Há estradas para ir e voltar e há estradas para ficar e apreciar. Conheça as melhores estradas para conduzir em Portugal.
Em Portugal, há diversas estradas. Elas são usadas diariamente. São bastante úteis para se poder ir de um local X para um local Y. Há diversas estradas portuguesas que não se recomendam. Apresentam-se degradadas, com buracos, com curvas apertadas e que são perigosas.
Há outras que apresentam diversas caraterísticas positivas, encontrando-se entre as melhores. Têm grande qualidade, seja pelo piso, na largura das vias, nas paisagens… Reúnem um conjunto de virtudes que as distingue das outras.
Há estradas e estradas no nosso país… Há estradas para ir e voltar e há estradas para ficar e apreciar. Conheça as estradas mais belas de Portugal! No presente artigo do NCultura, iremos revelar as 10 melhores estradas do país, as mais bonitas e que proporcionam experiências imperdíveis.
As 10 melhores estradas para conduzir em Portugal
1 – Estrada Nacional 222 (EN222)
Os especialistas na matéria consideram a Estrada Nacional 222 como uma das estradas mais belas do mundo. Em 2016, a EN222 foi considerada a melhor estrada do mundo para se conduzir. A conclusão surgiu após a realização de um estudo da Avis.
Quem vive a experiência de serpentear as linhas da Estrada Nacional 222 pode contemplar algo magnífico: a beleza arrebatadora do Douro vinhateiro. O troço da EN 222 que liga o Peso da Régua ao Pinhão é particularmente encantador.
Este troço da Estrada Nacional 222 seguramente que encanta todos os portugueses e estrangeiros que vivem essa experiência. Trata-se de um percurso verdadeiramente deslumbrante. Algumas pessoas fazem questão de passear pela EN222 justamente para fazerem esse percurso e viverem a experiência que encanta tanta gente.
Os socalcos do Douro fazem parte do cenário que se encontra na Estrada Nacional 222. O rio Douro (e o seu reflexo) reivindica protagonismo na deslumbrante paisagem. A EN22 tem 27 km e encabeça esta lista das estradas mais belas de Portugal.
2 – Estrada Nacional 2 (EN2)
A EN2 revela-se outra experiência incrível. É uma estrada imperdível para os amantes de viagens de carro. A estrada nacional número 2 trata-se de uma estrada portuguesa icónica. Ao longo dos anos, acolheu muitos portugueses. Muitas foram as pessoas que percorreram esta estrada, pelo menos alguns troços particularmente populares.
A estrada nacional número 2 tem 737 quilómetros, por isso pode levar-nos a muitos destinos relevantes. A EN2 permite ligar dois destinos portugueses emblemáticos, Chaves e Faro. Portanto, a EN2 apresenta um percurso que ajuda muitos portugueses, seja a ir de férias ou a visitar familiares que vivam em locais mais afastados.
Entre os troços mais belos da EN2, encontra-se o troço que permite ligar Almodôvar a São Brás de Alportel, que é classificado como património nacional.
3 – Estrada Nacional 247 (EN247)
Esta estrada foi considerada uma das melhores estradas do mundo, por isso tinha de estar entre as melhores portuguesas. Uma das variáveis que contribuiu para o sucesso da EN247 foi o rácio de segundos gastos em retas e em curvas. A EN247 faz a ligação entre Peniche e Cascais, dois destinos muito populares, bastante procurados pelas suas praias deslumbrantes.
Contudo, existe ainda um troço na EN247 que é particularmente belo. O troço da EN247 que encanta todas as pessoas que o experimentam é o que permite ligar Cascais e Colares. Neste percurso de 20 km, poderá encontrar paisagens verdadeiramente deslumbrantes, arrebatadoras.
Aproveite a EN247 para visitar algumas das vilas mais fascinantes do país. As vilas de Sintra e Cascais são destinos que apresentam algumas das melhores atrações de Portugal.
4 – Estrada Nacional 246-1 (EN246-1)
A EN246-1 permite fazer a ligação entre Castelo de Vide e Marvão. Esta estrada possibilita uma subida ao cume da serra. Ao longo deste percurso, encontra-se um cenário encantador. A experiência é tão fascinante que fará com que se deseje repetir várias vezes a travessia da EN246-1.
Este troço de apenas 10 km onde se destacam as magníficas planícies do Alentejo tornam a experiência memorável. O cenário é particularmente deslumbrante. Os momentos vividos são tão encantadores e a experiência tão agradável que facilmente se irá memorizar por muitos anos.
