Uma viagem até estas 12 aldeias históricas implica por si só uma experiência única, pois é um trajeto repleto de curvas e contracurvas. O que nos faz refletir sobre a vida das pessoas nestas aldeias, em tempos onde a capacidade para fazer estas deslocações não era tão elevada. Estas belas 12 aldeias históricas possuem, no entanto, tantos encantos que merecem mesmo serem visitadas, apesar de implicar percorrer estradas sinuosas e pouco sedutoras. Todavia, quem dá a si mesmo a oportunidade de percorrer a pé, calmamente, estas aldeias, com tempo e disponibilidade para verdadeiramente observar e fotografar as suas riquezas, percebe que elas foram construídas com todo o amor, com todo o cuidado e com todo o carinho.
As 12 aldeias históricas mais bonitas de Portugal
Almeida
As portas da fortaleza da aldeia raiana de Almeida são imponentes e as muralhas com o formato em estrela permitem belas fotos deste pedaço de história que merece ser visitado.
Como são muitos os interessados em visitar esta bela aldeia, houve uma adaptação ao interesse e ela tem, por isso, espaços para oferecer nas áreas da gastronomia, alojamento e lazer.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: Viaje Comigo – Susana Ribeiro
Belmonte
Passear em Belmonte é percorrer a pé uma aldeia repleta de memórias, num quotidiano repleto de surpresas. Visitar o castelo de Belmonte é recordar que Pedro Álvares Cabral nasceu naquele espaço e de lá saiu para descobrir o Brasil. O Museu dos Descobrimentos permite fazer uma viagem incrível de 500 anos.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: Viaje Comigo – Susana Ribeiro
Castelo Mendo
As figuras proto-históricas que estão esculpidas na pedra – os berrões – são acolhedoras e encantadoras, dando as boas vindas a quem se apresenta na aldeia Castelo Mendo.
A experiência tem início logo à entrada da aldeia. O legado arquitetónico documenta a importância que a aldeia raiana teve noutros tempos. As suas igrejas são outro atrativo.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal
Castelo Novo
A água a correr pelos ribeiros funciona como banda sonora deste filme pacífico e tranquilo, passado um quotidiano repleto de beleza, onde o granito das construções é protagonista de uma paisagem fantástica.
As casas, as igrejas e o castelo imponente, integram em perfeita harmonia uma paisagem natural de grande beleza. A Serra da Gardunha é um património natural que se enquadra muito bem com o legado histórico da aldeia.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: SusanaFalhas
Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo é imperdível com as suas ruínas a criarem uma ambiência dos tempos medievais. Contudo, a aldeia possui muitos outros encantos que nos prendem o olhar, nomeadamente, a Igreja Matriz, as ruelas, a cisterna e, até mesmo, o pelourinho.
Leia também: 5 destinos românticos portugueses para viajar nas férias
Porém, não convém também esquecer de valorizar o conhecimento que os locais possuem e conversar com as gentes desta aldeia é parte essencial da experiência de visitar uma aldeia histórica.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: Portugal visto do Ceu
Idanha-a-Velha
No período romano, esta aldeia era a famosa Egitânia e, de lá para cá, muitos se alterou. Contudo, ficaram diversas memórias (físicas e imateriais) que permitem que hoje tenhamos uma imagem do que foram esses outros tempos.
A Sé Catedral, a muralha romana e a Torre dos Templários são alguns dos pontos de interesse obrigatórios para quem pretende conhecer Idanha-a-Velha.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal
Linhares da Beira
Subir ao castelo e testemunhar in loco o incomum recorte das muralhas, é ficar a conhecer parte do que é imperdível nesta aldeia, também conhecida por ser a catedral do parapente.
Outros locais de interesse a visitar são: a Igreja da Misericórdia, Casa do Judeu e a Casa de estilo manuelino, entre outros atrativos desta aldeia.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal
Marialva
Esta é uma das aldeias cujo património histórico, cultural e arquitetónico nos convida a alongar a visita, de forma a dedicarmos mais tempo a saborear com o olhar todo o importante legado, colocado à nossa disposição.
A Casa do Leão é um intrigante edifício quinhentista de dois pisos; a Capela do Senhor dos Passos, em estilo maneirista, é imperdível para qualquer visitante de Marialva; o Cruzeiro do século XV também merece uma boa fotografia a documentar a visita a esta aldeia.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal
Monsanto
Será esta a “aldeia mais portuguesa de Portugal”? Noutros tempos, chegou a merecer esta distinção. Uma aldeia ímpar, com ruas estreitas, onde as casas encastradas nas rochas permitem constatar a criatividade das pessoas que aí viveram.
As Casas nas Rochas são mesmo um dos pontos altos numa visita à aldeia, ao qual se juntam a Igreja Santa Maria e, naturalmente, o Castelo de Monsanto.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal
Piódão
A paisagem que a Serra do Açor oferece é absolutamente deslumbrante. A aldeia de Piódão é apaixonante por todo o seu contexto. Os tons escuros do xisto a contrastar com as portas azuis concedem uma originalidade ímpar a esta aldeia.
Leia também: 8 fantásticos Passadiços em Portugal para viajar nas férias
A Igreja de Piódão e a praia fluvial são dois pontos obrigatórios para qualquer visitante. Esta aldeia tão original está intimamente ligada ao trágico assassinato de D. Inês de Castro, pois Diogo Lopes Pacheco (um dos acusados do crime) veio viver para esta aldeia para, assim, fugir à vingança de D. Pedro I.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: Bruno Ribeiro Film
Sortelha
Sortelha possui muitos séculos, mas sobreviveu ao tempo para partilhar alguns segredos. Os seus primeiros sinais de ocupação fazem-nos viajar até ao longínquo neolítico.
Entre os vários locais que merecem uma visita destaca-se, naturalmente, o castelo edificado no século XIII (as Rochas do Beijo Eterno, junto ao Castelo, são uma maravilha de se ver!). Porém, há outros magníficos atrativos como a rua do forno comunitário, o casario, a porta falsa, a igreja, o pelourinho, a Cabeça da Velha. Aproveite para conhecer o Bracejo, a técnica tradicional do artesanato da aldeia.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal
Trancoso
Trancoso possui séculos de história e teve a capacidade de sobreviver ao longo dos tempos, de forma a partilhar esse legado com todos os outros. O castelo, construído entre os séculos VIII e IX, e as suas ruas são sempre um ponto alto das aldeias históricas, e Trancoso não é exceção.
A intrigante e curiosa estátua de Gonçalo Anes Bandarra, um famoso sapateiro-poeta de Trancoso, merece uma sessão fotográfica. Mas a Igreja da Nossa Senhora da Fresta, o
Cruzeiro do Castelo e o Leão de Judá são outros fantásticos pontos de interesses, imperdíveis nesta aldeia.
Saiba mais, aqui.
Vídeo de: Viaje Comigo – Susana Ribeiro
Sendo estas 12 aldeias históricas extremamente ricas e interessantes, existem muitas pessoas a querer visitar estes espaços repletos de história e cheios de estórias. O percurso que abarca todas estas aldeias históricas atinge os 565km e designa-se por Grande Rota das Aldeias Históricas (GRAH).
Mais informações, aqui.
Regiões maravilhosas, um cenário lindo demais.
Maravilhoso fascinante e lindas as nossas aldeias,Portugal é TOP♥️