As 15 Maravilhas do Mundo mais massacradas no TripAdvisor (uma é portuguesa)
Estes lugares são indiscutíveis. Mas sempre há alguém que tem algo a objetar. As 15 Maravilhas do Mundo mais massacradas no TripAdvisor (uma é portuguesa).
O Coliseu de Roma, a Torre Eiffel, o Tesouro de Petra, a Estátua da Liberdade … Estes são lugares incontestáveis. Mas há sempre alguém que tem algo a objetar.
Conheça os 15 monumentos mais massacrados pelos turistas no TripAdvisor através da lista que o jornal espanhol El País organizou. São vários os comentários negativos bem como a resposta dos entendidos sobre cada um dos monumentos.
15. Empire State Building, Nova Iorque, EUA
Empire State Building: “A típica competição para ver quem faz um edifício maior”

Os turistas criticam: “Não vale a pena, as vistas são boas, mas há muito melhores” (helsvr).
“A típica competição para ver quem faz um edifício maior, quando você vai, você encontra uma fila interminável e não vale a pena” (gdfgdfgdfgdgdfg).

O especialista responde: “Inaugurado em 1931, o Empire State Building foi o edifício mais alto do mundo por mais de quarenta anos e, por ter sido palco de inúmeras cenas de filmes, como o popular ‘King Kong’, é um ícone reconhecido em todo o mundo. Este é um bom exemplo da arquitetura Art Deco de onde se destaca o uso do aço “, disse Ignacio Vleming.
14. Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil
Cristo Redentor: “É uma perda total de tempo, é melhor ver as fotos na Internet”

Os turistas criticam: “As vistas são boas, mas a escultura em si não tem nada de especial. Guarde o seu dinheiro e veja as fotos na ‘National Geographic’. O facto dessa estátua ser tão popular confirma que há pouco a fazer no Rio, além de ir à praia “(Discriminação_8).
“É uma perda total de tempo, muita gente e muita espera, é muito difícil tirar uma foto, é melhor ver as fotos na Internet e curtir outras coisas como a praia” (Jose Maria G).
“É uma visita que pode ser evitada tranquilamente, se você tem tempo e dinheiro, vá, mas tem milhares de pessoas, não se usufrui, é caro e você perde muito tempo, é tudo marketing” (Santhofco).

O especialista responde: “O importante nesta escultura de art déco de 38 metros de altura é o seu simbolismo: o Cristo Redentor do Rio de Janeiro foi construído em 1922 com a missão de conter o ateísmo que estava em ascensão”, diz Vidal Romero.
“O motivo que torna este trabalho único é a sua localização numa paisagem urbana de enorme beleza, declarada em 2012 Património Mundial pela UNESCO por ter sido a fonte de inspiração para numerosos músicos, escritores e artistas”, acrescenta Ignacio Vleming, especialista em arquitetura.
13. A Grande Muralha da China, China
A Grande Muralha da China: “É a última armadilha para turistas, é uma réplica total”

Os turistas criticam: “É a última armadilha para turistas, se você quiser pagar para andar sempre a desviar-se de pessoas, esteja à vontade para visitar a muralha” (K80Sill).
“Porque nos há-de impressionar se é apenas uma parede? Eu já vi paredes muito mais bonitas que isso “(woodywoodpecker51).
“É tudo falso. Nem uma única pedra é original e parece tão nova que você não precisa ser um especialista em arquitetura para ver que é uma réplica total “(Guggo).

O especialista responde: “É incrível que o homem tenha sido capaz de construir esta enorme fortaleza para proteger a fronteira norte da China de qualquer invasão.
Só se pode visitar uma secção da muralha o que a torna menos impressionante porque não podemos apreciar a totalidade do seu tamanho. A sua dimensão total é de 21.196 quilómetros, e é incrível ”, afirma o arquiteto Pablo Rey.
12. Panteão de Agripa, Roma, Itália
Panteão de Agripa: “É apenas um buraco enorme no teto”

Os turistas criticam: “É apenas um buraco enorme no teto, poupe a viagem, faça um buraco num pedaço de cartão preto e olhe para o céu através dele, é a mesma coisa que visitar o panteão” (740rupertw).

O especialista responde: “Com mais de 20 séculos de história, este panteão continua a ser hoje um dos edifícios mais impressionantes do mundo.
Na sua construção, foram utilizadas técnicas inovadoras, desde materiais leves até cimento, e têm sido um exemplo notável de arquitetura clássica promovida pelo imperador Adriano.
Praticamente todos os artistas e escritores que viajaram para a cidade eterna mostraram o seu espanto diante de tal inovação na arquitetura”, defende Ignacio Vleming, especialista em arquitetura.
11. Catedral de São Basílio, Moscovo, Rússia
Catedral de São Basílio: “A melhor coisa foi tirar uma foto à frente dela para colocar no Facebook”

Os turistas criticam: “A única parte boa na visita à Torre foi poder tirar uma foto à frente dela para colocar no Facebook, o resto foi terrível” (Alek S).
“Os interiores são pintados com um gosto bastante pobre e qualquer catedral em São Petersburgo pode fazer eclipsar isso” (Sathyanarayanan S).