A paisagem deslumbrante irá perdurar na memória e haverá necessidade de partilhar a experiência com alguém. Além de poder contemplar uma maravilhosa beleza natural, pode aproveitar a viagem para visitar lugares históricos ao longo do percurso.
5 – Estrada Nacional 230 (EN 230)
Esta estrada portuguesa permite fazer a ligação entre dois destinos encantadores, Aveiro e Covilhã. A Estrada Nacional 230 merece ser destacada como uma das estradas mais belas do país.
O troço desta estrada serrana que se encontra entre Teixeira e Pedras Lavradas é dos mais belos de Portugal. Ao realizar este percurso, irá encontrar paisagens arrebatadoras, cinematográficas.
6 – Estrada Nacional 112 (EN112)
A EN112 permite fazer a ligação entre Portela do Vento e Castelo Branco. Esta estrada tem 94 km que permitem que se viva uma experiência inesquecível. É bastante agradável fazer a viagem pela Estrada Nacional 112. No entanto, o destaque encontra-se no topo da Serra do Açor, no qual se vive uma experiência sem igual.
Esta estrada portuguesa apresenta muitas curvas. A Estrada Nacional 112 apresenta boas condições, como um piso largo. Esta é uma estrada que pode servir na perfeição para quem quer ir à aventura e ir à descoberta desta zona do país.
As vistas panorâmicas da Estrada Nacional 112 são verdadeiramente deslumbrantes. É uma experiência única fazer o percurso pela EN112. Sendo uma experiência que pode levar o seu tempo, há vários pontos de interesse ao longo do caminho. Pode aproveitar esses momentos para parar e usufruir das respetivas atrações (a gastronomia local é um dos melhores motivos para uma paragem estratégica, mas não é o único!).
7 – Estrada Nacional 267 (EN267)
Esta estrada portuguesa é um tanto rural. A nacional 267 é frequentemente usada para se conhecer bem o Algarve. A nacional 267 permite fazer a ligação entre Silves e Monchique. Esta estada permite que se passe pelo meio da encantadora serra algarvia.
Esta estrada proporciona a todos uma experiência mágica. A nacional 267 leva-nos a conhecer as influências árabes no sul do país. As influências são visíveis até nas paisagens que se encontram ao longo da viagem, existindo muitos monumentos interessantes que são herdados de outros tempos.
8 – Estrada Nacional 221 (EN221)
Esta estrada portuguesa permite fazer a ligação entre Barca D’Alva e Freixo de Espada à Cinta. A Estrada Nacional 221 apresenta 22 km, num percurso que apresenta algumas das melhores paisagens que se podem encontrar nas estradas portuguesas.
O Douro remoto e frequentemente esquecido tem muita história neste percurso. Ao longo deste percurso há cinco miradouros imperdíveis. São pontos de paragem particularmente interessantes.
Ao longo deste percurso, pode parar nestes miradouros só para contemplar a paisagem agreste e deslumbrante. A Natureza em estado puro apresenta-se no seu máximo esplendor.
9 – Estrada Nacional 339 (EN339)
Esta estrada portuguesa é fantástica. A Estrada Nacional 339 apresenta-nos o coração da Serra da Estrela, um destino tão famoso, quanto deslumbrante. Por isso, a ENl 339 revela-se uma experiência maravilhosa, verdadeiramente imperdível.
A Estrada Nacional 339 leva-nos à Covilhã, ao ponto mais alto de Portugal Continental. Ao longo do percurso da Estrada Nacional 339, terá que lidar com curvas e contracurvas. Por isso, aproveite para ir com calma, andar devagar e contemplar as deslumbrantes paisagens.
10 – Estrada Nacional 301 (EN301)
O Minho é uma região conhecida por apresentar uma riqueza singular de atrações, além de uma gastronomia que é das melhores do país. É nesta bela região que se irá concluir a nossa viagem por 10 das estradas mais bonitas do país.
A EN 301 leva-nos a explorar muita riqueza natural. Além disso, ao longo do percurso pela Estrada Nacional 301 também poderá ficar a conhecer património histórico, artístico e cultural de elevado valor.
A Estrada Nacional 301 apresenta um percurso de 52 km. Ao longo deste percurso, irá encontrar o melhor do litoral e do interior de Portugal. Nesta estrada nacional, pode ir de Caminha até bem perto do Parque Nacional Peneda-Gerês.
