As praças são locais chave para conhecer melhor o modo de vida das pessoas de uma determinada cidade. Reunimos as 25 praças mais bonitas de Portugal.
Uma praça é um lugar público. Em diversas cidades portuguesas, existem praças que são muito procuradas pelas pessoas. Trata-se de um espaço amplo, geralmente rodeado de edifícios. Neste espaço, que pode ou não ter árvores a dar ainda mais beleza ao cenário, desembocam várias ruas.
Trata-se de um espaço que proporciona bons momentos, um local onde as pessoas se encontram para momentos descontraídos, ir beber um café, conversar, ler um livro, descansar, antes de dar mais uma caminhada pelas ruelas da cidade e conhecer as lojas locais.
As praças reúnem um conjunto de qualidades que permite apresentar um pulsar da cidade. Dão a conhecer o ambiente e a vida do local. Por isso, facilmente se tornam no melhor o cartão de visita para os turistas, nacionais e estrangeiros.
As praças são locais chave para conhecer melhor o modo de vida das pessoas de uma determinada cidade. Reunimos as 25 praças mais bonitas do nosso país.
As 25 praças mais bonitas de Portugal
-
“Praça” do Santuário de Fátima, Fátima
Este local não se trata de uma praça oficial. Contudo, devido ao seu formato aproximado ao que é definido como praça, a sua presença nesta lista justifica-se. Praça do Santuário de Fátima é um dos lugares mais visitados em Portugal.
São muitos os portugueses e estrangeiros que já a visitaram. A herança religiosa é a imagem de marca deste local.
-
Praça Humberto Delgado, Aveiro
Esta praça encontra-se na cidade de Aveiro. A Praça Humberto Delgado apresenta-se como o melhor modo de nos deixar encantar pela ria e pelos moliceiros.
Neste local, podemos encontrar nos quatro cantos da praça quatro estátuas. Estas peças, todas feitas em bronze, revelam-se um tributo a trabalhadores.
As estátuas revelam figuras tradicionais da cidade, quatro profissões importantes para a cidade, a Salineira, o Marnoto, a Parceira do Ramo e o Fogueteiro.
-
Largo da Oliveira, Guimarães
Esta praça apresenta um conjunto de edifícios cuja origem remonta quase à fundação de Portugal. Por isso, o Largo da Oliveira revela-se um grande exemplo de conservação e preservação do património.
Neste espaço, poderá encontrar várias atrações imperdíveis. Entre elas, destacam-se a igreja da Oliveira e o Convento da Nossa Senhora da Oliveira. Neste largo, poderá ainda encontrar o famoso claustro inserido no Museu Alberto Sampaio e a Domus Municipalis, que se encontra sustentada em cinco arcos góticos.
-
Praça Conselheiro Silva Torres, Caminha
Esta praça encontra-se no centro de Caminha e apresenta-se sempre cheia. Esta praça revela-se o lugar perfeito para tomar um café. É possível visitar alguns dos terraços locais que são encantadores.
Entre as atrações que poderá encontrar no local está o Chafariz, localizado no centro da praça. Outras atrações da Praça Concelheiro Silva Torres são: a Igreja da Misericórdia, a Torre do Relógio e a Casa dos Pitas ou Casa Pita, que é uma casa nobre revivalista.
-
Praça Marquês de Pombal, Vila Real de Santo António
A cidade de Vila Real de Santo António surgiu em 1774, num local onde anteriormente existia uma povoação de pescadores com o nome de Santo António da Arenilha, A Praça Marquês de Pombal presta homenagem a Sebastião José de Carvalho e Melo, pessoa que ficou para a história como o Marquês de Pombal.
Este homem ficou conhecido por ter sido responsável pela criação e arquitetura da cidade de Lisboa e teve um papel importante na reconstrução da capital, após o terramoto devastador de 1755. Esta praça tornou-se no coração da cidade.
