Desde as paradisíacas às mais selvagens, há uma grande variedade de opções para todos os gostos. Conheça as 10 melhores praias perto de Lisboa.
As praias são o destino mais apetecível quando o calor surge. A melhor forma de combater as temperaturas elevadas é com um mergulho no mar, uma experiência refrescante e revigorante. As praias são um destino fantástico, mesmo para quem só quer ver o mar e contemplar a paisagem. Passar uma tarde na esplanada da praia de copo na mão é uma experiência que muitos defendem ser bastante agradável.
O problema acontece quando todas as pessoas pensam o mesmo, o que leva a que as praias mais populares fiquem cheias. Quando se pretende fugir da confusão, devemos procurar praias que fiquem longe da multidão.
Selecionamos dez opções de praias meio-paradisíacas, que se encontram quase escondidas. Por isso, não atraem tantas pessoas. Há praias que se encontram perto
de Lisboa, que proporcionam momentos memoráveis. Fique a conhecer praias verdadeiramente deslumbrantes, nas proximidades da capital portuguesa.
As 10 melhores praias perto de Lisboa
1 – Fonte da Telha, na Costa da Caparica
Esta praia é perfeita para quem quer fugir da confusão central da Costa da Caparica. A Fonte da Telha apresenta-nos metros infinitos de areal encantador. Esta é a opção mais próxima da capital, encontrando-se a apenas 25 km de Lisboa.
2 – Troia
A experiência de Ir a Troia é uma experiência singular que por si só representa uma aventura que vale a pena ser vivida. Existem diferentes formas de lá chegar. No entanto, apanhar o ferryboat que atravessa o rio Sado, em Setúbal, revela-se a opção mais divertida.
A praia de Troia é seguramente uma das praias mais bonitas de Portugal. Ora, esta praia até pode permitir que se veja um golfinho a passar, mas é preciso ter sorte! A praia de Troia encontra-se a 50 km de Lisboa. Este pequeno paraíso pode encontrar-se um pouco mais longe. No entanto, o esforço para lá chegar será devidamente recompensado.
3 – Praia do Ribeiro do Cavalo, em Sesimbra
Esta praia encontra-se a 40 km de Lisboa, muito perto do cabo Espichel. Este destino encantador só começou a ser mais conhecido nos últimos anos. A praia do Ribeiro do Cavalo tem um acesso um pouco difícil. Por isso, trata-se de um destino perfeito para os aventureiros.
Quando lá chegamos podemos constatar que esta praia não tem mão humana. Não existe comércio, nem barraquinha de gelados. No entanto, há muitos encantos que a tornam numa praia especial. O investimento de tempo e energias para chegar a este pequeno paraíso é devidamente recompensado com a experiência que se vive nesta praia.
4 – Praia de Galapos, em Setúbal
Esta praia encontra-se mesmo ao lado do Portinho da Arrábida. O Portinho apresenta os seus diversos encantos. No entanto, no caso de haver um dia mais cheio, a praia de Galapos é uma alternativa fantástica. Ela partilha o mar, o sol, a paisagem. São várias as suas qualidades.
5 – Portinho da Arrábida, em Setúbal
Esta é uma praia com águas mais quentes e agradáveis. O Portinho da Arrábida proporciona uma experiência singular, que conjuga diferentes qualidades, entre serra e mar!
Esta praia situa-se a 46 km de Lisboa e está presente no meio do Parque Natural da Arrábida (Portugal está cheio de Parques Naturais). Visitar este local revela-se uma experiência encantadora e representa um passeio lindo para qualquer dia da semana.
6 – Praia do Abano, no Guincho
Todas as pessoas conhecem bem a praia do Guincho. No entanto, muitos desconhecem a riqueza da praia do Abano. Esta pequena praia encontra-se só a 33 km de Lisboa! Ela está escondida na grandiosidade do Guincho. Contudo, a praia do Abano apresenta as mesmas qualidades.
7 – Praia da Adraga, em Sintra
A Praia da Adraga é uma das praias de Sintra que merece ser visitada. Esta praia encontra-se presente no meio das rochas (mas tem areal. Não se preocupe!). A Praia da Adraga apresenta uma paisagem deslumbrante.
Se por acaso se deslocar à praia no 3º domingo do mês, não se pode esquecer de passar pelo mercado de Almoçageme, que fica num dos acessos à praia.
8 – Praia da Ursa, em Sintra
Esta praia encontra-se bem próxima da praia da Adraga e é outra boa opção. No entanto, a praia da Ursa é um tesouro por explorar, porque se encontra num local meio escondido. Esta praia já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo (Guia Michelin).
A Praia da Ursa é a praia mais ocidental da Europa! Ela é conhecida por todos. No entanto, não sofre das enchentes sazonais do verão que acontecem noutras praias.
9 – Praia do Magoito, em Sintra
Esta praia encontra-se no coração de Sintra, a apenas 40 km da cidade. A praia do Magoito gera em nós uma sensação agradável de estar a explorar uma praia selvagem.
Este é o destino perfeito quem gosta de calma e de beleza natural. A praia do Magoito é uma praia extremamente bonita. No entanto, avisamos desde já que as águas presentes nesta praia são frias!
10 – Praia de São Julião, em Mafra
Esta praia encontra-se a 45 km de Lisboa. A praia de São Julião está situada mesmo no fim do Parque Natural Sintra-Cascais. Este destino paradisíaco está a um saltinho da Ericeira, onde se pode usufruir de um almoço excelente e depois se pode conhecer o centro.
O que levar na mala de praia
Para aproveitar um dia de praia, devemos levar uma mala devidamente preparada para essas horas. É necessário assegurar proteção, conforto, alimentação, entre outros cuidados a ter. Eis uma lista do que deve levar na mala de praia:
– Roupa (não esquecer que se deve proteger a pele nas horas de maior calor e incidência de raios ultravioleta. Deve levar sempre uma t-shirt leve que deixe a pele respirar.)
– Chapéu (é importante levar um chapéu ou boné na mala)
– Óculos de sol (é importante proteger os olhos dos raios ultravioleta)
– Os chinelos de praia (são o calçado mais prático e simples)
– Água (a hidratação é muito importante)
– Protetores solares adequados às diferentes idades e tipos de pele (creme ou spray, aplicado já na pele e para aplicar na praia de duas em duas horas)
– Lancheiras (levar um lanche ou snack saudável e leve e alimentos ricos em água, porque são ótimos aliados na hidratação)
– Toalhas de praia (as toalhas de microfibras são mais compactas e secam rapidamente)
– Jogos de praia (bola, raquetes ou um disco de frisbee)
– Brinquedos de praia (para castelos de areia, escavações e muito mais)
– Boias e/ou braçadeiras