Prepare as suas férias numa das ilhas mais seguras da Europa! Fique a saber quais são os destinos mais seguros em relação à Covid-19. Gosta de passar férias em ilhas, não é verdade? São destinos paradisíacos, repletos de uma beleza deslumbrante, com paisagens memoráveis, águas cristalinas, areias brancas e finas, sol quente, entre outras caraterísticas.
Contudo, em tempo de pandemia, devemos estar atentos às condições que cada paraíso oferece para as nossas férias. Existem ilhas paradisíacas que permitem que haja segurança relativamente à Covid-19, além de garantir tudo o que pretendemos para umas férias de sonho.
O European Best Destinations fez uma seleção das ilhas mais seguras, tendo em consideração diferentes variáveis (nomeadamente: número reduzido de casos Covid-19 durante a pandemia e no momento da publicação da classificação, a publicação de cartas de saúde estabelecidas pelas autoridades locais, o reconhecimento dos certificados de vacinação), além de selecionarem destinos que não exigem quarentena para viajantes com teste negativo ou que tenham sido vacinados.
Quer conhecer esses destinos de sonho para umas férias inesquecíveis em tempo de pandemia?
As 12 ilhas mais seguras da Europa (em relação à COVID-19)
12 – Chipre
Savvas Perdios, Vice-Ministro do Turismo do Chipre, tornou o país num destino imperdível na Europa, adotando medidas de segurança e regras simples e compreensíveis, visando assim ter todas as condições para receber o máximo de viajantes neste verão de 2021.
Basta apresentar um teste negativo (feito, no máximo 72 horas, antes da chegada) ou o certificado de vacinação, para passar sem ter de fazer quarentena na chegada.
Sugestões
– Faça os seus mergulhos nas águas cristalinas do Cabo Greko.
– Troque beijos com a sua cara-metade na famosa “Ponte dos Amantes”, perto de Agia Napia.
– Visite praias famosas (nomeadamente: a praia de Nissi, a praia de Konnos, a praia de coral em Paphos e a praia de Aphrodite Rock).
11 – Menorca (Espanha)
Menorca coloca à nossa disposição um ambiente natural e tranquilo. Menorca é um destino de sonho para quem pretende umas férias voltadas para a Natureza. É um destino que tem como atrativo ser ainda uma ilha intocada pelo turismo de massas. Menorca não recebe tantas pessoas como outros destinos espanhóis.
Em tempo de pandemia, Menorca permaneceu mais segura (relativa à Covid-19) do que a Espanha continental, revelando-se ainda mais segura do que a ilha vizinha, Maiorca. Basta ter um teste negativo ou um certificado de vacinação para realizar as férias de sonho que tanto deseja, sem quarentena.
Sugestão
– Aproveite da melhor forma as suas águas límpidas e cristalinas.
10 – Korcula (Croácia)
A Ministra do Turismo e do Desporto da Croácia, Nikolina Brnjac, liderou um projeto que visou destacar as “Ilhas Croatas como zona livre de Covid”.
Contando com 78 ilhas e 524 ilhotas à sua escolha, há até um mapa que revela as ilhas croatas que permaneceram na zona verde durante a pandemia. Tudo o que precisa para ficar na Croácia, é um teste de PCR ou um teste rápido de antígeno negativos.
Sugestões
– Visite a Ilha de Korcula para umas férias paradisíacas e isoladas.
– Apanhe um barco-táxi para a ilha paradisíaca de Proizd, desfrute do esplendor da Natureza, das águas cristalinas, das belas florestas e até de um pequeno restaurante, ótimo para petiscos leves.
– Fique no Hotel Korkyra, com piscina exterior e um centro de bem-estar com banho turco e saunas.
9 – La Gomera (Ilhas Canárias)
La Gomera tem o que procura para umas férias de sonho: sol (o clima é ameno e agradável todo o ano), uma natureza lindíssima e bem preservada, praias selvagens encantadoras, águas cristalinas sedutoras. Por isso, esta ilha é uma das tendências dos destinos para 2021.
Sugestões
– Visite as aldeias de El Cedro e Chejelipes.
– Fique hospedado num dos alojamentos rurais disponível na ilha.
– Os “Apartamentos Los Telares” têm o que precisa para desfrutar de uma pausa na Natureza.
– Divirta-se, tenha tardes preguiçosas, faça mergulho ou realize caminhadas.
8 – Corfu (Grécia)
O Presidente do Gabinete de Turismo da Grécia (e atriz) Angela Gerekou descreve a ilha de Corfu como “um destino para experiências únicas e autênticas”. A Grécia permaneceu na zona verde durante a pandemia, sendo um dos destinos mais seguros da Europa.
Por isso, a Grécia é um destino imperdível neste verão, sendo Corfu um dos mais procurados. Tem paisagens deslumbrantes, águas cristalinas, gastronomia mediterrânica de qualidade e uma cultura interessante. Basta apresentar um teste negativo à Covid que tenha sido realizado há menos de 72 horas ou o certificado de vacinação, para evitar o indesejável período de quarentena.
Sugestões
– Desfrute das praias paradisíacas.
– Prove o vinho e o azeite, produtos locais de excelência.
– Faça uma excursão de um dia inteiro para degustação de vinhos em Corfu.