-
Largo de Camões, Lisboa
O Largo de Camões tem uma estátua como um dos seus grandes destaques. A estátua homenageia um dos nomes mais emblemáticos da literatura portuguesa, Luís de Camões.
Esta escultura foi criada pelo escultor Vítor Bastos. Esta atração foi inaugurada no ano de 1867. Desde o Largo de Camões é possível contemplar a beleza do Tejo, que é visível só lá ao fundo…
-
Praça da Sé, Bragança
Esta praça é um local de passagem obrigatória para quem Bragança. Esta praça encontra-se no centro desta cidade transmontana. Trata-se de uma praça pequena, mas encantadora. A Sé Velha é um elemento imperdível para quem visita a Praça da Sé.
Entre os grandes destaques da Praça da Sé, estão ainda um edifício especial, que o povo local identifica como Redondo, o Solar dos Calaínhos e o cruzeiro. Este último encontra-se ao centro e revela-se um elemento emblemático do local com o seu fuste todo serpenteado.
-
Praça D. Duarte, Viseu
Esta praça é um espaço mítico desta cidade. É fácil uma pessoa perder-se nos encantos desta praça do centro histórico de Viseu. A Praça D. Duarte proporciona uma experiência particularmente agradável e revela o modo de vida desta cidade beirã.
A Sé Catedral é uma atração das proximidades desta praça que homenageia o Rei D. Duarte. O monarca português nasceu em 1391, na cidade de Viseu. A estátua presente na Praça D. Duarte foi construída em 1955.
-
Praça Dom Pedro IV (Rossio), Lisboa
Esta praça é considerada por muitos como a mais bonita de Lisboa, quiçá do país. No período romano, neste local, encontrava-se um hipódromo. A calçada portuguesa é uma das diversas atrações que se encontra nesta praça.
A Praça Dom Pedro IV tem como elemento imperdível a Estátua de D. Pedro IV, um homem que foi muito amado em dois países, Portugal e Brasil. O Teatro D. Maria II é outra atração local. As duas fontes gémeas do Rossio revelam-se outras atrações imperdíveis.
-
Praça da República, Tomar
A principal praça de Tomar é Templária, uma curiosidade que alia ainda mais valor a este património histórico. A Praça da República de Tomar tem diversas atrações que a tornam num local de passagem imperdível. Todos os que visitam Tomar passam por aqui.
A Igreja de São João Batista é uma das atrações mais conhecidas da cidade. Outros destaques da Praça da República de Tomar são os Paços do Concelho e Palácio da Dona Maria da Silveira. A estátua do Mestre Templário, D. Gualdim Pais, o fundador da cidade, é bastante acarinhada pelo povo local.
-
Praça da Liberdade, Porto
A Praça da Liberdade e a Praça do General Humberto Delgado são duas referências da cidade do Porto. Ambas constituem um tecido urbano contínuo que é conhecido por todos como a Avenida dos Aliados.
Este local é um espaço de referência para todos os que visitam a capital do Norte. Trata-se do centro da cidade Invicta. A imponente Câmara Municipal do Porto surge no topo desta avenida que tem um nome que presta homenagem aos países Aliados da Primeira Guerra Mundial.
A Avenida dos Aliados encontra-se datada de 1917. No entanto, em 2006, este local foi alvo de uma intervenção urbanística polémica que visou torná-la mais limpa, ficando um espaço menos verde.
-
Praça Rodrigues Lobo, Leiria
Esta praça serve como ponto de encontro para os habitantes da cidade de Leiria. A Praça Rodrigues Lobo é uma referência imperdível para o povo local. Além do cenário, onde se destaca o Castelo de Leiria ao fundo, existe um pouco de tudo. Além dos cafés e restaurantes, há lojas de criadores de moda, lojas de tatuagens, entre outros estabelecimentos.
Nesta praça icónica, há outro elemento, que surge noutras praças portuguesas, a famosa calçada portuguesa, um tapete de pedra que embeleza o centro desta praça.
