A língua portuguesa é conhecida pela sua riqueza e diversidade, mas também possui palavras que, aos ouvidos de muitas pessoas, soam desagradáveis. Como em qualquer idioma, também existem palavras que podem ser consideradas menos agradáveis aos ouvidos, seja pelo seu som, grafia ou significado. Reunimos algumas dessas palavras mais feias com a convicção de que são, certamente, expressões pouco apreciadas, quer por remeterem para doenças ou estados mais desagradáveis, quer por estarem gastas e serem usadas, quotidianamente, com grande exagero.
Todos os critérios são válidos quando nos propomos analisar conceitos tão vagos e difíceis de definir como é o “belo” ou o “feio”, neste caso. Afinal, quais são consideradas as 30 palavras mais feias da língua portuguesa? Reunimos algumas que muitos preferem não integrar no seu discurso, eis algumas dessas palavras…
1. Ranho
Esta palavra evoca imagens pouco agradáveis de secreções nasais, o que pode torná-la desagradável para alguns.
2. Úlcera
Lesão na pele ou nas mucosas, essa palavra é considerada pouco agradável.
3. Cancro
Doença que provoca o crescimento anormal de células malignas no corpo. Essa palavra é considerada feia por muitas pessoas por causar sentimentos de tristeza, raiva, perda, entre outros.
4. Vómito
Palavra utilizada para descrever o ato de vomitar, é considerada uma das mais desagradáveis da língua portuguesa. Vómito pode ser usado para nos referirmos a algo que odiamos ou de que não gostamos.
Por outro lado, pode ser uma consequência de uma doença ou de um determinado tratamento que provoque este efeito secundário.
5. Asqueroso
O próprio significado da palavra “asqueroso”, que remete a algo nojento ou repugnante. Também pode ser visto como algo que possui um comportamento condenável; que se apresenta de maneira sórdida; ignóbil.
6. Fétido
Palavra cujo odor é extremamente desagradável; fedido, fedorento. Com sua sonoridade carregada de consoantes e acento tônico na segunda sílaba, a palavra “fétido” pode parecer desagradável para alguns, evocando o mau odor que descreve.
7. Morte
A palavra morte é um substantivo feminino que significa o fim da vida, a cessação da atividade biológica e a ausência de vitalidade. É um termo utilizado para descrever o fim da existência de um organismo vivo, seja ele animal ou vegetal. A morte pode ser causada por diversos fatores, como doenças, acidentes, envelhecimento, entre outros.
No sentido figurado, morte pode ser causa de ruína, desgraça. Ainda no sentido figurado, morte pode significar grande desgosto.
8. Escroto
Escroto é um termo utilizado para descrever uma parte do corpo masculino, que é uma bolsa de pele localizada entre as pernas, que contém e protege os testículos. A palavra “escroto” tem origem no latim scrotum, que significa “bolsa”. Embora seja uma palavra comum na medicina e na biologia, o termo “escroto” também é utilizado em algumas expressões informais para descrever algo desagradável ou desfavorável.
9. Celulite
Celulite é um termo utilizado para descrever uma condição em que a pele apresenta uma aparência irregular, com aspeto de “casca de laranja”. É uma condição bastante comum, principalmente entre as mulheres, e é causada pelo acumular de gordura, líquidos e toxinas no tecido subcutâneo, que fazem com que o tecido adiposo se expanda e empurre a pele para cima, formando os famosos “furinhos”. Por isso mesmo, é uma palavra vista por muitos como nojenta.
10. Sovaco
“Sovaco” é uma palavra informal usada para se referir à região das axilas do corpo humano, onde se localizam as glândulas sudoríparas e onde os pelos geralmente crescem. É uma palavra usada em diversos contextos informais, como em conversas quotidianas, piadas ou situações informais entre amigos ou familiares. Por ser associada a uma zona suja e com mau odor, esta palavra é vista por muitos como desagradável.
11. Diarreia
O Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa descreve esta palavra como uma “evacuação intestinal que se repete, em regra, com frequência maior do que a normal, e em que as fezes são pastosas, semilíquidas ou líquidas”. Remete, desta forma, para o mau funcionamento do organismo por algum motivo.