O especialista responde: “O jogo original de cúpulas e cores dá origem a uma fantasia estética e visual que não pode ser encontrada em nenhuma outra catedral”, diz o arquiteto Pablo Rey.
10. Portões de Petra, Jordânia
Portões de Petra: “Eu pensei que ia ver obras de arte nas paredes …”

Os turistas criticam: “Não merece ser uma das Sete Maravilhas do mundo.” Assim que chegamos, vimos o que vemos na famosa foto de Petra, e é isso! Eu pensei que ia ver obras de arte nas paredes ou qualquer outra coisa, mas é só isso, pode encontrar a foto na internet e poupar esforço, tempo e dinheiro.” (Aduusa A)
“Fiquei decepcionado com o lixo e a poluição no local. Em cada esquina encontramos lixo, garrafas de plástico e porcaria de animais (está cheio de burros, cavalos e camelos). Resumindo: eu não voltaria” (PataMaublen).

O especialista responde: “O seu valor técnico é inegável, é um templo único no mundo esculpido na rocha. Na Jordânia há mais templos esculpidos, mas este foi o precursor.” afirmou o arquiteto Pablo Rey.
09. Monte Rushmore, Dakota do Sul, EUA
Monte Rushmore: “A escultura está partida e comemora presidentes que já não são relevantes”

Os turistas criticam: “Não vale a pena conduzir 40 minutos para ver este monumento! A escultura está partida e comemora presidentes que já não são relevantes. Seria muito melhor se eles tivessem deixado as montanhas naturais intactas. Além disso, custa 15 dólares para estacionar o carro. E o monumento apenas comemora os belos lugares que foram destruídos para honrar pessoas ricas que já morreram.” (Brian S).

O especialista responde: “O destaque deste monumento é que é uma demonstração de força por parte dos Estados Unidos. É um exemplo estético de vaidade e devemos vê-lo e valorizá-lo a partir dessa perspetiva” declarou Vidal Romero.
08. Torre de Belém, Lisboa, Portugal
Torre de Belém: “É muito pequena e por dentro tem pouco para ver”

Os turistas criticam: “É muito pequena e por dentro tem pouco para ver. Na minha opinião, a vista do exterior é suficiente. Os seis euros de entrada e a fila de espera parecem excessivos para mim. No interior não há muito para ver e há uma escada em espiral muito estreita na qual passa toda a multidão de visitantes que vão para baixo e para cima. Nem me atrevo a pensar no que pode acontecer em caso de emergência” (Rago08).

O especialista responde: “Em termos de arquitetura, esta construção militar tem um grande valor. É um dos exemplos mais importantes que existem da arquitectura portuguesa da época, conhecida como arquitectura manuelina [estilo arquitetónico que se desenvolveu durante o reinado de D. Manuel I de Portugal, entre o ano 1495 e 1521.]” explica o arquiteto Vidal Romero.
07. Ponte Golden Gate, São Francisco, EUA
Ponte Golden Gate: “Eu não pude acreditar como ela é medíocre”

Os turistas criticam: “Não é como aparece nos anúncios, quando cheguei com a minha esposa descobrimos que a cor da ponte não era exatamente a mesma que nas fotos que aparecem em todos os anúncios” (Elmeryethel).
“É só uma ponte, há muitas pontes únicas e lindas no mundo, mas essa não é uma delas, quando a vi pela primeira vez não pude acreditar como ela é medíocre” (shanerdog62).

O especialista responde: “Temos de aprender a olhar para os edifícios, contextualizando-os com o tempo em que foram construídos. A Golden Gate começou a ser construída em 1933 e foi uma enorme inovação, embora hoje tenha já sido superada por outras pontes” explica o arquiteto Vidal Romero.
06. Taj Mahal, Angra, Índia
Taj Mahal: “A pior maravilha do mundo”

Os turistas criticam: “A visita foi um desastre do princípio ao fim, o palácio não é apreciado na sua essência porque é cercado de pobreza e sujidade, além disso, os jardins são pobres em paisagismo e a entrada é muito cara” (mariongaete).
“A pior maravilha do mundo, sinceramente, surpreende-me que as pessoas se surpreendam com isso, não vale a pena o esforço para chegar lá, há muitos comerciantes agressivos, mendigos e vagabundos, há até excremento humano nas ruas. Há um bilhão de turistas com bastões de selfie. Tenho a certeza que algumas pessoas adoram o Taj Mahal, mas eu fui com quatro pessoas e estávamos todos ansiosos para sair dali” (Dougboat).

