localização é perfeita para todos os que são adeptos de escapadinhas, explorando a riqueza da região. A capital portuguesa está bastante próxima de vários locais formidáveis. Reunimos lugares imperdíveis e formamos uma lista com alguns destinos que asseguram experiências memoráveis. São alguns dos locais mais fantásticos que pode visitar. Todos asseguram momentos bastante agradáveis, daqueles que mais tarde recordará com carinho. Tendo em conta a proximidade, pode querer repetir a experiência com regularidade. Descubra 10 das melhores escapadinhas a menos de 1 hora de Lisboa.
As 10 melhores escapadinhas a menos de 1 hora de Lisboa!
1 – Almada
Visitar Almada é fácil. Pode ser feito de barco, de comboio ou de carro. Neste lugar, pode passar momentos bastante agradáveis. Há muito para conhecer em Almada. Pode aproveitar para conhecer os seus segredos.
Almada é uma das cidades mais verdes de Portugal. A sua beleza natural é deslumbrante. O Parque da Paz que se encontra no centro da cidade revela-se uma excelente opção para passear com a família. Trata-se de um ótimo local de lazer.
Por aqui, é possível observar abetos, pinheiros e oliveiras… São mais de 115 espécies de árvores, arbustos e herbáceas da flora. Além disso, também pode encontrar animais.
O lago presente no local é verdadeiramente encantador. Ele serve de habitat a cisnes e a patos-reais. Por aqui, pode praticar desporto ou fazer outras atividades. Há quem faça piqueniques em família ou com amigos. Pode simplesmente estar em paz, aceitando a sugestão presente no nome do Parque.
2 – Cascais
Cascais é outro destino maravilhoso. Esta vila foi escolhida por reis como local de veraneio. A bela vila de Cascais é glamourosa. Por isso, as famílias que escolhem passar uns dias por aqui podem perceber como este destino é fantástico.
Cascais é uma vila serena, que está próxima do mar e da serra. Portanto, tem muito para descobrir e oferecer. Aventure-se a explorar a riqueza local e descubra uma paisagem verdadeiramente imperdível!
3 – Sesimbra
Este destino tem praias famosas, havendo algumas que são “secretas”, estão escondidas ou é necessário superar um percurso feito só pelos mais determinados.
Há muito para descobrir em Sesimbra, destacando-se as suas tradições culturais ligadas ao mar. Neste destino perfeito para uma escapadinha, poderá encontrar um conjunto de monumentos que nos dizem muito sobre a história local e sobre Portugal. Nos últimos anos, até a arte urbana se tornou numa atração. Ela espalhou-se um pouco por todo o lado…
4 – Barreiro
O concelho do Barreiro apresenta uma localização privilegiada, encontrando-se na margem sul do Tejo. Ele apresenta diversas atrações, nomeadamente a beleza da paisagem.
Ao longo dos últimos anos, o Barreiro tem sido modernizado. Uma evolução que lhe permite apresentar à sua população e aos seus visitantes melhores atrações. Este é um destino fantástico para uma escapadinha.
O Barreiro apresenta uma extensa frente ribeirinha. Neste local, podemos passear em família e relaxar junto ao Tejo. Há muitos outros pontos de interesse bem atrativos que farão com que passe momentos bastante agradáveis.
5 – Mafra
Mafra encontra-se a apenas 45 minutos de Lisboa e tem muito para visitar. Uma das obras mais emblemáticas do país encontra-se aqui. Trata-se do Palácio e Convento de Mafra, monumento a que José Saramago deu particular atenção (em o “Memorial do Convento”).
A Tapada e as belas vilas de Mafra e da Ericeira são locais onde se podem passar bons momentos.
6 – Óbidos
A vila de Óbidos encontra-se presente a 85 quilómetros de Lisboa. Esta vila medieval é o destino perfeito para uma daquelas “escapadinhas” de fim de semana. A sua beleza é incrível.
O seu castelo é uma atração imperdível. O Castelo de Óbidos é um dos mais bem conservados de Portugal, onde a vila se encontra inserida. A sua fortaleza é uma das muitas razões que torna este destino tão popular. Nunca desilude os seus visitantes.