Se fizer este percurso exploratório pela Estrada Nacional 301 durante o verão, pode ainda ouvir música, enquanto passa por Vilar de Mouros e Paredes de Coura. Se for noutra estação, pode optar por ouvir música no carro…
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- Roteiro Estrada Nacional 222: O Douro magnífico
As estradas nacionais mais perigosas de Portugal
Perigos
As estatísticas nunca dizem tudo sobre algo, mas podem dizer muito e ajudar em várias coisas. Por exemplo, as estatísticas podem ajudar a alertar para o grave problema da sinistralidade que se vive em certas estradas portuguesas.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (com a sigla ANSR) revela que nos últimos anos tem havido uma melhoria nos números apresentados, surgindo uma redução clara em número de vítimas mortais do trânsito e em número de feridos. No entanto, as estatísticas também permitem mostrar onde existe uma maior probabilidade de acidentes.
A ANSR apresentou estatísticas que ajudam a identificar os principais “pontos negros” do trânsito em Portugal. Desta forma, pode ter isso em consideração no momento de planificar as suas viagens.
Estas indicações permitem fazer escolhas mais acertadas para assegurar uma deslocação mais segura. No entanto, convém ter em conta que sempre que se está ao volante deve-se adotar uma atitude prudente, o perigo é constante!
1 – Estrada Nacional 1 (EN1)
Esta estrada portuguesa chegou a ser a principal via de ligação com o Norte do país, antes da construção da A1, o que levou à migração de parte substancial do tráfego para essa via. A EN1 passa por várias localidades (grandes e pequenas). No entanto, o trânsito que quer fugir às portagens parece esquecer-se disso.
Alguns dos pontos da EN1 são transformados em armadilhas justamente devido ao tráfego, pela presença de veículos em excesso de velocidade, havendo ainda que lidar com a presença de peões a atravessar e com a má sinalização.
2 – Estrada Nacional 125 (EN125)
Esta estrada atravessa o litoral sul do Algarve, longitudinalmente. A EN125 faz a ligação de Vila do Bispo a Vila Real de Santo António. Esta estrada é uma via com uma taxa elevada de sinistralidade rodoviária. Esta realidade é agravada pela existência de vários pontos negros na EN12.
Esta estrada passou a ser mais concorrida após a introdução de portagens na A22, porque a EN125 serviu como uma alternativa gratuita a esta autoestrada. Ora, devido ao aumento do tráfego o aumento na sinistralidade surgiu, naturalmente, sendo que a passagem da EN125 por zonas residenciais torna a estrada particularmente perigosa.
3 – Estrada Nacional 2 (EN2)
Esta estrada portuguesa atravessa o país de Norte a Sul. Por isso, apresenta-se como a estrada de maior extensão do nosso país. O início desta estrada ocorre em Chaves e o final da EN2 só surge em Faro.
A EN2 surge como uma estrada encantadora. A experiência de passar por ela é comparada com as famosas Ruta 40 (Argentina) ou Route 66 (E.U.A.). No entanto, a EN2 é perigosa. Sendo a maior estrada em extensão de Portugal, a EN2 passa por diferentes locais de referência, nomeadamente por 11 distritos, 8 províncias, 4 serras, 11 rios e 32 concelhos.
Ora, esta realidade revela a grandeza desta estrada. A EN2 tem um percurso tão longo que é natural que apresente troços muito distintos. Há troços em diferentes estados de manutenção. Alguns deles revelam níveis de perigosidade diferentes, muito elevados.
4 – Estrada Nacional 10 (EN10)
No troço original da EN10, havia a ligação de Cacilhas a Vila Franca de Xira. No entanto, após a conclusão da construção do 1º troço da A1, esta estrada foi reclassificada, mais precisamente no ano de 1961, indo então até Sacavém, fazendo um aproveitamento do troço velho da N1.
A EN10 tornou-se numa estrada muito concorrida. Ela permite ligar uma série de concelhos muito povoados da margem sul e norte, fazendo a ligação à A1, A12, A2 e A9. A zona mais perigosa desta estrada ocorre na margem norte, mais precisamente ao quilómetro 128, entre Forte da Casa e Alhandra.
5 – Estrada Nacional 118 (EN118)
Esta estrada portuguesa foi construída para ser a Marginal de toda a margem esquerda do Rio Tejo. O percurso da EN118 vai desde a fronteira até Lisboa. A Estrada Nacional 118 é uma das Estradas Nacionais mais simples. A EN118 apresenta um traçado quase sempre retilíneo e plano, por isso até é mais fácil de conduzir.