O especialista responde: “É paradoxal que o monumento mais conhecido na Índia, um país com uma maioria hindu, seja o mausoléu construído pelo imperador muçulmano Shah Jahan para sua esposa favorita entre 1631 e 1654.
Combina influências das tradições árabe, persa e indiana, enfatizando a sua integração no meio ambiente e, especialmente nos jardins que a rodeiam, a qualidade dos materiais – os mármores adquirem diferentes tonalidades durante a noite – e o uso de uma profusa decoração vegetal, geométrica e caligráfica”, explica Ignacio Vleming.
05. Grand Canyon de Colorado, Arizona, EUA
Grand Canyon: “Não há muito para ver, apenas muitos selfie sticks prontos para tirar-lhe um olho”

Os turistas criticam: “Sobrevalorizado e entediante, não há muito para ver, apenas muitos selfie sticks prontos para tirar-lhe um olho, não desperdice o seu tempo e dinheiro com isto, não vale a pena, se viu imagens na Internet, já chega” ( Schloo55)

O especialista responde: “Este canyon foi formado há 70 milhões de anos e tem muito valor quer em termos de paisagem quer em termos geológicos. E a sua profundidade é única”, explica Pablo Rey.
04. Estátua da Liberdade, Nova Iorque, EUA
Estátua da Liberdade: “Muito pequena e nada imponente”

Os turistas criticam: «Existem tantas coisas para ver e se não visitar a Estátua não vai notar diferença.» (Ruggiada)
«Fiquei desapontada, pensava que ia ser uma experiência fantástica mas não era assim tão grande.» (marianadesautu).

O especialista responde: «É o verdadeiro símbolo de uma das mais populares cidades do mundo, é a primeira paisagem que tem quando chega aos EUA.
Com um grande contributo histórico, era este o monumento que recebia os imigrantes que viajavam para a América em busca de novas oportunidades.» disse o arquiteto Vidal Romero.
03. Torre Eiffel, Paris, França
Torre Eiffel: “É muito mais feia do que nas fotos!”

Os turistas criticam: «Não é que seja muito exigente, gosto de ser justo com os meus comentários e eles são normalmente amigáveis, mas isto é uma monstruosidade! É muito mais feia do que nas imagens e não era capaz de impressionar a minha avó. Uma visita cara e aborrecida.» (deenkies)
«A falta de manutenção é brutal, existe um nível de corrosão que só pode ser encontrada nos livros. A Torre só pode ser vista à distância.» (Luis S)
«Parece impressionante e espetacular mas quando se aproxima a área parece um campo de batalha. Está em remodelações e cheia de barreiras para os turistas.» (Paskynager).

O especialista responde: «A Torre Eiffel é um manifesto de como é possível construir uma estrutura impressionante de ferro, e é preciso manter isto em mente. A Torre é um grande avanço técnico a nível de construção com ferro e possui grande valor.» reconhece o arquiteto Pablo Rey.
02. Torre do Relógio Big Ben, Londres, Reino Unido
Torre do Relógio Big Ben: “Já vi torres de Lego maiores”

Os turistas criticam: “Na semana passada fui ao famoso Big Ben e deixem-me dizer que eles deviam mudar o nome para ‘medium ben’. Já vi torres de Lego maiores!” (Aimee T).
“É apenas um relógio, eu não entendo todo o entusiasmo com este relógio, é literalmente apenas um relógio, e vai acabar por ser digital daqui a trinta anos.” (Montgomery S)
“É muito dececionante, muito menor do que esperava” (Stephen H ).

O especialista responde: Ignacio Vleming respondeu: «este é o elemento mais conhecido do Palácio de Westminster, casa do Parlamente Britânico, que tem sido um edifício inglês privilegiado desde dos tempos medievais.
Durante décadas foi o maior relógio do mundo e é uma peça única, moderna e precisa. É considerado um símbolo de histórico e o notório emblema do Reino Unido.»
01. Coliseu de Roma, Itália
Coliseu de Roma: “Só entraria se eles tivessem espetáculos holográficos com gladiadores”

Os turistas criticam: “É muito caro e eu não vejo qual a necessidade de entrar. Porque é que temos que pagar para ver o interior? Eu não sei, eu só entendo se existissem espetáculos holográficos com gladiadores tridimensionais ou algo parecido” (Rio K).
“Imundo, sujo e cheio de lixo. Não tem sinalização adequada e a que tem é totalmente negligenciada, como em toda a Roma” (Rafaela H).
“Há muitos monumentos com a mesma idade e muito melhor preservados do que este” (Carladdelgado).

O especialista responde: “O que é surpreendente nesta construção e no que a torna única é que ela chegou com grande força aos nossos dias.
Não se trata apenas de valorizar a sua beleza, mas sim da oportunidade que nos dá de ver, na primeira pessoa, os mesmos lugares onde romanos e gladiadores lutaram há vinte séculos atrás”, argumenta o arquiteto Vidal Romero.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
É português um dos 11 miradouros mais extremos do mundo para viajar estas férias
Viajar: É português um dos 15 lugares encantadores no mundo
É português um dos 10 destinos mais sinistros para viajar estas férias
15 Destinos Paradisíacos na Europa para viajar este verão (3 são portugueses)
_
Comentários 1