-
Largo do Toural, Guimarães
Este largo tem uma longa história, permanecendo até hoje como o coração da cidade vimaranense. O Largo do Toural começou por ser um espaço que servia como ponto de venda de bois e de outros bens, isto no século XVII.
Após uma intervenção realizada em 2011, o Chafariz renascentista de três taças regressou ao largo. Este chafariz tinha sido colocado no Toural, em 1583.
-
Praça do Comércio, Lisboa
Não se estará a exagerar quando se diz que se está perante uma das praças mais belas do país, uma vez que a Praça do Comércio já foi considerada como “uma das mais belas praças da Europa e o ponto alto da reconstrução pombalina” em diferentes publicações internacionais.
Este projeto foi da responsabilidade do marquês de Pombal. O rei D. José confiou-lhe uma tarefa exigente. No entanto, este homem realizou diferentes obras que permitiram a reconstrução da capital. Após a destruição decorrente do terramoto (seguido de um maremoto) de 1755, foi necessário realizar obras em diferentes partes da capital.
-
Praça do Comércio, Coimbra
Esta praça é um local mítico na cidade dos estudantes. A Praça do Comércio é um local com história e que ainda se mantém como uma das zonas mais importantes da cidade. Nesta praça, reúnem-se muitas pessoas que procuram animação, além de ser um local onde existe riqueza em restauração e comércio.
Entre as grandes atrações da Praça estão o pelourinho e edifícios seiscentistas e setecentistas. Os apreciadores de arquitetura religiosa ficarão encantados com as igrejas de São Tiago e de São Bartolomeu.
-
Praça dos Restauradores, Lisboa
Esta praça está situada no Sul da Avenida da Liberdade. Está bem perto da estação do Rossio. A Praça dos Restauradores é ampla e nela existem diversos cafés perfeitos para descontrair por uns minutos.
Orion Éden é um espaço encantador. Em tempos, foi um teatro antigo. Atualmente, apresenta-se como um hotel de luxo, mantendo a fachada antiga. Trata-se de um edifício de estilo art deco muito bonito.
O Hard Rock Cafe é outra atração presente na Praça dos Restauradores. Esta praça pode reconhecer-se ao longe devido à presença do seu obelisco, localizado bem no centro da Praça. A escultura do obelisco é uma atração imperdível da Praça dos Restauradores, um monumento que celebra a independência de Portugal.
-
Praça do Infante D. Henrique, Porto
No centro desta praça, encontra-se uma estátua dedicada ao Infante D. Henrique. A praça recebeu o nome do “príncipe navegador”, existindo o monumento criado em homenagem como grande atração local.
A estátua tem um pedestal de granito. Nele estão presentes vários grupos de esculturas (por exemplo, uma Vitória que conduz dois corcéis, ainda dois tritões como alegoria ao triunfo das navegações portuguesas e ainda uma figura feminina que foi criada a simbolizar a Fé nos Descobrimentos).
Neste monumento, há também uns relevos nos quais se representa a conquista de Ceuta e o Infante na Ponta de Sagres. A praça do Infante D. Henrique encontra-se rodeada de edifícios interessantes, nomeadamente o encantador Mercado Ferreira Borges e o belíssimo Palácio da Bolsa. A igreja de S. Nicolau é outra atração local imperdível.
-
Praça do Povo, Funchal, Madeira
A Praça do Povo foi construída para dar resposta ao aterro que foi criado naquela zona, devido às enxurradas de 2010. Por isso, é uma praça bastante recente, que só foi inaugurada em 2014.
Atualmente, a Praça do Povo é considerada um dos espaços mais belos do Funchal. É um dos locais mais encantadores da cidade para passear. Além de oferecer belas vistas sobre o Atlântico, encontra-se num local repleto de atrações.
Na Praça do Povo, existem belos jardins e zonas de lazer. Existem ainda bancos de descanso e até espaços lúdico-desportivos.
