A infelicidade faz parte da vida, mas a tristeza acaba sempre por criar um maior impacto em nós. Confira 25 das palavras mais tristes da língua portuguesa.
A vida de todas as pessoas encontra-se repleta de desafios, muitos são superados e outros tantos não. Por isso, tanto somos habituados a lidar com sucessos como com insucessos. Há grandes vitórias que merecem ser celebradas e frustrantes derrotas que necessitam ser geridas.
É bem mais fácil lidar com o êxito do que com a dor das derrotas e fracassos. Existe quem defenda que, para valorizarmos devidamente as coisas boas da vida, necessitamos de vivenciar alguns acontecimentos menos positivos. Existem determinadas palavras da língua portuguesa que servem para descrever e caraterizar esses momentos mais difíceis. Quer conhecê-las?
25 das palavras mais tristes da língua portuguesa
1 – Miséria
Miséria significa pobreza. A miséria é um termo referente à falta de recursos, frequentemente, aos materiais. Contudo, também pode tratar-se de uma miséria interior, de espírito. Neste último caso, refere-se a uma pessoa que não tem capacidade ou, simplesmente, não tem interesse em usufruir da vida, em evoluir e crescer interiormente.
2 – Morte
Morte significa final da vida. A morte tanto pode ser física como também ser usado em sentido abstrato, referindo a algo que acabou, desapareceu, deixou de existir. É comum dizer-se que alguém morreu para a vida, algo que é dito quando queremos dar a entender que alguém já não tem ânimo, nem força para viver.
3 – Saudade
A saudade é a lembrança de algo ou de alguém ausente. Apesar de este sentimento de saudada apelar à recordação de bons momentos e de experiências felizes é, frequentemente, associado à tristeza, pela ausência desse elemento positivo que é recordado com nostalgia.
4 – Assassino
Termo que vem do árabe hassasî, «consumidor de haxixe», pelo italiano assassino, com o mesmo sentido. Assassino é presente do indicativo do verbo assassinar.
Este termo é adjetivo que significa que assassina; mortífero. Em sentido figurado, é o que destrói. Enquanto nome masculino, assassino é pessoa que mata outra ou outras premeditadamente, ou na sequência de uma ação violenta. Em sentido figurado é o destruidor.
Existe ainda a expressão assassino em série referente a pessoa que, comete vários assassinatos num dado intervalo de tempo, assassinatos realizados em separado e em locais diferentes. Geralmente, o assassino em série usa os mesmos métodos e visando vítimas com um perfil similar
5 – Desespero
Derivação regressiva de desesperar. Desespero é nome masculino que significa falta de esperança acompanhada de sentimentos violentos de mágoa e/ou revolta. Esta palavra significa ainda sensação de impotência. Desespero também pode ser aflição.
6 – Terror
Termo que vem do latim terrōre-, com o mesmo sentido.
Terror é nome masculino que significa grande medo; pavor; pânico. No sentido figurado, significa coisa ou pessoa que mete medo. Também no sentido figurado terror significa grande dificuldade ou perigo.
Esta palavra pode ainda significar (em sentido figurado, coloquial) coisa ou pessoa que é extremamente desagradável ou difícil de suportar. Terror é também época ou fase de um regime político assinalado por morticínios, perseguições, etc.
Terror é um género cinematográfico (sobretudo) em que a narração visa despertar sentimentos de medo e ansiedade na audiência. Existe ainda a expressão terror noturno (que é distúrbio do sono que afeta maioritariamente crianças), sendo caracterizado pela ocorrência de episódios de pânico durante o período de repouso noturno, frequentemente acompanhados de gritos e outras manifestações de angústia.
7 – Abandono
Abandono é renúncia, cessão, desistência. Vetar alguém (pessoa ou animal) ao abandono é um acontecimento maldoso, representa um dos gestos mais tristes e egoístas que é possível ter. Infelizmente, abandono é uma palavra muito usada na atualidade, nomeadamente para falar sobre o recorrente abandono de animais de estimação e de idosos (ou de pessoas frágeis e dependentes).
