Nas mais belas estátuas da Europa há uma escultura portuguesa que integra a lista de melhores esculturas europeias. Será o busto de CR7? As esculturas são obras de arte que, quando são bem feitas, são absolutamente encantadoras. Exigem muito trabalho e muito talento para ficarem perfeitas. Existem diversos exemplares que nos encantam há séculos.
O European Best Destinations fez uma lista com as melhores esculturas europeias, colocando uma portuguesa na lista. Será que é o busto de Cristiano Ronaldo? Não! Desta vez, CR7 não figura entre os melhores.
Na lista, estão esculturas tão célebres como David (Florença), a Pequena Sereia (Copenhaga), Rómulo e Remo (Roma) ou a escultura de pedra do Rei Decébalo, na Roménia. Conheça o top!
As mais belas estátuas da Europa (1 é portuguesa)
10 – “Maman” de Louise Bourgeois (Bilbao – Espanha)
Esta escultura é intrigante. Uma aranha gigante que carrega os seus ovinhos. Uma peça de Louise Bourgeois. “Maman” (mãe) é uma peça do genial artista francês, tendo sido dedicada à mãe.
Foram produzidas várias cópias desta escultura presente no Museu Guggenheim (em Bilbao), estando elas presentes em espaços míticos como o Tate Modern (em Londres) e o Museu Hermitage (em São Petersburgo).
9 – Vitória da Samotrácia (Paris, França)
Esta obra foi descoberta na ilha de Samotrácia, encontrando-se em exibição no Museu do Louvre, em Paris. A Vitória de Samotrácia representa a deusa da vitória “Nike”. Não tem cabeça, pois esta não permaneceu intacta até aos nossos dias, mas é encantadora, sendo uma escultura que revela grande precisão e talento técnicos.
8 – Manneken Pis (Bruxelas, Bélgica)
A estátua de Manneken Pis centra todas as atenções na Grand Place de Bruxelas, estando presente no cruzamento da “Rue de l’Etuve” com a “Rue du Chêne”. Esta adorável estátua data de 1620, existindo uma lenda curiosa associada a ela.
Esta estátua revela o famoso sentido de humor de Bruxelas, existindo uma mistura de influências greco-romanas, provavelmente.
7 – Vénus de Milo (Paris, França)
A Vénus de Milo está presente no Museu do Louvre, em Paris. Esta estátua é mundialmente famosa e representa a deusa Afrodite. O nome “de Milo” deve-se a esta estátua ter sido encontrada na ilha grega de Milos, no século XIX.
6 – Rómulo e Remo (Roma, Itália)
A lenda de Romulus e Remus é bastante conhecida. Os irmãos gémeos Rómulo e Remo foram
abandonados pelos pais e foram salvos por uma loba, animal que os amamentou.
Desde aí, tornou-se o símbolo da cidade de Roma e está presente no Museu Capitolino. Há uma cópia na praça Paul-Painlevé, tendo sido oferecida à cidade de Paris pela Câmara de Roma.
5 – O Pensador, de Rodin (Paris, França)
O Pensador é uma estátua feita por Auguste Rodin, em 1903. Ela encontra-se no museu Rodin, em Paris. A estátua original tinha 70 cm, tendo sido inicialmente chamada de “O Poeta”.
Contudo, 8 anos após a criação da estátua original, foi feita uma estátua idêntica, com o tamanho de 1m80. Esta estátua tornou-se numa das estátuas mais famosas do mundo.
4 – David, de Michelangelo (Florença, Itália)
A escultura de David foi feita pelo famoso Michelangelo, há mais de 600 anos. Esta estátua revela a qualidade técnica do escultor italiano, que conseguiu esculpir um corpo de forma perfeita.
O David desta estátua é o mesmo da lenda de “David e Golias”. Ela retrata o jovem herói que consegue derrotar o gigante Golias. Existem algumas cópias desta estátua. O “David” original encontra-se em exibição na Galleria dell ‘Accademia em Florença. Contudo, na mesma cidade, podem ser vistas algumas cópias.
3 – A Pequena Sereia (Copenhaga, Dinamarca)
O dinamarquês Hans Christian Andersen é autor de diversos contos infantis que nos fizeram sonhar em crianças, nomeadamente com o patinho feio e com a pequena sereia.
A estátua feita da pequena sereia tornou-se a principal atração turística de Copenhaga, sendo uma obra financiada e encomendada pelo filho do fundador da famosa cervejaria Carlsberg. A estátua original permanece em segurança. As cópias têm sido, repetidamente, decapitadas.
2 – Rei Decábalo (Orsova – Roménia)
As obras monumentais são bastante raras, mas esta é uma exceção. É bastante recente, tendo sido feita depois de ter sido encomendada por um bilionário em 1993.
Esta incrível estátua demorou 10 anos a ser esculpida. O olhar profundo e penetrante de “Decebale” (que foi o último rei dos Dácios, tendo vivido no século I d.C.), destaca-se numa obra com 40 metros de altura.
1 – Cristo Rei (Lisboa, Portugal)
O Cristo Rei presente em Almada, na região de Setúbal, foi inspirado na célebre estátua do Rio de Janeiro. Esta estátua tem 110 m de altura é um dos monumentos mais altos de Portugal. O Cristo Rei demorou 10 anos a ser construído, mais precisamente entre 1949 e 1959, e tornou-se um símbolo do distrito de Lisboa.
Leia também:
- Monumentos de Portugal: 15 que nos enchem de orgulho
- Os monumentos mais visitados de Portugal
- Os monumentos mais incríveis da Europa (3 em Portugal)
NCultura
Está a pensar em ir algum destes países? Agora que sabe onde se situam as mais belas estátuas da Europa, não se esqueça de as visitar para obter uma experiência incrível e memorável. Se já visitou alguma delas, conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Monumentos no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…