-
Praça da República, Viana do Castelo
Foi no século XVI que a Praça da República de Viana do Castelo recebeu os edifícios mais populares da cidade minhota. Nesta emblemática praça, foram criados os Paços do Concelho e o Hospital e Igreja da Misericórdia.
Uma das grandes atrações desta praça está no seu centro. Trata-se do encantador Chafariz. A Igreja Matriz, que se encontra a poucos metros desta atração, é outro espaço muito acarinhado pelos locais. O Museu do Traje é outro espaço local que merece a nossa visita.
Leia também:
- As 10 vilas e cidades mais bonitas de Portugal
- As 12 grutas mais bonitas de Portugal
- As mais bonitas estradas de Portugal para viajar de carro
-
Praça da República, Braga
Esta praça é considerada o coração do centro histórico de Braga. A Praça da República é um local inevitável para quem visita a capital minhota. Devido às suas arcadas, erguidas em 1715, este espaço é também conhecido como Arcada.
A imponente fonte que se encontra na praça é a atração mais cintilante. No entanto, não faltam outras atrações, nomeadamente a encantadora Igreja da Lapa. Nesta praça minhota, existem dois cafés imperdíveis. São autênticos símbolos da cidade. O Café Vianna e o Astória são dois espaços emblemáticos de Braga. São ambos centenários!
-
Praça de Santiago, Guimarães
Guimarães é uma cidade particularmente rica em praças encantadoras. A Praça de Santiago revela-se um espaço que preserva a sua aparência medieval. Esta praça encontra-se rodeada por restaurante e cafés.
A Praça de Santiago é um dos locais mais procurados pelos jovens vimaranenses. Os seus muitos encantos ajudam a perceber a razão disso acontecer.
-
Portas da Cidade, Ponta Delgada
Este é um local fascinante, que se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1953. Portas da Cidade é um dos locais mais visitados em Ponta Delgada. Neste espaço, é comum serem realizados diversos tipos de eventos que animam a cidade.
Uma das grandes atrações que poderá encontrar por aqui é seguramente a Igreja Matriz de São Sebastião. Portas da Cidade é também um espaço muito procurado devido ao seu comércio tradicional. Existem várias lojas com lembranças dos Açores para presentear a família.
-
Praça de Giraldo, Évora
Nesta praça, está o centro da cidade de Évora, por isso trata-se de uma atração inevitável para quem visita esta cidade encantadora. A Praça de Giraldo tem como grande destaque as fachadas neoclássicas e românticas dos edifícios e as varandas de ferro forjado.
Existe uma atração que lhe confere um charme único. Trata-se de um Chafariz, construído em 1571, uma obra do arquiteto Afonso Álvares.
-
Praça da Ribeira, Porto
Esta praça situada na margem do Rio Douro é seguramente das mais belas que se pode encontrar em Portugal. Além disso, esta praça de origem medieval é uma das praças mais antigas. Por isso, há um particular interesse em visitar este local mítico da cidade Invicta, por isso a Praça da Ribeira é um dos espaços mais movimentados da cidade do Porto.
Na Praça da Ribeira, existe uma grande atividade económica, destacando-se principalmente a área da restauração.
-
Praça do Município, Funchal, Madeira
A Praça do Município é a praça principal do Funchal. Esta praça é circundada por edifícios de grande valor patrimonial. Este cenário confere a esta praça uma grande beleza e proporciona-lhe grande importância para o Funchal e para a Madeira.
À volta da Praça do Município, podemos encontrar o edifício da Câmara Municipal (igualmente conhecido como Paços do Concelho). Existem outras atrações no local, nomeadamente a igreja de São João Evangelista e o seu Colégio.
O Museu de Arte Sacra é outro espaço merecedor da nossa visita. No entanto, a grande pérola da Praça encontra-se no seu centro. Trata-se de um chafariz construído em 1942, cujo obelisco apresenta o desenho das armas da cidade.