A cidade de Lisboa tem ruas verdadeiramente maravilhosas. Reunimos as 6 ruas mais bonitas de Lisboa que tem de conhecer.
A cidade de Lisboa é das cidades mais procuradas da Europa. A capital portuguesa tem sido bastante elogiada. Os elogios surgem em revistas e plataformas internacionais ligadas à área do turismo.
Lisboa é a cidade portuguesa mais populosa. A história da cidade é fascinante. Trata-se mesmo de uma das cidades europeias mais antigas. Visitar esta cidade permite que se encontre um conjunto assinalável de atrações imperdíveis.
Por isso, percorrer as ruas desta cidade revela-se uma experiência maravilhosa. No presente artigo do NCultura, reunimos algumas das ruas mais emblemáticas desta cidade fantástica.
As 6 ruas mais bonitas de Lisboa que tem de conhecer
- Calçada de Santana
- Rua do Vale
- Rua da Bica
- Rua Cor de Rosa
- Rua Augusta
- Avenida da Liberdade
1 – Calçada de Santana
Este espaço mítico da capital encontra-se mesmo no coração da cidade de Lisboa.
A calçada de Santana encontra-se próxima de uma atração local, o miradouro do Torel, que proporciona algumas das melhores vistas da cidade. A calçada de Santana consiste numa rua estreita e íngreme.
Além de bastante bonita, a calçada de Santana revela-se um espaço cheio de história. Por aqui morreu Luís de Camões, o eterno poeta que ficará para sempre recordado como o autor da obra mítica “Os Lusíadas”. Amália Rodrigues é outro nome ligado a este local. Foi por aqui que a diva do Fado nasceu, mais precisamente na porta nº 2.
A calçada de Santana tem ainda outra atração imperdível. Trata-se da varanda nº 198, que se encontra ladeada de leões, que servem como símbolos de força e de poder. As pessoas que realizam este percurso poderão também fazer o desvio para a Calçada Nova do Colégio e Rua Martim Vaz. Por esses locais, acede-se ao pátio Santos. Se se continuar o percurso a caminhar, é possível chegar ao Hospital de São José em poucos minutos.
Nesta rua também é possível ver outra atração encantadora, a Igreja da Pena. Trata-se de um templo com história. Foi uma das primeiras igrejas a ser construída na cidade. Passear por aqui revela-se sempre uma experiência encantadora, uma vez que é possível avistar o bonito Tejo ao longe.
2 – Rua do Vale
Esta rua fica entre São Bento e o Bairro Alto. É como se criasse uma fronteira formada por vasinhos de flores, estendais de roupa e painéis de azulejos. Aqui, tinha lugar a oficina de Júlio Pomar e também o museu com o seu nome.
Mais ao fundo, a Igreja das Mercês (conhecida também como Igreja de Jesus). Um bonito local para passear e descobrir os encantamentos da cidade.
3 – Rua da Bica
Um dos destaques da cidade de Lisboa é a experiência de passear em ruas míticas. A Rua da Bica de Duarte Belo é definitivamente uma das ruas que reúne atrações formidáveis, por isso não se pode perder a oportunidade de percorrer esta rua. Esta é uma das ruas mais fotografadas da cidade, o que permite constatar de que se trata de uma rua imperdível.
A Rua da Bica de Duarte Belo tem muitos destaques. Além das cores, há o elétrico, a vista memorável sobre o Tejo e também a fascinante história que se encontra espelhada em cada canto.
O famoso funicular, frequentemente designado como Elevador da Bica, revela-se uma das principais atrações da rua. Muitos dos milhares de turistas que passeiam por Lisboa fazem questão de passar por aqui.
A Rua da Bica de Duarte Belo chegou a ser eleita como a mais bonita do mundo. Esse momento aconteceu em 2017. Esta famosa rua brilhou em conjunto com os Champs-Élysées (presentes em Paris) e a 5ª Avenida (presente em Nova Iorque).
A votação ocorreu em vários sites americanos e recorreu à opinião de especialistas. Para chegar a esta eleição, foi necessário saber a opinião de milhares de turistas e das respetivas experiências nas cidades elogiadas.
4 – Rua Cor de Rosa
Esta rua é tida como a mais “instagramável” de Lisboa, isto é, reúne características que a tornam particularmente imperdível para quem quer enriquecer a rede social Instagram. Esta rede social é muito dependente de boas imagens e aqui assegura-se isso mesmo.
A Rua Cor de Rosa está presente no Cais do Sodré. Esta rua é igualmente conhecida como Rua Nova do Carvalho. A beleza incomum é uma das razões que a torna numa atração imperdível.
Por aqui, poderá encontrar um deslumbrante tapete de alcatrão rosa. Por esta rua também é possível visitar alguns cafés e bares que retratam a vida de Lisboa. Nesta rua, poderá divertir-se durante o dia ou pela noite dentro.
A Rua Cor de Rosa é considerada um dos “spots” mais badalados da noite da capital. A sua reputação vem de longe. Chegou a ser conhecida como uma rua famosa por ser uma encruzilhada de criminosos da cidade e de prostitutas.
No entanto, atualmente, a Rua Cor de Rosa revela-se um local perfeito para o convívio. Por aqui, asseguram-se bons momentos com amigos. Além de garantir diversão, nesta rua é possível tirar fotos deslumbrantes.
5 – Rua Augusta
A famosa Rua Augusta é um local de passagem obrigatória, um local mítico da capital. A Rua Augusta é a principal rua de pedestres de Lisboa. Por aqui, poderá encontrar um conjunto variado de atrações. Além de cafés com esplanadas, a beleza está presente em cada metro quadrado. Os ladrilhos de mosaico presentes no chão ajudam a tornar o local ainda mais encantador.
Na Rua Augusta, poderá ainda visitar diferentes tipos de lojas e uma atmosfera realmente animada e amigável. O Arco da Rua Augusta é o ex-libris local, um espaço mítico que se encontra no topo da Rua Augusta. É ainda possível visitar um miradouro fantástico que se situa no topo do arco. Para chegar a esta local, é preciso usar o elevador, uma experiência imperdível.
6 – Avenida da Liberdade
Esta é uma das ruas principais de Lisboa. A Avenida da Liberdade é uma referência imperdível da capital portuguesa. Este local mítico permite fazer a ligação da praça dos Restauradores à Praça do Marquês de Pombal. Este local necessitou de grandes transformações, após o terramoto de Lisboa.
Ao longo de 2 quilómetros da Avenida da Liberdade, é possível encontrar exemplares únicos de arquitetura. São exemplos de construções que apresentam beleza e história. Estes exemplares de arquitetura clássica portuguesa do século XIX encantam todos os que por aqui passam.
A Avenida da Liberdade tem ainda duas praças centrais que atraem diversos turistas a descansar por uns instantes. As fontes de água são charmosas e relaxantes. Além disso, por aqui, também é possível encontrar estátuas grandes e encantadoras.
Ao longo da Avenida da Liberdade, também não faltam lojas para visitar. Muitas delas são de moda. Poderá ainda desfrutar de refeições deliciosas em diversos espaços agradáveis e encantadores.