8 – Infelicidade
Infelicidade significa desventura, desgraça, infortúnio. Infelicidade é o oposto de estar feliz. Estar infeliz é algo que marca, impede-nos de ter motivação e ânimo para encarar os desafios da vida e o quotidiano. Um estado de infelicidade profunda representa um acontecimento que pode ter consequências muito negativas, pois pode conduzir a um cenário de depressão.
9 – Sofrimento
Sofrimento é dor. Tal como a dor, o sofrimento pode ser físico ou psicológico. Sofrimento também pode referir-se a um estado de dor prolongado e pode levar, frequentemente, ao desespero.
10 – Pandemia
Termo que vem do grego pãn, «todo» + dẽmos, «povo» +-ia. Pandemia é nome feminino que é próprio da área da Medicina, significando doença infeciosa que se dissemina a nível mundial; Pandemia é doença que ataca simultaneamente um elevado número de pessoas num grande número de países.
11 – Solidão
Solidão é isolamento; estar só. Tal como acontece com a depressão, a solidão parece ser uma caraterística da sociedade contemporânea. A solidão afeta uma boa parte da população, afetando maioritariamente a população idosa e a jovem.
Nos últimos anos, a solidão tem sido relacionada com o estilo de vida demasiado tecnológico. Assim, surge a solidão em pessoas que vivem mais nas redes sociais do que na sociedade real. Sentir-se só pode conduzir, muitas vezes, a casos de depressão.
12 – Dor
A dor é sensação que incomoda e causa sofrimento. Ela tanto pode ser física ou psicológica. A dor faz parte da vida, da aprendizagem. Aprender a lidar com a dor e a tolerá-la é algo que o ser humano deve ser capaz de fazer.
É possível definir vários graus de intensidade da dor, existindo até escalas da dor para cada um indicar em concreto qual a intensidade da dor que sente.
13 – Angústia
Termo do latim angustiāre, «apertar». Angustia é presente do indicativo do verbo angustiar (ele, ela, você angustia ou imperativo do verbo angustiar, angustia tu). Angustiar é verbo transitivo que significa causar angústia a; afligir; atormentar.
14 – Guerra
Guerra é oposição, luta. Para lá dos conflitos armados que preenchem de tristeza e de dor o quotidiano de uma série de pessoas, dispersas por todo o mundo. Contudo, há também pequenas guerras do quotidiano, nomeadamente os conflitos laborais, as discussões familiares, que originam sofrimento à nossa vida com e fazem com que vivamos num verdadeiro clima de guerra.
15 – Depressão
Depressão significa enfraquecimento, abatimento. A depressão é considerada por muitas pessoas como a “epidemia do século”. Esta doença implica muita dor e sofrimento.
Normalmente, a depressão não é visível fisicamente, pois trata-se de uma perturbação psicológica, por isso, infelizmente é frequentemente desvalorizada pela sociedade em geral e pelos mais próximos do paciente, em particular.
16 – Aborto
Termo que vem do latim abortu-, com o mesmo sentido.
Aborto é nome masculino que na área de Medicina é referente a expulsão de um feto, de forma espontânea ou provocada, antes de ele completar o seu desenvolvimento. Aborto é também o feto nessas condições. Em sentido pejorativo, aborto significa aberração, monstruosidade.
17 – Peste
Termo que vem do latim peste-, com o mesmo sentido.
Peste é nome feminino próprio da área da Medicina, sendo referente a doença infeciosa epidémica, produzida por uma bactéria bacilar (Yersinia pestis) e transmitida ao homem pela pulga-do-rato (Xenopsylla cheopis). É uma doença que se pode manifestar sob três formas: peste bubónica, peste pneumónica e peste septicémica. Também presente na área Veterinária, a peste pode ser epidemia que ataca várias categorias de animais, como aves, porcinos, equídeos, etc., e que é originada por vírus.
Peste significa epidemia. Em sentido figurado pode significar mau cheiro; o que corrompe física e moralmente; qualquer coisa perniciosa ou funesta. No sentido popular, peste é pessoa de mau carácter; coisa ordinária, mal feita.
18 – Violação
Termo que vem do latim violatiōne-, com o mesmo sentido.