12. Escarro
A palavra “escarro” é um substantivo masculino que se refere a uma secreção viscosa e espessa, geralmente de cor branca, amarelada ou esverdeada, que é expelida da boca ou das vias respiratórias durante a tosse ou o espirro. O escarro pode ser uma forma do organismo eliminar substâncias indesejadas, como partículas de poeira, germes ou muco excessivo.
13. Peçonhento
A palavra “peçonhento” é um adjetivo que se refere a algo ou alguém que é venenoso ou que possui veneno. Além do uso relacionado a animais venenosos, o termo “peçonhento” também pode ser utilizado no sentido figurado para descrever algo ou alguém que é malévolo, nocivo ou perigoso, capaz de causar danos ou prejuízos. Nesse contexto, pode referir-se a uma pessoa, uma situação ou até mesmo uma ideia que é considerada venenosa ou nociva de alguma forma.
14. Furúnculo
Um furúnculo é uma infeção de pele causada por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus. Isso resulta numa protuberância avermelhada, dolorosa e cheia de pus na pele. Pelo seu mau aspeto e possível mau odor é uma palavra vista com alguma repugnância.
15. Conspurcar
A palavra “conspurcar” é um verbo que significa sujar, manchar, macular ou contaminar algo ou alguém. É usada para descrever a ação de tornar algo impuro, sujo ou desonrado, seja literalmente ou em sentido figurado.
No sentido literal, “conspurcar” pode ser usado para descrever a ação de sujar ou manchar algo material ou físico, como sujar uma roupa, manchar um objeto ou contaminar uma superfície. Por exemplo: “A chuva forte conspurcou meu vestido branco”.
16. Seborreia
A palavra “seborreia” é um termo que se refere a uma condição médica que afeta a pele e o couro cabeludo, caracterizada por uma produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas da pele.
17. Prurido
É uma palavra utilizada na área da saúde e refere-se à sensação incómoda de comichão na pele, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. É uma sensação de irritação na pele que estimula o desejo de coçar ou coçar a região afetada. No sentido figurado, pode indicar um estado de hesitação ou dor na consciência.
18. Verruga
É uma elevação da pele, causada na maioria das vezes por uma hipertrofia das papilas. As verrugas podem ter várias formas e tamanhos, sendo frequentemente descritas como semelhantes a uma couve-flor. No sentido figurado, a palavra “verruga” pode ser utilizada para se referir a algo indesejável que parece estar “colado” ou “preso” numa situação ou contexto, causando desconforto ou prejudicando a harmonia ou o funcionamento adequado de algo.
19. Pedófilo
A pedofilia é uma desordem psiquiátrica caracterizada pela atração sexual de um adulto por crianças e/ou adolescentes, geralmente com idade inferior a 13 anos. Um indivíduo que possui este transtorno é considerado pedófilo.
20. Menstruação
A menstruação é uma parte natural do ciclo menstrual da mulher e é caracterizada por um fluxo sanguíneo vaginal, muitas vezes acompanhado de cólicas, mudanças hormonais e sintomas variáveis, como inchaço, irritabilidade, fadiga e sensibilidade mamária.
21. Umbigo
O umbigo, também conhecido como cicatriz umbilical, é a parte do abdômen onde o cordão umbilical era fixado durante a gestação. É uma estrutura que possui uma aparência característica, geralmente em forma de uma pequena depressão ou protuberância na região central do abdômen, localizada entre a área do estômago e a região pubiana.
22. Urinol
Urinol é um termo que se refere a um tipo de recipiente sanitário utilizado especificamente para coletar urina. A manutenção adequada dos urinóis, incluindo a limpeza regular e a garantia de condições higiênicas adequadas são de extrema importância. Geralmente, o urinol está associado a algo com mau odor e pouco higiene pela maioria das pessoas.