– Faça uma uma excursão particular de 5 horas pelo Palácio de Achillion e Corfu.
7 – Ilha das Flores (Açores – Portugal)
Pode chegar a este destino a partir de Ponta Delgada. É obrigatório realizar o teste de rastreio SARS-CoV-2 nas 72 horas anteriores ao voo do aeroporto de origem, com resultado negativo.
Sugestões
– Visite a Cascata da Ribeira do Ferreiro (Poço da Alagoinha)-
– Aproveite a paisagem deslumbrante e use o calçado certo para fazer caminhadas.
– Fique na “Aldeia da Cuada”. Todas as unidades contam com logradouro com vista para o mar.
6 – Creta (Grécia)
Creta implementou cedo medidas de saúde simples e eficazes que permitiram que fosse menos afetada pelo novo coronavírus do que diversas outras regiões da Europa.
Sugestões
– Visite o porto veneziano de Chania, Heraklion e os seus templos.
– Visite Elafonisi e as suas praias de areia rosa, a Praia Vai e as suas águas cristalinas.
– Visite o desfiladeiro de Samaria.
– Visite o centro histórico de Rethymnon ou a famosa “Lagoa de Balos”.
5 – Ilha do Corvo (Açores – Portugal)
A Ilha do Corvo foi a primeira ilha do mundo a ficar 100% vacinada. Todos os habitantes da ilha do Corvo foram vacinados. Aconteceu facilmente, pois são apenas 430 habitantes.
A Ilha do Corvo é um paraíso verde e seguro, tendo tantos encantos que asseguram umas férias de sonho. Deve fazer-se o teste de rastreio SARS-CoV-2, nas 72 horas anteriores ao voo do aeroporto de origem. É algo obrigatório para se poder visitar os Açores. O teste realizado deve ser feito recorrendo ao método RT-PCR e deve apresentar um resultado negativo.
Sugestões
– Explore a beleza e a tranquilidade da ilha.
– Reserve os seus voos para Ponta Delgada.
– Pode ficar na “Casa Via D’Agua” (Ilha das Flores), espaço com restaurante, churrasqueira e terraço.
4 – Ilha Antipaxos (Grécia)
A Grécia já anunciou que os viajantes com teste negativo ou certificado de vacinação poderão desfrutar de umas férias incríveis, sem quarentena. Há história, cultura, gastronomia, sol, águas cristalinas e muita diversão no país. Destacando-se a Ilha Antipaxos.
Sugestões
– Visite Antipaxos, uma pequena ilha paradisíaca com uma população de apenas 20 residentes.
– Visite as praias de areia branca de Vrika por táxi aquático, a partir do porto de Gaios em Paxos.
– Visite as praias de areias de seixos de Voutoumi e Mesovrika, acessíveis por táxi aquático.
– Há apenas uma acomodação disponível na ilha. É a “Villa Lover’s Nest”.
3 – Malta
Malta é um dos países mais seguros. Malta tem história, sendo um destino atraente para o turismo cultural ou religioso, mas também para os amantes da Natureza.
Sugestões
– Faça caminhadas ou mergulho.
– Aprecie a gastronomia local.
– Fique no “Waterfront Valletta House”, com uma piscina exterior e um belo jardim.
2 – Porto Santo ( Ilha da Madeira – Portugal)
Pode realizar umas férias seguras e inesquecíveis em Porto Santo. Há sol, praia, um areal sublime… Os viajantes com testes negativos (ou vacinados com um certificado de vacinação) não ficam obrigados a quarentena.
Sugestões
– Desfrute das qualidades da ilha.
– Desfrute dos inúmeros espaços para relaxar, naturais ou spas.
– Pode ficar no Hotel Porto Santo & Spa ou no Pestana Ilha Dourada Hotel & Villas.
1 – Ilha da Madeira (Portugal)
Na Madeira, todos os profissionais do setor do turismo encontram-se vacinados. A ilha “mais bonita do mundo” pode ser visitada sem problemas, bastando que se apresente o teste PCR negativo, feito nas últimas 72 horas, ou o certificado de vacinação. O governo da Madeira oferece um teste gratuito a todos os visitantes.
Sugestões
– Desfrute ao máximo da Natureza. Faça praia, caminhadas ou compras.
– Usufrua dos hotéis ao máximo, com piscina, bares e diversão.
– Espaços onde ficar: “Quinta da Casa Branca” ou “Socalco Nature Calheta”.
Nota: Apesar de toda a informação aqui disponibilizada, convém ser sensato e haver prudência antes de agendar a viagem. As pessoas mais frágeis devem proteger a sua saúde e atrasar a viagem até receberem as duas doses da vacina contra a COVID-19.
Leia também:
- Como eram as 7 maravilhas do mundo antigo
- 22 Maravilhas de Portugal que são Património da Humanidade
- Ilhas Cíes: um paraíso a 1h30 do Porto
NCultura
Durante as suas férias, livre-se do covid e visite uma das ilhas mais seguras da Europa. A sua localização geográfica permite-lhes fazer um controlo mais apertado das pessoas o que leva a que estes locais sejam perfeitos para passar férias em segurança.
Em qual destas ilhas gostaria de passar uma férias? Dê-nos a opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…