Violação é nome feminino que significa ato ou efeito de violar. No Direito, violação é crime cometido por quem constranger ou obrigar outra pessoa praticar relações sexuais, por violência, ameaças ou após a ter posto na impossibilidade de resistir; estupro. Violação pode ainda ser invasão de uma área privada ou delimitada legalmente; transgressão; infração. A mesma palavra ainda significa profanação de um local sagrado.
19 – Crise
Termo que vem do grego krísis, com o mesmo sentido, pelo latim crise-, «fase decisiva de doença».
Crise é nome feminino que na área da Medicina é referente a alteração repentina no estado de saúde de alguém aparentemente saudável ou agravamento súbito de uma doença crónica. O mesmo termo pode também significar manifestação súbita e intensa de natureza emocional ou nervosa; acesso; ataque.
Na área da Economia, crise pode ser referente a redução do crescimento de uma economia, geralmente conduzindo a aumento do desemprego, desequilíbrio da balança comercial, empobrecimento, entre outros. Crise pode ainda ser momento de impasse ou de perturbação na evolução de um fenómeno, ou de uma situação.
A mesma palavra também significa contexto de perigo, tensão ou conflito. Crise é fase de rutura em relação a hábitos ou crenças até aí adotados. Esta palavra pode ainda significar carência de algo; escassez. O mesmo termo pode ainda significar problema.
20 – Medo
Termo que vem do latim metu-, com o mesmo sentido. Medo é nome masculino que significa sentimento de inquietação que surge com a ideia de um perigo real ou aparente. A mesma palavra pode também significar terror; susto. Medo também significa receio; temor.
O mesmo termo ainda significa apreensão. No sentido popular, medo pode ser referente a fantasma; alma do outro mundo.
21 – Adeus
Adeus, significa despedida. Esta pode não ser sempre uma palavra triste. Pode ser usada metaforicamente, sendo assim possível dizer adeus às coisas negativas (o que é algo positivo!). Contudo, aqui o adeus é referente à carga negativa que recai sobre as pessoas quando elas têm de lidar com uma despedida indesejada de algo ou de alguém especial.
22 – Anarquia
Termo que vem do grego anarkhía, «sem governo», pelo francês anarchie, com o mesmo sentido.
Anarquia é nome feminino que significa falta de chefe. Anarquia também significa falta de governo. A mesma palavra pode significar regime em que não há governo. O mesmo termo também significa negação do princípio da autoridade.
Anarquia pode ser conceção política que exclui da sociedade todo o direito de coerção sobre o indivíduo. O mesmo termo pode ainda significar desordem; confusão.
23 – Suicídio
Termo que vem do latim sui, «de si» +-cidĭu-, de caedĕre, «matar».
Suicídio é nome masculino que significa ato ou efeito de suicidar-se; morte dada a si mesmo. No sentido figurado, significa desgraça ou ruína causada a si próprio. Ainda no sentido figurado, suicídio é referente a ato extremamente perigoso.
24 – Eutanásia
Termo que vem do grego euthanasía, «morte doce e fácil», pelo latim eutanasĭa-, com o mesmo sentido, pelo francês euthanasie, «eutanásia».
Este termo é nome feminino que significa intervenção feita por alguém em favor da vontade expressa de um indivíduo afetado por doença dolorosa e sem perspetiva de cura, com vista à antecipação da respetiva morte da forma menos dolorosa possível. No Direito, a eutanásia é direito, reconhecido por um pequeno número de Estados, a efetuar essa intervenção de uma forma legal.
25 – Deceção
Deceção é desapontamento, desilusão. Ao longo da vida, é comum lidar com este sentimento. Pois, ao criarmos (boas) expectativas em relação a algo ou a alguém ficamos sempre sujeitos à deceção. Frequentemente, essa deceção pode ser nutrida por nós próprios, por reconhecermos não termos correspondido àquilo que nós queríamos ou gostaríamos de ter conseguido.
A escolha destas 25 palavras é subjetiva, seguramente cada pessoa faz uma lista distinta, pois todos somos diferentes. Na sua opinião, que palavra é que merecia estar nesta lista? Que palavra retiraria?
Eu retiraria a palavra anarquia e incluiria a palavra maldição.