Pode ainda experimentar a famosa Ginjinha de Óbidos, que fica ainda mais irresistível quando é servida num copo de chocolate. Outra atração local que não pode deixar de visitar é a Lagoa de Óbidos, a mais extensa da costa portuguesa.
7 – Nazaré
A vila piscatória da Nazaré encontra-se no centro do país e trata-se de um destino imperdível. O Canhão da Nazaré forma ondas gigantes que fizeram com que a Nazaré fosse falada internacionalmente, porque apresenta as maiores ondas do mundo.
Uma das melhores experiências que se pode viver por aqui é passear pelas ruas e esquinas desta típica vila. Assim se percebe toda a riqueza que a Nazaré tem para oferecer. Ao caminhar e ao conhecer as suas gentes, percebe-se que a riqueza da Nazaré não se esgota nas suas praias.
8 – Oeiras
Este destino encontra-se presente na zona costeira, a uma distância de apenas 10 quilómetros da cidade de Lisboa. Oeiras pode proporcionar momentos bastante agradáveis a todos os seus visitantes.
Em Oeiras, pode encontrar diversas atrações. Dada a proximidade com Lisboa, seguramente que irá ter várias razões para regressar brevemente.
9 – Setúbal
A cidade de Setúbal encontra-se presente a pouco mais de 30 minutos da capital portuguesa. Esta cidade deve ser colocada na lista de escapadinhas imperdíveis. Podemos visitá-la em qualquer época do ano. No entanto, dada a sua riqueza natural, será sempre melhor no verão. Nos dias mais quentes do ano, podemos explorar melhor os seus tesouros.
O verde da Serra da Arrábida serve de cenário incomum para tornar Setúbal num destino imperdível. As praias de areia branca e a água cristalina revelam-se uma das muitas razões que nos leva a visitar Setúbal. A gastronomia é outro motivo. Naturalmente, é rica em peixe fresco. Entre os petiscos locais, está o delicioso choco frito.
10 – Sintra
A vila de Sintra é um dos destinos mais românticos em todo o mundo. Esta vila apresenta um conjunto incomum de qualidades. Além da beleza natural colossal da Serra, tem o Castelo de Mouros e muitas outras atrações fantásticas.
O Parque e Palácio de Monserrate apresenta-se uma atração exótica fantástica. O Palácio Nacional de Sintra encontra-se onde o coração de Sintra bate. Trata-se de um palácio grandioso e magnífico.
O Parque e Palácio Nacional da Pena é um espaço encantado, onde toda a criança sonha e todo o adulto se torna criança… O Chalet e Jardim da Condessa d’Edla revela-se outra das atrações locais.
Conheça outras escapadinhas que pode realizar:
- Escapadinha à antiga capital do Algarve
- Escapadinhas românticas em Portugal
- Escapadinhas na Serra da Estrela
Curiosidades de Lisboa
- Devido ao cultivo de alfaces, os lisboetas foram chamados de “alfacinhas”.
- A Ponte 25 de abril foi inaugurada em 1966. Nessa época, chamava-se Ponte Salazar. A mudança de nome acontece depois da revolução de 1974, ficando com o nome de Ponte 25 de abril.
- Todos sabemos que Lisboa é capital do nosso país. No entanto, nem todos sabem é que Lisboa é capital duas vezes, porque também é capital de distrito.
- Os Candeeiros da Ponte Vasco da Gama são ligeiramente inclinados e há um motivo: não perturbar os pássaros que por ali passam.
- A primeira referência às sete colinas de Lisboa está presente no “Livro das Grandezas de Lisboa”, uma obra escrita no século XVII, por Frei Nicolau de Oliveira.
- Os nomes das 7 colinas de Lisboa são os seguintes: São Jorge, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant’Ana.
- Há um Cristo Rei português em Lisboa. Ele distingue-se do brasileiro por diferentes razões, nomeadamente a sua altura. O Cristo Rei português é menor, tendo menos 10 metros do que o homónimo brasileiro.
- Embora o Fado seja uma música tradicional de todo o país, a cidade de Lisboa é particularmente conhecida pelo seu fado, pelos seus fadistas e pelas suas casas de fado.