Mergulhe na diversidade espiritual que molda a sociedade global. Vamos descobrir quais são as 12 maiores religiões do mundo! Na atualidade, a fé já não tem fronteiras, nem barreiras geográficas ou linguísticas. Em redor do mundo, nas grandes cidades, existem espaços de culto para as mais variadas crenças.
Para sabermos quais as maiores religiões do mundo, calcula-se principalmente o tamanho da população dos países onde essas crenças são mais praticadas. De acordo com o Adherents (centro estatístico religioso), confirme connosco quais as 12 maiores religiões do mundo.
As 12 maiores religiões do mundo
O mundo é pleno de diferenças. Línguas distintas, culturas díspares e, claro, diferentes religiões. Essa multiculturalidade dá uma cor distinta ao nosso planeta e respeitar a crença de cada um é uma prova de civilidade e humanismo. Descubra quais são as 12 maiores religiões do mundo.
12 – Judaísmo
A primeira religião que crê num único Deus (monoteísmo), eterno e omnipotente. Torá é o livro sagrado que serve de guia e reúne leis, ensinamentos e histórias desta fé. Os judeus não acreditam que Jesus Cristo tenha sido filho de Deus e continuam a aguardar a Sua vinda.
- Praticantes: 14 milhões
- Principais países: Israel, Palestina, Mónaco e EUA
11 – Espiritismo
O espiritismo é uma religião relativamente contemporânea, que consiste numa doutrina espiritualista e reencarnacionista, estabelecida em França, em meados do século XIX, pelo autor e educador Allan Kardec.
- Praticantes: 15 milhões
- Principais países: Cuba, Jamaica, Brasil e Suriname
10 – Juche
A ideologia Juche ou apenas Juche, que em coreano pode ser traduzido livremente como “Mestre de si próprio” ou “autossuficiente”, é a ideologia oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia.
De acrescentar que é a religião oficial da Coreia do Norte e gira em torno do culto aos seus governantes do passado ou dos governantes atuais.
- Praticantes: 19 milhões
- Principais países: Coreia do Norte
9 – Sikhismo ou Siquismo
Siquismo é uma religião dármica (também categorizada como uma religião étnica) e teve origem na região ocidental dos Himalaias, resultando de uma combinação do hinduísmo com o islamismo. Os sikhs (conhecidos também como siques) creem na influência do Karma na sua vida atual e nas vidas antepassadas. Sikhismo vem do sânscrito, mais concretamente da palavra “sisya” que significa discípulo.
- Praticantes: 23 milhões
- Principais países: Índia, Reino Unido e Canadá
8 – Religiões Tradicionais Africanas
Para o grupo Adherents, e apesar de serem consideradas religiões diferentes, estas religiões foram agregadas como “um grande grupo religioso”. Isto, porque existem várias tradições, crenças e práticas religiosas de origem tribal, sem qualquer influência de outras religiões.
- Praticantes: 100 milhões
- Principal continente: África
7 – Religiões Indígenas Primais
As Religiões Indígenas Primais, aqui considerada como uma religião, é mais vista como um modo de vida manifestado pelas tribos indígenas, que consiste na relação espiritual entre o homem e a Natureza.
- Praticantes: 300 milhões
- Principais países: Haiti, Guiné-Bissau e Camarões
6 – Budismo
O budismo pode ser considerado como uma religião e, ao mesmo tempo, como uma filosofia. Teve a sua origem na Índia, mas espalhou-se atualmente pelo globo. Para os budistas, tudo é regido pelas leis universais e a reencarnação é uma forma de evolução humana.
- Praticantes: 376 milhões
- Principais países: Camboja, Tibete e Tailândia
5 – Religião Tradicional Chinesa
Religiões tradicionais chinesas é o termo usado para designar um vasto conjunto de crenças, práticas e valores de diferentes religiões orientais da China. Esta religião foi adaptada e desenvolvida pelos chineses ao longo de séculos.
Ela apresenta ainda duas facetas baseadas no ying e yang e no culto dos shen, respetivamente, em que as divindades podem ser naturais, deuses e semideuses.
- Praticantes: 394 milhões
- Principais países: China
4 – Hinduísmo
O hinduísmo é uma religião indiana, uma ordem religiosa que conta com cerca de 330 mil deuses e que prega que todos os seres humanos podem chegar à iluminação, fugindo assim das tentações mundanas, da ignorância e da ilusão do mundo terreno.
Mesmo não tendo um fundador declarado, esta religião é considerada das mais antigas do mundo.
- Praticantes: 900 milhões
- Principais países: Nepal e Índia
3 – Ateísmo / Agnóstico
No decorrer do estudo realizado pelo Adherents, foi registada uma grande percentagem de pessoas que se identificava como não-religiosa. Daí terem sido catalogadas neste grupo. O ateísmo não considera qualquer tipo de deus, apostando na ciência como uma “divindade”.
- Praticantes: 1,1 mil milhões
- Principais países: República Tcheca, Japão, Estónia e Dinamarca
2 – Islamismo
O islamismo, fundado pelo profeta Maomé, é uma religião monoteísta, vincada em 5 pilares. São eles: a fé, a oração, a esmola, a peregrinação e o jejum.
- Praticantes: 1,5 mil milhões
- Principais países: Maldivas, Mauritânia, Arábia Saudita e Turquia
1 – Cristianismo
O cristianismo é a religião monoteísta baseada na vida de Jesus Cristo, visto como filho de Deus. Atualmente conduzida pelo Vaticano, o Cristianismo é a maior e mais difundida religião do nosso planeta.
- Praticantes: 2,1 mil milhões
- Principais países: Vaticano, Roménia, Samoa
Quais são as religiões em Portugal?
Conforme dados do INE (2012, p. 530), a distribuição religiosa é a seguinte: 81% católicos, 6.8% sem religião, 8.3% sem resposta e 3.9% de minorias religiosas. Destas, 16% são ortodoxas, 22% são protestantes, 47% são outros cristãos, 0.8% são judeus, 6% são muçulmanos e 8% são de outras religiões não cristãs.