No entanto, o problema encontra-se num pequeno troço que se situa na zona do Tramagal, em Abrantes. Este troço revela-se bastante sinuoso. Por isso, a EN118 entra para a lista negra das mais mortais do nosso país. A EN118 serviu como cenário de 44 mortos entre 2010 e 2015.
6 – Estrada Nacional 13 (EN13)
A EN13 era a via principal de comunicação entre o Minho e o Porto, até ao momento da entrada em funcionamento da A28. Esta é uma das principais ligações rodoviárias entre o nosso país e Espanha.
A EN13 foi progressivamente adaptada para trânsito local, após a entrada em funcionamento da A28. Esta realidade fez com que atualmente faça parte da área urbana de várias localidades que a usam no seu trajeto. O percurso desta estrada torna-se mais perigoso nestas zonas densamente povoadas.
7 – Estrada Nacional 109 (EN109)
A chamada Estrada da Costa da Prata teve o início do seu percurso no Porto, encontrando-se junto à saída da Ponte Luís I. Esta estrada rodeava o belíssimo Cais de Gaia, permitindo a oportunidade de as pessoas rumarem para Leiria.
O percurso desta estrada passa por diversas praias da Costa da Prata. Entre elas estão os destinos balneares tão famosos como Valadares, Espinho, Esmoriz, Ovar, Mira, Figueira da Foz e Termas de Monte Real.
A Estrada da Costa da Prata apresenta um piso em mau estado. O excesso de velocidade é sempre algo perigoso e de evitar. No entanto, quando é praticado em algumas das retas desta estrada, ainda se torna mais insensato. As ultrapassagens feitas nesta estrada também são perigosas. São feitas em espaços com pouca visibilidade, por isso obrigam a que haja uma atenção redobrada.
8 – Estrada Nacional 18 (EN18)
A Estrada do Interior é considerada uma das estradas nacionais mais assustadoras e perigosas do país. A EN18 faz um percurso que vai de Ervidel à Guarda, atravessando o Rio Tejo na Ponte de Portas de Ródão.
O tráfego automóvel nesta disparou após a criação das portagens na autoestrada da Beira Interior (A23). As pessoas recorreram à EN18 para fugirem à cobrança de portagens na A23. Esta realidade fez com que o trânsito não parasse de crescer na EN18.
Ora, devido a essa realidade, há cada vez mais pessoas (particulares e de empresas) que fazem a opção de usar esta via. As linhas estreitas da EN18 têm vários perigos. Entre eles, encontra-se o facto de apresentar um piso consideravelmente irregular e de ser um percurso densamente arborizado.
Este conjunto de caraterísticas resulta numa combinação que facilita a ocorrência de acidentes de viação na EN18, sendo que estes acontecem com maior regularidade no inverno.
9 – Estrada Nacional 103 (EN103)
Esta estrada tem o seu início em Neiva, perto de Viana do Castelo, num espaço geográfico onde entronca com a EN13. A EN103 prolonga-se pelo Este do Alto Minho e por toda a zona Norte de Trás-os-Montes.
Esta estrada passa por localidades de referência, nomeadamente Braga, Chaves e Vinhais. O percurso da EN103 acaba em Bragança. Esta estrada proporciona uma viagem dura e sinuosa, devido à sua dimensão e localização. Contudo, é inegável que esta estrada apresenta um encanto particular.
A inclusão desta estrada na lista das estradas mais perigosas deve-se ao gelo que costuma apresentar no inverno e ao número reduzido de locais de ultrapassagem que se encontra na EN103, existindo poucas oportunidades para se realizarem ultrapassagens seguras.
10 – Estrada Nacional 4 (EN4)
A Estrada Nacional 4 é também conhecida como Estrada do Alentejo Central. Esta estrada permite fazer a ligação do Montijo à parte final da A6, perto de Montemor-o-Novo. A EN4 segue em paralelo com a A6, revelando-se dessa forma uma alternativa para as pessoas que procuram não fazer o pagamento de portagens.
As pessoas que querem evitar pagar portagens encontram uma alternativa bastante tentadora nesta estrada, o que faz com que a EN4 seja uma estrada bastante concorrida, nomeadamente por pesados.
O problema é que a EN4 apresenta zonas do pavimento muito degradado. Além disso, também apresenta uma má sinalização. A EN4 apresenta ainda desníveis e lombas de grandes dimensões. Por isso, esta estrada revela-se uma das vias mais arriscadas para conduzir no nosso país.