23. Ranço
A palavra “ranço” é utilizada em diferentes contextos e pode ter diferentes significados, dependendo do contexto. Pode significar desgosto ou aversão profunda em relação a algo ou alguém, geralmente baseada em experiências passadas ou opiniões negativas. Odor ou sabor desagradável resultante de algo que está deteriorado ou estragado. Pode ser também uma atitude de resistência ou aversão a mudanças sociais, culturais ou políticas. Por exemplo: “O discurso dele é cheio de ranço.”
24. Desgraça
É o revés da fortuna; azar, desdita, infelicidade.
Pode indicar a perda das boas graças de que se desfruta junto a alguém; desfavor, desvalimento.
25. Remela
A palavra “remela” é um substantivo feminino que se refere a uma secreção ou acúmulo de substâncias nos olhos durante o sono. A remela é geralmente composta por secreções oculares, como lágrimas, muco e células mortas da pele, que se acumulam e formam uma substância pegajosa.
26. Corrupção
A corrupção é um termo que se refere a práticas antiéticas ou ilegais envolvendo o abuso de poder para obter vantagens pessoais ou ganhos financeiros indevidos. É um comportamento em que indivíduos em posições de autoridade, como políticos, funcionários públicos, empresários ou outros agentes, utilizam o seu poder para benefício próprio ou de terceiros, em detrimento do interesse público ou da justiça.
Leia também:
- Língua portuguesa: 11 palavras que enriquecem o vocabulário
- Língua Portuguesa: 10 palavras difíceis para impressionar
- 30 dos melhores Provérbios Populares Portugueses
27. Diverticulite
A diverticulite é uma condição médica que ocorre quando pequenas bolsas chamadas divertículos, que se formam na parede do cólon (intestino grosso), ficam inflamadas ou infetadas. A diverticulite geralmente ocorre quando os divertículos se tornam obstruídos por fezes, levando a uma infeção e inflamação na área.
28. Nauseabundo
Este termo tem como significado nojento ou repugnante. O termo nauseabundo é comprido, o que é logo algo que pode despertar o desejo de evitar a palavra, também revela uma sonoridade e pronúncia pouco atrativas. Nauseabundo é uma palavra que remete para tudo o que é sujo e desagradável. Este termo remete para o feio e indesejado.
29. Fronha
Fronha é um termo utilizado para se referir a uma capa ou revestimento geralmente feito de tecido, como algodão, linho ou seda, que é colocada sobre a almofada. No sentido figurado, a palavra “fronha” pode ser usada para se referir a uma pessoa ingénua, passiva, ou que age de forma submissa e obediente, sem questionar ou resistir a uma situação desfavorável. Nesse contexto, a pessoa é comparada a uma fronha, que é um objeto macio e passivo, sem reação ou resistência.
30. Goela
Goela é uma palavra usada para se referir à parte interna da garganta, especificamente à parte superior da laringe e à abertura pela qual o ar passa quando se respira ou fala. No sentido figurado, a palavra “goela” pode ser usada para se referir à capacidade de alguém para engolir ou aceitar algo sem questionar, sem resistência ou sem críticas. Também existem expressões como “abrir as goelas”, referente a quando se chora muito alto, por exemplo.
A escolha das 30 palavras mais feias será sempre muito subjetiva. Seguramente cada pessoa faz uma lista distinta, pois todos somos diferentes. Na sua opinião, que palavra é que merecia estar nesta lista e não está? Que palavra retiraria? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.
Serão trinta das mais feias… outras trinta (na minha opinião) poderão ser acrescentadas à lista, tais como: 1 – crápula; 2 – esporra; 3 – merda; 4 – cagalhão; 5 – escroque; 6 – sebento; 7 – paraplégico; 8 – estapafúrdio; 9 – vendeta; 10 – esmurrar; 11 – protuberância; 12 – cagar; 13 – homicídio; 14 – marcial; 15 – bélico; 16 – pústula; 17 – coito; 18 – abscesso; 19 – epidemia; 20 – panarício; 21 – cafajeste; 22 – calafrio; 23 – bardamerda; 24 – badalhoca; 25 – excremento; 26 – peido; 27 – arrotar; 28 – vómito; 29 – regurgitar; 30 – suicídio…